21
Sex, Jul
4 Novos artigos

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

Nos dias 15 e 16 de Julho ocorreu o Encontro do sub Regional das Comunidades Eclesiais de Base - CEB´s de Botucatu, na cidade de Rinópolis, este encontro foi celebrativo, foi trabalhado a espiritualidade baseada nas raízes cristã e renovada na força de Deus que age no próximo.

No dia 2 de julho, a Irmã Custódia Maria Cardoso, CIIC, veio na cidade de Osvaldo Cruz/SP para realizar o 2º Encontro de Música Litúrgica Pastoral. Estiveram presentes cerca de 250 inscritos das diversas paróquias da diocese de Marília.

Acontece nesta sexta-feira, dia 07 de julho, das 08h às 17h no auditório da Reitoria da UNIMAR a “XI Conferência Municipal de Assistência Social”, cujo o tema será “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento, que ocorre a cada dois anos, é uma oportunidade dos cidadãos e usuários fazerem suas propostas para as políticas públicas de assistência social nas três esferas: municipal, estadual e federal.

Faltando 40 dias para o início do 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) mais de 200 pessoas já realizaram a inscrição para o evento, que acontece entre os dias 16 e 20 de agosto, em Joinville (SC). Com o tema “Educar para Comunicação”, a iniciativa busca ajudar na compreensão da comunicação como instrumento de comunhão e progresso humano, assim como também pretende auxiliar e aprimorar a leitura de conteúdos disponibilizados pelas diversas mídias.

Em 2018, será realizada a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. No processo de preparação, ocorre a fase de consulta, quando o povo de Deus pode enviar contribuições e respostas ao questionário disponibilizado pela Santa Sé. O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, explica como os jovens brasileiros podem participar.

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília tem nova coordenação a partir deste ano. Em reunião realizada no último sábado, em Tupã, foi escolhido o casal Rui Gonçalves Alves e Lourdes José dos Santos Alves, que pertencem à Paróquia Sagrada Família, de Lucélia. Eles ficarão no cargo por dois anos e esse prazo poderá ser renovado por mais dois.

A Escola de Comunicação Paulo Apóstolo da Diocese de Marília quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais e movimentos para que sejam, em suas comunidades paroquiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).

Romeiros de dezenas de municípios do estado de São Paulo e de outros estados visitaram o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, na 32ª edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, neste domingo, 18 de setembro. O evento neste ano marcou o Jubileu da Misericórdia do Apostolado e contou com a participação especial do Padre Eliomar Ribeiro, SJ-Diretor Nacional do AO-MEJ-Brasil.

A Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Sul 1 se reúne no próximo dia 18 de setembro para a realização da 22ª Romaria Estadual da Juventude, na Praça da Sé, em São Paulo. Estima-se participação de pelo menos 5 mil jovens, vindos dos grupos de base da PJ de todo o estado de São Paulo, para comungar do evangelho pregado por Jesus Cristo em uma grande celebração Mariana. O evento terá início às 4 horas, com a concentração na praça.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) lançou, nesta quarta-feira, 17 de agosto, um portal web para informação, formação e evangelização de agentes em todo o Brasil. O lançamento é fruto das decisões tomadas na reunião dos bispos referenciais e comunicação e os coordenadores regionais realizada em Aparecida (SP), nos dias 13 e 14 de julho. 

Nos dias 23 e 24 de julho de 2016, aconteceu o IV Encontrão Diocesano da PJ da Diocese de Marília. A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (de Marília), acolheu esse maravilhoso encontro, contando com a presença dos/as jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia (Marília), Sant'Ana (Herculândia) e São José Operário (Tupã). Em torno de 65 pessoas estavam presentes.

Agentes de pastoral das Comunidades Eclesiais de Base estiveram no último domingo, dia 31 de julho, em Bastos. Assessorados por Rinaldo Henrique Gachet, da diocese de Limeira, a iniciativa contou com a participação de 22 paróquias.

Uma das instituições mais antigas de Marília, o Lar São Vicente de Paulo completou 80 anos ininterruptos em julho seguido cada vez mais de perto pela longevidade dos idosos brasileiros, que não para de crescer – 75 anos, em média, segundo divulgou em maio deste ano a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Papa Francisco já está em terras polonesas para a 31ª Jornada Mundial da Juventude. É a 15ª Viagem Apostólica internacional de seu pontificado.

Aconteceu no Colégio Marista de Ribeirão Preto, nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2016, a 19ª edição do congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 1, com o tema “O amor é nossa missão: a família plenamente viva” e o lema “Misericordiosos como o Pai”. Mais de 250 participantes, entre bispos, padres, religiosas e leigos estiveram presentes no encontro.

Na manhã desta quarta-feira, 14, na Cúria, o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, teve uma reunião com membros do Conselho Central de Marília da Sociedade São Vicente de Paulo. Além do presidente, Pedro Codogna, também estiveram presentes Clara Almeida de Oliveira, presidente do Conselho Metropolitano de Bauru; a secretária administrativa do Conselho Central de Marília, Maria Aparecida Prates dos Santos; e Helen Heloísa Barbosa de Andrade, que é coordenadora da Comissão de Jovens do Conselho Central de Marília e do Metropolitano de Bauru.

Na manhã do dia 9 de julho, no Centro Catequético “D. Osvaldo Giuntini”, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Equipe coordenada pelo Pe. Ademilson L. Ferreira (Coordenador do CDP da diocese de Marília), acolheu no Encontro de formação da Pastoral Carcerária (PCr) do Subregional de Botucatu, 60 agentes de Pastoral, das dioceses de Assis, Bauru, Marília, Lins e Ourinhos.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida abrigou na manhã do último domingo (26) um grande grupo de homens e mulheres, adultos e jovens, para bem refletir sua importância como despertadores de novas vocações em suas respectivas comunidades.

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília realizou no dia 12 de junho mais uma formação previsto em seu calendário para 2016. Esta nova formação aconteceu na Casa Pastoral Diocesana das 8h às 13h terminando com o almoço aos participantes. O Tema foi a Encíclica do Papa Francisco "Laudato Si", tratando do amor, a responsabilidade e o cuidado para com nosso planeta Terra, a "casa comum".