Ter, Nov

Atualização dos leigos reúne 300 pessoas em Osvaldo Cruz

Notícias da Diocese

No último domingo, a Diocese de Marília promoveu, em Osvaldo Cruz, na Paróquia São José, a Atualização dos Leigos. O evento começou com uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, e concelebrada pelo Pe. Ademilson Luiz Ferreira, coordenador diocesano de pastoral, e pelo Pe. Carlos Roberto dos Santos, de Tupã, convidado para assessorar o evento.

atualizacaodosleigos2A atualização teve a participação de aproximadamente 300 pessoas, que refletiram a Exortação Apostólica Amoris Laetitia. Os estudos foram conduzidos pelo Pe. Carlos Roberto, que é Mestre em Teologia, com ênfase em Teologia Moral, que garantiu que este foi o início de uma longa formação na Diocese de Marília.

atualizacaodosleigos4Pe. Ademilson Luiz Ferreira, coordenador diocesano de pastoral

Sobre a Exortação, o sacerdote comentou: “O ensino nos leva a renovar nossa fé na família, bem constituída conforme a vontade de Deus. No entanto, somos convidados pelo Papa a acolher as propostas da Amoris Laetitia em casos familiares ‘que já não estão mais conforme a vontade de Deus’. Este acolher supõe uma mudança de mentalidade e uma conversão pastoral. Ir ao encontro das 99 ovelhas que, por diversos motivos, acabaram se afastando da Igreja. Quando encontrá-las, não agir como juiz, mas, com misericórdia, acolher cada uma em sua real condição de vida. E ajudá-las a reencontrar seu lugar na Igreja”.

atualizacaodosleigos5Pe. Carlos Roberto dos Santos, pároco de São Pedro de Tupã, assessorou a atualização

Um dos participantes foi o coordenador diocesano da Pastoral Familiar, Rui Gonçalves Alves, que considerou a atualização muito proveitosa. “O Pe. Carlos soube transmitir um conteúdo muito fértil. E lançou um novo olhar sobre a família. Ele nos fez perceber o quanto ainda somos falhos com as famílias. Ao aprofundarmos a o Amoris Laetitia, descobrimos que temos muito, ainda, a fazer. Estudar a exortação, capítulo a capítulo, foi um tesouro imenso”, garantiu.

atualizacaodosleigos6Também considerou útil as reflexões do Pe. Carlos Roberto o leigo Celso da Silva, da Paróquia Perpétuo Socorro, de Marília. Ele cursa a Escola Diaconal São Lourenço e é um dos candidatos ao diaconato permanente da Diocese de Marília. “Hoje em dia, há uma diversidade de famílias, das mais variadas formas. Uma vez ordenados diáconos permanentes, estaremos diante dessas famílias e precisamos orientá-las e acolhê-las bem”, disse ele, que participou da atualização pela primeira vez.

atualizacaodosleigos7Na avaliação do coordenador de pastoral, a exposição foi muito rica. “Na Atualização do Clero, tivemos um olhar sobre o capítulo VIII. Nos evento dos leigos, tivemos uma visão geral de todos os capítulos. Isso os ajudou a compreender melhor a exortação. O Pe. Carlos é extremamente capacitado”, considerou o Pe. Ademilson.

atualizacaodosleigos8“Tivemos um domingo atípico. Saímos da nossa rotina para um domingo em família, em grupos, em amigos. Graças a Deus, temos esse tipo de formação em nossa diocese”, concluiu Rui.

Texto de Márcia Welter e fotos de Carla Dias Fernanda, da Pascom de Osvaldo Cruz