Dom, Fev

Diocese realiza Encontro Diocesano das Pastorais Sociais

FDS e Projetos Sociais

Na manhã do último domingo, dia 9 de julho, na paróquia São Judas Tadeu de Tupã, aconteceu o Encontro Diocesano das Pastorais Sociais, conforme a programação do Calendário Diocesano.

Na perspectiva da integração das pastorais sociais com a Cáritas Diocesana de Marília, de acordo com os projetos do Plano Diocesano de Pastoral, o encontro reuniu os agentes paroquiais das diversas pastorais que integram a Urgência 5 da ação evangelizadora da Igreja.

O encontro contou com a participação de 93 pessoas, representando 28 paróquias da diocese de Marília e as algumas coordenações diocesanas das pastorais sociais, das 8 às 13h.

encontrodiocesano pastoraissociais2O Diác. Guilherme Massoca Baptista apresentou a “Espiritualidade do Agente de Pastoral Social”, a partir do subsídio da CNBB chamado “Pastoral Social”.

Na sequência, o sr. José Henrique, de Junqueirópolis, abordou a importância dos Conselhos Municipais, bem como a valiosa presença dos católicos nas atividades destes conselhos responsáveis pelas políticas públicas em favor das pessoas mais necessitados.

Os “Direitos Humanos e Sociais” foram apresentadas pela Dra. Adriana de Tupã, que elencou uma série de leis que atendem a várias etapas da vida das pessoas.

Os participantes tiveram oportunidade de perguntas e esclarecimentos, embora que reduzidos pelo tempo disponível no encontro.

O encontro foi encerrado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Ademilson, coordenador diocesano de pastoral, seguida de um saboroso almoço preparado por equipe de leigos da cidade de Tupã.

Durante a missa, orientados pelo Pe. Luiz Eduardo, os agentes de pastoral, inspirados na temática do encontro e reunidos por grupos de paróquias, escolheram compromissos que seriam levados aos párocos e conselhos paroquiais de pastoral, com o intuito de continuarem a reflexão das comunidades paroquiais a respeito da “Igreja a serviço da vida plena para todos”.

No final da missa, Pe. Vicentin, presidente da Cáritas e coordenador do encontro, motivou e obteve a adesão dos participantes para a realização de um segundo encontro das pastorais sociais no próximo ano, sendo que o presente encontro foi bem apreciado pelos participantes.

Louvado seja Jesus Cristo, bom pastor que continua dando a vida por suas ovelhas, através dos cristãos que amam os irmãos mais necessitados e por eles dedicam seus trabalhos pastorais!

Texto do Pe. José Carlos Vicentim

Escola de Comunicação
Aberta as inscrições para Escola de Comunicação. Clique aqui para saber mais.
Ano Nacional do Laicato
Notícias do Ano do Laicato
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais