Dom, Set

Diocese realiza Encontro Diocesano das Pastorais Sociais

FDS e Projetos Sociais

Na manhã do último domingo, dia 9 de julho, na paróquia São Judas Tadeu de Tupã, aconteceu o Encontro Diocesano das Pastorais Sociais, conforme a programação do Calendário Diocesano.

Na perspectiva da integração das pastorais sociais com a Cáritas Diocesana de Marília, de acordo com os projetos do Plano Diocesano de Pastoral, o encontro reuniu os agentes paroquiais das diversas pastorais que integram a Urgência 5 da ação evangelizadora da Igreja.

O encontro contou com a participação de 93 pessoas, representando 28 paróquias da diocese de Marília e as algumas coordenações diocesanas das pastorais sociais, das 8 às 13h.

encontrodiocesano pastoraissociais2O Diác. Guilherme Massoca Baptista apresentou a “Espiritualidade do Agente de Pastoral Social”, a partir do subsídio da CNBB chamado “Pastoral Social”.

Na sequência, o sr. José Henrique, de Junqueirópolis, abordou a importância dos Conselhos Municipais, bem como a valiosa presença dos católicos nas atividades destes conselhos responsáveis pelas políticas públicas em favor das pessoas mais necessitados.

Os “Direitos Humanos e Sociais” foram apresentadas pela Dra. Adriana de Tupã, que elencou uma série de leis que atendem a várias etapas da vida das pessoas.

Os participantes tiveram oportunidade de perguntas e esclarecimentos, embora que reduzidos pelo tempo disponível no encontro.

O encontro foi encerrado com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Ademilson, coordenador diocesano de pastoral, seguida de um saboroso almoço preparado por equipe de leigos da cidade de Tupã.

Durante a missa, orientados pelo Pe. Luiz Eduardo, os agentes de pastoral, inspirados na temática do encontro e reunidos por grupos de paróquias, escolheram compromissos que seriam levados aos párocos e conselhos paroquiais de pastoral, com o intuito de continuarem a reflexão das comunidades paroquiais a respeito da “Igreja a serviço da vida plena para todos”.

No final da missa, Pe. Vicentin, presidente da Cáritas e coordenador do encontro, motivou e obteve a adesão dos participantes para a realização de um segundo encontro das pastorais sociais no próximo ano, sendo que o presente encontro foi bem apreciado pelos participantes.

Louvado seja Jesus Cristo, bom pastor que continua dando a vida por suas ovelhas, através dos cristãos que amam os irmãos mais necessitados e por eles dedicam seus trabalhos pastorais!

Texto do Pe. José Carlos Vicentim