Dom, Abr

Missão Popular na paróquia Santa Rita de Cássia

Região I

O Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) da paróquia Santa Rita de Cássia realizou neste mês de fevereiro diversos eventos relacionados às Santas Missões Populares (SMP) para conhecer melhor a realidade da paróquia e se preparar para as visitas missionária que ocorrerão em julho e agosto deste ano.

As atividades tiveram início a partir de indicações do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral (PDP), que no primeiro programa pretende suscitar em cada batizado e em cada forma de organização da Igreja, uma forte consciência missionária. Os projetos do primeiro programa do PDP visam lançar a “Igreja em estado permanente de missão”, alcançando todo o povo de Deus, especialmente os afastados.

santarita missoespopulares03

Assim, neste clima de missão permanente, o COMIPA realizou no mês de fevereiro, duas formações e um final de semana de visitas para realização do censo paroquial. A primeira formação aconteceu no dia 10 de fevereiro na Capela São José, o seminarista Tiago Carlos, do 4 ano de teologia, ensinou um dos métodos de realização da Lectio Divina (Leitura Orante de Bíblia). Retomando as orientações do Concílio Vaticano II, Tiago retomou a importância de encontrar na leitura bíblica o alimento para a vida cristã.

santarita missoespopulares06

A segunda formação do mês aconteceu no dia 24 de fevereiro com o tema Espiritualidade assessorada pelo padre Willians Roque de Brito, que ressaltou a importância de “viver segundo o Espírito de Jesus”. “A espiritualidade não é apenas a maneira de rezar, mas é a maneira cristã de viver a vida segundo a vontade de Deus e conduzidos por sua mão; ou seja, a espiritualidade cristã também é uma forma de ser missionário”, afirmou o padre Willians.

santarita missoespopulares02

Encerrando o mês de fevereiro os missionários deram continuidade ao censo paroquial percorrendo as ruas da comunidade São José nos dias 24 e 25 de fevereiro. No primeiro dia, foram cadastradas 280 famílias e, no segundo, 188 famílias. O coordenador do COMIPA destacou a importante participação dos crismandos e catequizandos que vieram da comunidade Nossa Senhora das Graças, Paróquia Santa Rita de Cássia. “É desde cedo que se deve ensinar os cristãos a viverem a consciência missionária”, destacou o padre Willians. Para o mês de março o COMIPA já está se organizando para novas datas do censo paroquial.

santarita missoespopulares04

Gustavo Uriel