Dom, Mai

Romaria reúne milhares de fiéis e marca Jubileu do Apostolado da Oração

Apostolado da Oração

Romeiros de dezenas de municípios do estado de São Paulo e de outros estados visitaram o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, na 32ª edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, neste domingo, 18 de setembro. O evento neste ano marcou o Jubileu da Misericórdia do Apostolado e contou com a participação especial do Padre Eliomar Ribeiro, SJ-Diretor Nacional do AO-MEJ-Brasil.

A programação deste ano também inseriu a celebração da Passagem pela Porta Santa por ser 2016 o Ano Santo da Misericórdia e o Santuário Sagrado Coração de Jesus de Vera Cruz é uma das sedes da Diocese de Marília para essa celebração, e vem recebendo peregrinações de paróquias da Região I ao longo do ano.

Os romeiros participaram de diversas atividades religiosas. A programação teve início com a Via-Sacra e a passagem pela Porta Santa. Na sequência teve missa festiva. A missa foi presidida por Pe Eliomar Ribeiro e concelebrada por diversos padres, dentre eles o pároco e reitor do Santuário de Vera Cruz, Pe Marcos Ortega, Monsenhor Nivaldo Restel, Pe José Soares, Pe Otávio, Pe Anderson, Pe Luiz Eduardo Cardoso de Sá, Irmão Consagrado Edson Viana, seminaristas Raide Garcia, João Vitor Bonzanini e Marcelo Feltri, dentre outros convidados. A celebração contou com a participação do Coral Cantores de Jesus, formado por crianças da paróquia de Vera Cruz.

Na homilia, Pe Eliomar agradeceu a Deus pela vida de cada uma das pessoas participantes. Explicou como aconteceu o nascimento e qual a missão do Apostolado da Oração, e finalizou pedindo que o Sagrado Coração de Jesus abençoasse a todos.

Outro momento marcante da celebração foi durante o ofertório, que contou com a participação da senhora Antônia Bonadio, que com 85 anos de idade tem 70 anos dedicados ao Apostolado da Oração do Santuário de Vera Cruz.

Após o intervalo para descanso, a programação foi retomada com momentos de animação e louvor conduzidos pelo Grupo Canção Jovem, da paróquia veracruzense. O Terço da Misericórdia, a Bênção do Santíssimo e a Celebração do Envio fecharam o domingo de intensa adoração e entrega ao Sagrado Coração de Jesus.

O APOSTOLADO DA ORAÇÃO

O Apostolado da Oração é um movimento religioso composto por leigos católicos. A finalidade é a santificação pessoal e a evangelização das famílias com especial devoção ao Sagrado Coração de Jesus. O sentido do apostolado é a doação a Deus, pelo conhecimento da palavra, pela oração, pelo oferecimento diário e pela fidelidade à igreja. Ser um membro do AO é vivenciar o desejo de viver essa espiritualidade.

A FITA

A fita, que os membros do Apostolado da Oração usam é o sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus. A cor vermelha é o sangue, a vida de doação plena que o Senhor entregou por cada um de nós.

A medalha tem o Sagrado Coração de Jesus, a nos lembrar sempre do quanto Ele nos ama. O Bentinho é o símbolo do AO e nele está gravado Venha a nós o Vosso Reino, para lembra-nos a todo instante que estamos buscando esse reino. Usa-se a fita não como enfeite, mas como sinal dos que foram chamados para servir e disseram sim. Deve-se honrar a fita porque ela simboliza o amor de Cristo por nós e também o compromisso que assumimos com Ele.

HISTÓRIA DO AO

O AO está intimamente ligado à ordem dos jesuítas, a Companhia de Jesus. Começou em 1884 em um Colégio dessa ordem na França, onde estudantes de filosofia e teologia estavam ansiosos para fazer algum apostolado. Seu orientador lhes fez ver que enquanto eram estudantes não tinham condições para fazer pregação e outros trabalhos de apostolado direto. O que poderiam fazer era oferecer seus estudos, os sacrifícios voluntários e outros atos de piedade. Dois anos depois, este mesmo padre orientador espiritual publicou um livro chamado O Apostolado da Oração. O livro e a devoção obtiveram a aprovação do superior geral da ordem dos jesuítas, e o próprio papa Pio IX aprovou-os em 1849. Um bom teólogo, padre Gautrelet, SJ, deu o embasamento teológico à devoção ao Sagrado Coração, bem como ao AO, e daí por diante a devoção se propagou rapidamente. Em 1861 começou a circular o Mensageiro do Coração de Jesus, como órgão oficial do AO. Passou a ser publicado em várias línguas, e a associação recebeu estatutos próprios e a aprovação oficial do papa.

A sede da associação está em Roma e o superior geral dos jesuítas é também o superior geral do AO. Ele os dirige por intermédio de um delegado e um secretário-geral.

O AO NO BRASIL

O AO começou no Brasil em Itu, São Paulo, em 1871, por iniciativa do padre Bartolomeu Taddei, SJ, considerado o fundador e propagador do AO no Brasil. Antes disto houve um pequeno centro isolado em Pernambuco, em 1867, mas que não teve projeção nacional. Em 1888 havia cerca de trezentos centros de AO pelo Brasil inteiro, com mais de 400 mil membros. Com a difusão do AO houve um despertar intenso para a Sagrada Eucaristia e a vida de fé. Atualmente, o AO continua a crescer em fervor espiritual e apostólico, em todo o território nacional.

MEJ

Em sintonia com a Igreja, o Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) é um movimento que se propõe oferecer uma formação cristã para crianças, adolescentes, e jovens, nos níveis: espiritual, humano, pessoal e sociocomunitário. O MEJ é uma ramificação da associação Apostolado da Oração, voltada para os jovens.

(A História do AO conta com trechos extraídos do livro de Pe. Otmar Jacob Schwengber, SJ, Apostolado da Oraçãoe MEJ em perguntas e respostas, Edições Loyola, 2011).

“Jesus manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso”.
2016 – Ano da Misericórdia

Pastoral da Comunicação – Pascom