23
Qui, Mar
2 Novos artigos

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

No dia 04 de março aconteceu a reunião da Sub-região de Botucatu da Pastoral Carcerária em Marília, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O encontro foi das 8h às 13h e contou com a presença do coordenador da sub-região, Pe. Orlando de Almeida Alves, de Assis e mais 29 pessoas das dioceses: Marília (14), Araçatuba (2), Lins (6), Bauru (4), Ourinhos (2) e Assis (mais uma) e do coordenador estadual da pastoral carcerária, Deyvid Tadeu Livrini Luiz.

Com o objetivo de formar os agentes de pastoral para o trabalho comunicacional, a Pastoral da Comunicação (Pascom) lançou no sábado, dia 18, a Escola de Comunicação Paulo Apóstolo. Com a assessoria do Pe. Marcos Vinícius Clementino, coordenador estadual da Pascom, a aula inaugural reuniu cerca de 200 alunos.

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília tem nova coordenação a partir deste ano. Em reunião realizada no último sábado, em Tupã, foi escolhido o casal Rui Gonçalves Alves e Lourdes José dos Santos Alves, que pertencem à Paróquia Sagrada Família, de Lucélia. Eles ficarão no cargo por dois anos e esse prazo poderá ser renovado por mais dois.

A Escola de Comunicação Paulo Apóstolo da Diocese de Marília quer constituir-se como um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e também de outras pastorais e movimentos para que sejam, em suas comunidades paroquiais, protagonistas da evangelização e respondam, com vigor, ao mandato missionário de Cristo (cf. Mt 28,19).

Romeiros de dezenas de municípios do estado de São Paulo e de outros estados visitaram o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em Vera Cruz, na 32ª edição da Romaria Interdiocesana do Apostolado da Oração, neste domingo, 18 de setembro. O evento neste ano marcou o Jubileu da Misericórdia do Apostolado e contou com a participação especial do Padre Eliomar Ribeiro, SJ-Diretor Nacional do AO-MEJ-Brasil.

A Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Sul 1 se reúne no próximo dia 18 de setembro para a realização da 22ª Romaria Estadual da Juventude, na Praça da Sé, em São Paulo. Estima-se participação de pelo menos 5 mil jovens, vindos dos grupos de base da PJ de todo o estado de São Paulo, para comungar do evangelho pregado por Jesus Cristo em uma grande celebração Mariana. O evento terá início às 4 horas, com a concentração na praça.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) lançou, nesta quarta-feira, 17 de agosto, um portal web para informação, formação e evangelização de agentes em todo o Brasil. O lançamento é fruto das decisões tomadas na reunião dos bispos referenciais e comunicação e os coordenadores regionais realizada em Aparecida (SP), nos dias 13 e 14 de julho. 

Nos dias 23 e 24 de julho de 2016, aconteceu o IV Encontrão Diocesano da PJ da Diocese de Marília. A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (de Marília), acolheu esse maravilhoso encontro, contando com a presença dos/as jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia (Marília), Sant'Ana (Herculândia) e São José Operário (Tupã). Em torno de 65 pessoas estavam presentes.

Agentes de pastoral das Comunidades Eclesiais de Base estiveram no último domingo, dia 31 de julho, em Bastos. Assessorados por Rinaldo Henrique Gachet, da diocese de Limeira, a iniciativa contou com a participação de 22 paróquias.

Uma das instituições mais antigas de Marília, o Lar São Vicente de Paulo completou 80 anos ininterruptos em julho seguido cada vez mais de perto pela longevidade dos idosos brasileiros, que não para de crescer – 75 anos, em média, segundo divulgou em maio deste ano a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Papa Francisco já está em terras polonesas para a 31ª Jornada Mundial da Juventude. É a 15ª Viagem Apostólica internacional de seu pontificado.

Aconteceu no Colégio Marista de Ribeirão Preto, nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2016, a 19ª edição do congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 1, com o tema “O amor é nossa missão: a família plenamente viva” e o lema “Misericordiosos como o Pai”. Mais de 250 participantes, entre bispos, padres, religiosas e leigos estiveram presentes no encontro.

Na manhã desta quarta-feira, 14, na Cúria, o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini, teve uma reunião com membros do Conselho Central de Marília da Sociedade São Vicente de Paulo. Além do presidente, Pedro Codogna, também estiveram presentes Clara Almeida de Oliveira, presidente do Conselho Metropolitano de Bauru; a secretária administrativa do Conselho Central de Marília, Maria Aparecida Prates dos Santos; e Helen Heloísa Barbosa de Andrade, que é coordenadora da Comissão de Jovens do Conselho Central de Marília e do Metropolitano de Bauru.

Na manhã do dia 9 de julho, no Centro Catequético “D. Osvaldo Giuntini”, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Equipe coordenada pelo Pe. Ademilson L. Ferreira (Coordenador do CDP da diocese de Marília), acolheu no Encontro de formação da Pastoral Carcerária (PCr) do Subregional de Botucatu, 60 agentes de Pastoral, das dioceses de Assis, Bauru, Marília, Lins e Ourinhos.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida abrigou na manhã do último domingo (26) um grande grupo de homens e mulheres, adultos e jovens, para bem refletir sua importância como despertadores de novas vocações em suas respectivas comunidades.

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília realizou no dia 12 de junho mais uma formação previsto em seu calendário para 2016. Esta nova formação aconteceu na Casa Pastoral Diocesana das 8h às 13h terminando com o almoço aos participantes. O Tema foi a Encíclica do Papa Francisco "Laudato Si", tratando do amor, a responsabilidade e o cuidado para com nosso planeta Terra, a "casa comum".

Cerca de 250 crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) participaram na manhã do domingo (5) do 6º Encontro Diocesano da IAM (Ediam), sediado na comunidade de Nosso Senhor Bom Jesus, no distrito de Rosália, em Marília.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar realizou nos dias 21 e 22 de maio de 2016 o 6º Simpósio e a 8ª Peregrinação Nacional da Família. O evento, que contou com a participação de cerca de 4 mil agentes da Pastoral Familiar, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida SP.