Dom, Abr

Aconteceu em janeiro o Curso de Atualização dos Presbíteros

Clero

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, através da Comissão Episcopal Pastoral para Os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada - CMOVIC, promoveu o 2º. Encontro de Atualização para Presbíteros, entre os dias 02 e 22 de janeiro, na Casa de Retiro das Rosas, Cachoeira do Campo, Minas Gerais, com participação de presbíteros de todos os cantos do Brasil, num total de 25 (vinte e cinco) participantes. A diocese de Marília esteve representada pelo Pe. Valdo Bartolomeu de Santana.

O Encontro perpassou todas as dimensões da vida presbiteral: humano-afetiva, espiritual, intelectual, pastoral e comunitária. Tendo como eixo transversal a vida, vocação e missão do presbítero, este evento oportunizou um olhar prospectivo a nossa realidade. Os momentos de partilha de vida e vocação de cada um, proporcionou revisitar a essência do chamado vida presbiteral, do mundo de hoje.

IICursodeatualizacaoparapresbiteros03

Vivemos sob os estímulos oriundos de um momento novo inaugurado pelo Papa Francisco. Diante do quadro complexo vividos em nosso contexto eclesial e socioeconômico, desafios do pluralismo, o individualismo e consumismos, devemos ser homens de Deus com o povo: resgate da dimensão mística do sacerdócio, com espiritualidade autentica e integral; viver a afetividade de maneira madura e responsável; ser bom pastor, como missionário que vai ao encontro dos distanciados, vivendo nas várias situações angustiantes das periferias existenciais; agir de forma organizada e planejada, para que sejamos eficazes em nossa ação pastoral e evangelizadora; um olhar à eclesiologia do Concilio Vaticano II, assumido e atualizado pelo Papa Francisco, contidas em suas encíclicas, pronunciamentos, discurso e homilias, apontando luzes para as penumbras de nosso tempo; fazer tudo fundamentado na Palavra de Deus, para que ela seja, em nossa vida e missão, a alma, que nos impulsiona ao anuncio, celebração e vivencia da fé.

Diante deste encontro, saímos com alguns desafios, mas sobretudo motivados e com animadoras perspectivas no ministério sacerdotal: 1º. Investir em uma Pastoral presbiteral autentica e eficaz em todas as dioceses, como espaço de partilha e atualização teológica e pastoral. 2º. Fazer um esforço pessoal para o cultivo da espiritualidade e mística sacerdotal. 3º. Buscar uma formação permanente em todas as dimensões da vida presbiteral. 4º. Trabalhar por uma vida saudável, nos nutrindo de tudo aquilo que nos potencializa a sermos aquilo que Deus nos chama a ser e corresponder àquilo que a sociedade e igreja espera de nós.

O encontro acontece a cada 2 anos e os participantes saíram com a missão de motivar para que outros presbíteros possam buscar esta formação nos próximos anos.

Pastoral da Esperança de Marília
Área de dowloads