Ter, Abr

Padre que atuou em Marília é eleito bispo pelo Papa Francisco

Clero

Arnaldo Carvalheiro Neto trabalhou durante sete anos no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos. “Foi uma grande surpresa porque, de fato, eu não esperava a indicação para o episcopado”, relata o sacerdote.

Na manhã de ontem, dia 4, o Papa Francisco nomeou o padre Arnaldo Carvalheiro Neto como bispo coadjutor da diocese de Itapeva (SP). A notícia foi divulgada nas primeiras horas da quarta-feira no site oficial do Vaticano.

Entre 2008 e 2014, Carvalheiro atuou como diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (Itra), de Marília. Durante estes anos, seu trabalho foi o de acompanhar os candidatos ao sacerdócio da Província Eclesiástica de Botucatu que residem na casa de formação (seminaristas das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Marília e Presidente Prudente).

Atualmente, é pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, de Gabriel Monteiro (SP). No ofício episcopal, como coadjutor, sua função será a de ajudar o bispo de Itapeva, dom José Moreira de Melo e, em caso de necessidade, substituí-lo imediatamente.

Sobre a nomeação, Carvalheiro diz ter ficado assustado com a ligação do Núncio Apostólico (bispo representante do Papa no país), pelo peso da responsabilidade. “Foi uma grande surpresa porque, de fato, eu não esperava a indicação para o episcopado. Num primeiro momento, pedi ao Núncio um tempo maior de discernimento e, com muita oração, deixei cair minhas resistências e senti uma grande paz”.

O futuro bispo explicou que, do primeiro contato feito pela Nunciatura Apostólica até a divulgação da notícia, muitos sinais confirmaram sua nomeação: “Deus foi muito generoso comigo. Foi um tempo de muita luta interna, mas também de muita alegria”.

“A vocação de todos os batizados é servir a Deus. Que todos nós tenhamos a mesma disposição de Maria para servirmos com alegria e, confiando em Jesus, dar o nosso sim. Ele (Deus) nos fortalece e nos concede todas as graças que necessitamos para nos dedicarmos à missão confiada. Vale a pena responder sim”, concluiu.

A ordenação episcopal de Arnaldo Carvalheiro Neto está marcada para o dia 17 de julho, às 15h, em Araçatuba (SP), com local a ser definido. Sua apresentação como bispo coadjutor será na Catedral de Itapeva em 24 de julho.

NOVO BISPO

Do clero de Araçatuba, o sacerdote é natural da capital paulista. Possui graduação em Filosofia e em Teologia com mestrado na área de Pastoral Couseling pela Loyola University, de Chicago, nos Estados Unidos. O futuro bispo tem especialização em Direção Espiritual pelo Institute for Spiritual Leadership, também de Chicago, e em Capelania Hospitalar pela Mater Misericordie Hospital, de Dublin, na Irlanda.

Pastoral da Esperança de Marília
Área de dowloads