Dom, Abr

Diocese promove encontro de padres e líderes de comunidades para aprovação do Plano Pastoral

Notícias da Diocese

No último domingo, dia 19, aconteceu em Tupã, o 34º Encontro Diocesano de Assessores e Agentes de Pastoral da Diocese de Marília. Organizado pelo Centro Diocesano de Pastoral (CDP), a iniciativa teve como finalidade obter sugestões de fiéis e religiosos para a aprovação do Plano Diocesano de Pastoral (PDP)

O prédio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, em Tupã, recebeu no domingo, dia 19, o 34º Encontro Diocesano de Assessores e Agentes de Pastoral da Diocese de Marília.

Organizado pelo Centro Diocesano de Pastoral (CDP), a iniciativa reuniu aproximadamente 200 pessoas e teve como objetivo obter sugestões para a aprovação da atualização do Plano Diocesano de Pastoral (PDP).

“As urgências pastorais de hoje são frutos de uma caminhada. Precisamos conhecê-las bem para entendermos qual é a nossa missão na Diocese de Marília”, explicou o Pe. Ademilson Luiz Ferreira, coordenador diocesano de pastoral, ao explicar que o novo texto do PDP está em conformidade com as cinco urgências pastorais da Igreja no Brasil propostas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2015-2019.

O encontro começou com a Missa em ação de graças pelos 65 anos de criação da Diocese, celebrado no dia 16 de fevereiro. “Estamos reunidos para refletir, planejar e dialogar, mas principalmente para rezar a ação evangelizadora em nossa Diocese. Este é o 34º Encontro de Assessores e Agentes de Pastoral, o que significa que temos uma significante caminhada diocesana e que estamos reunidos aqui fazendo a história acontecer”, afirmou em sua homilia, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini.

O bispo diocesano concluiu a reflexão dizendo que todos os presentes foram chamados por Deus para servir o povo na Igreja Particular de Marília e que as cinco urgências refletidas no encontro são os meios para que o serviço aconteça.

A disposição do PDP está organizada à luz das DGAE 2015-2019. As cinco urgências elencadas no texto da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) correspondem aos cinco programas do PDP que, por sua vez, trazem projetos para a aplicação prática na pastoral da Diocese. Assim, o objetivo do 34º Encontro foi a discussão das linhas de ação de cada Programa.

Após a celebração eucarística, o padre coordenador diocesano de pastoral e o Pe. Willians Roque de Brito, responsável por um dos programas, fizeram a apresentação do texto do PDP 2017-2020 para a aprovação no encontro.

diocese encontrodeagentes2

Os padres e diácono assessores de pastorais e movimentos diocesanos e os agentes de pastorais ligados a esses grupos, e às paróquias, foram divididos em 15 grupos de reflexão para sugestões e aprovação das linhas de ação dos programas do PDP.

No período da tarde, foi apresentada aos participantes a síntese dos grupos que será encaminhada à equipe elaboradora do PDD. Também para aprovação das linhas de ação, na manhã da terça, dia 21, o texto será apresentado aos padres e diáconos na Reunião Geral do Clero.

Até o dia 7 de março, terça-feira, os leigos e os sacerdotes podem enviar ao CDP emendas e sugestões para a análise da equipe do PDP.

Pastoral da Esperança de Marília
Área de dowloads