Ter, Abr

Diocese de Marília consagra duas mulheres da Ordem das Virgens

Notícias da Diocese

A Consagração feminina à igreja particular da diocese de Marília, conhecida como a ordem da Virgens, será no dia 11 de fevereiro, na paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, às 19h30, a consagrada será Maria José Marques e no dia 21 de fevereiro, na paróquia Santa Antonieta de Marília, ás 19h30, será a vez de Aparecida Domingues da Silva, a consagração será realizada pelo bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini.

ordemdasvirgens duasconsagradasMaria José Marques (esquerda) e Aparecida Domingues da Silva

Ordem das Virgens

O primeiro rito de consagração remonta aos primórdios da Igreja, enquanto o atual foi promulgado depois do Concílio Vaticano II, em 31 de maio de 1970, festa da Visitação da Virgem Maria.

A palavra “ordem”, neste caso, não designa uma congregação religiosa, mas o conjunto das mulheres que fizeram a mesma escolha de consagração. Como consequência, as consagradas não vivem dentro de uma comunidade, mas em suas próprias casas.Como Maria José Marques descobriu a vocação

Como Maria José Marques descobriu a vocação
por Antônio Luciano Teixeira

Maria é natural de Monte Castelo, ainda criança sua família mudou-se para Tupi Paulista no Distrito de Oásis e atualmente reside na zona urbana da cidade. Ela contou como descobriu sua vocação e porque quer ser uma Leiga Consagrada da Ordem das Virgens:

"Quando eu ainda era pequena, já participava da Igreja e sempre ia às missas, era apaixonada por Jesus Cristo.

Participei da catequese, grupos de jovens, sempre me interessando em tudo que tinha na Igreja; participava de todas as reuniões que acontecia, nessa época tinha apenas 13 anos.

Com o passar do tempo fui descobrindo mais coisas sobre a Igreja, e aos 18 anos recebi o Sacramento do Crisma, foi ai que tudo começou de fato, quando assumi uma turma de catequese pela primeira vez, meu primeiro compromisso e missão na Igreja, fiquei muito feliz.

Dai então fui assumindo outros compromissos e me apaixonando mais e mais pelas coisas de Deus. Foi quando conheci as Irmãs da Caridade de Otawa; participei com elas de muitos encontros, inclusive vocacionais. Eu queria muito descobrir minha vocação, tinha sede de saber qual era minha missão na Igreja, como servir a Deus.

Participei de acompanhamento vocacional durante um ano com as irmãs. Mas senti que não era isso que eu queria para servir a Deus; amava as irmãs e seus trabalhos, mas não me encontrei naquele tipo de chamado.

Em 2011, com a chegada do Padre Valdo como pároco de Tupi Paulista, as coisas começaram a mudar. Ele me ajudou muito, incentivando a participar dos encontros e retiros vocacionais, me apresentou alguns conventos e casas religiosas. Foi através dos retiros e desses encontros que me descobri. Posso dizer que descobri minha vocação. Queria servir a Deus e estar à disposição D’Ele, como uma Serva Consagrada.

Com a ajuda do Padre Valdo, descobri a Lucilene de Pacaembu, que já é Leiga Consagrada, (a primeira da Diocese), e ela me ajudou e incentivou a fazer uma preparação específica para me tornar uma Leiga Consagrada como ela. Eu aceitei, era isso mesmo que eu sempre quis. Fiquei feliz porque havia encontrado minha vocação, como Leiga Consagrada da Ordem das Virgens.

Durante essa caminhada, fui incentivada ainda pelo eterno e bom amigo, Muriel Felipe, seminarista da nossa cidade, que comigo participou de retiro vocacional e manhã vocacional, sendo sempre um irmão em Deus e uma presença positiva na busca da minha vocação.

Presença ainda marcante nesta caminhada, o Padre Mauricio Cerrilha, da Diocese de Marília, que ministrou a formação na manhã vocacional e no retiro vocacional.

Familiares e muitos irmãos em Deus participaram desta caminhada, na busca e encontro da minha vocação, deixando de nominá-los, para não correr o risco de esquecer de alguém.

Essa é minha história de busca e encontro. Agradeço a Deus e a todos que me ajudaram na caminhada, e peço a oração de todos, para continuar a caminhada, como serva consagrada."

Pastoral da Esperança de Marília
Área de dowloads