25
Ter, Abr
7 Novos artigos

O Card. Hummes e "As grandes metas do Papa Francisco"

Brasil e o mundo

Cidade do Vaticano (RV) - O auditório da Faculdade Católica de Fortaleza ficou pequeno nesta terça-feira (04/04) para o público que prestigiou o lançamento do livro “Grandes Metas do Papa Francisco”, na presença do autor, Cardeal Cláudio Hummes. Aberto a todos, o debate focou os desafios desta Igreja que vai às periferias e ‘encoraja mais do que acusa’. Dentre os muitos padres, seminaristas e religiosos estavam lá também alguns contemporâneos do arcebispado de Dom Cláudio em Fortaleza, entre 1996 e 1998.

A obra, que já foi entregue pelo cardeal ao Papa, apresenta 21 objetivos do Pontífice em seu magistério. As ideias e gestos já realizados se pautam na busca pela paz mundial, na atenção aos pobres e no cuidado com a natureza. “Isso vem de São Francisco de Assis, do nome que ele escolheu”, adianta o cardeal, entrevistado pela RV. 

“A ideia é levar ao povo, num estilo popular, acessível, a figura do Papa e os grandes desafios que ele enfrenta, seus grandes projetos da reforma da Igreja, de modo geral. Eu me decidi a escrever este ‘livrinho’, com capítulos pequenos, indicando as grandes metas, onde o Papa quer chegar, para onde quer conduzir ou como está conduzindo a Igreja”.

“Começo enfocando a questão do próprio nome do Papa: escolheu Francisco porque São Francisco de Assis é o santo dos pobres, o santo da paz e o santo da Criação. De fato, ao olharmos as atividades do Papa Francisco, vemos que estes três temas estão sempre aí, que orientam muito as grandes atividades do Papa”.

“Mostramos também que o Papa quer uma Igreja missionária, misericordiosa, pobre para os pobres, aberta ao diálogo, que não constrói muros, mas sim pontes. Que quer ser uma Igreja que caminha com o povo, que consola e encoraja o povo em sua caminhada neste nosso mundo, nesta nossa história”.

“Fiz também uma homenagem aos 80 anos do Papa Francisco. Entreguei com muita simplicidade para ele, que o recebeu com muito carinho”.

Publicado em parceria com a Livraria Paulus, o livro tem 96 páginas e o preço é de 12 reais.

Fonte: Rádio Vaticano