Dom, Jun

Pastoral Familiar participa do 2º Simpósio Nacional da Família

Familiar

2-simposio-familia3

Realizou-se nos últimos dias 28 de Abril em Aparecida/SP o 2º Simpósio Nacional da Família. O Simpósio, que aconteceu no Centro de eventos “Padre Vitor Coelho de Almeida”, contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas de todo o Brasil. Nossa Diocese esteve representada pelo casal coordenador da Pastoral Familiar Diocesana Benedito Donizeti Alves e Marlene Lancarovici Alves

, pelo casal Tesoureiro Jaime Luiz Piassa e Rogéria Carvalho Tucunduva Piassa. Acompanhando o casal da equipe de coordenação também os casais Dinéia e Valdemir (Maradona) e João Toledo e Helena ambos da Paróquia São Sebastião.

O evento, que teve como tema “Família, trabalho e a festa”, iniciou-se às 8h com a acolhida de Dom Raimundo Damasceno Assis – Arcebispo de Aparecida e a oração de Dom João Carlos Petrini – Bispo Assessor Nacional da Pastoral Familiar. Durante o dia aconteceram palestras, uma delas realizada pelo Dr. Márcio Pochmann – Presidente do IPEA( Instituto de Pesquisa e Estatística Aplicada) e mestre em economia que trouxe dados sobre as mudanças e evolução das famílias no Brasil. Dr. Márcio informou que ao longo de décadas houve um significativo aumento na renda individual fazendo com que houvesse um grande aumento no número de pessoas que moram só causando assim uma desagregação da unidade familiar Informou também que embora o número dos divórcio no Brasil é da ordem de 3,1% ainda é pequeno se comparado com países como a Suécia com 50% e Itália com 10% mas que não deixa de ser preocupante. Completou dizendo que as famílias atravessam hoje alguns desafios como: surgimento de novas famílias monoparentais, famílias reconstituídas, casais sem atos civil e religioso e a queda da fecundidade, hoje estimada em 1,9 filhos por casal.

Outra palestra foi ministrada pelo Padre José Fernandes de Oliveira SCJ, o Padre Zezinho que iniciou sua apresentação exortando os presentes dizendo: “O Senhor esteja convosco” (desejo) e recebendo como resposta: “Ele está no meio de nós” (afirmação). Com esta abertura o Padre Zezinho reafirmou que a fé católica é uma afirmativa. “Somos uma Igreja que afirma”. Pe. Zezinho disse que o católico precisa ser “resiliente”, ou seja, precisa ser sólido. “A Igreja não promete que vai ser fácil ser católico mas sim que vai dar certo”, comentou.

Grupos musicais deram o toque de alegria e descontração no encerramento do Simpósio.

No dia seguinte, 29 de Abril, aconteceu a 4ª Peregrinação Nacional das Famílias com a presença de pessoas de todo o Brasil. O ponto alto da peregrinação foi a realização da Missa oficial às 10h presida por Dom João Carlos Petrini – Assessor Nacional da Pastoral Familiar – e concelebrada por diversos Bispos presentes. Várias paróquias, como São Sebastião, São Miguel, Nossa Senhora da Glória, Sagrado Coração de Jesus e São Bento,   enviaram caravanas estimando-se um número de 200 pessoas representando nossa Diocese presentes durante todo o dia, levando faixas que foram anunciadas pelo animador do Santuário gerando assim uma grande festa para todos.

2-simposio-familia3