15
Sex, Dez

O Papa Francisco apresentou a sua Exortação Apostólica sobre a família, com o título "Amoris Laetitia" (A Alegria do Amor), no último dia 8 de abril. Este documento pontifício é fruto das duas assembléias do Sínodo dos Bispos sobre a família (2014 e 2015). A partir das propostas apresentadas pelo Sínodo, o Papa trata da realidade atual da família: "O caminho sinodal permitiu analisar a situação das famílias no mundo atual, alargar a nossa perspectiva e reavivar a nossa consciência sobre a importância do matrimônio e da família" (AL, n. 2).

Leia mais...

A Semana Santa deste ano acontece em meio ao Ano Santo da Misericórdia, desejado e promulgado pelo Papa Francisco. Acontece também em meio a um momento profundamente crítico em nosso país. Como cristãos, não podemos ignorar a complexidade do momento presente. Não se trata de uma questão meramente partidária, de ser a favor ou contra alguém, ou um partido. O que está em jogo é muito mais sério e importante: as instituições que sustentam a relação da Democracia, da Cidadania.

Leia mais...

A pecadora pública foi levada a Jesus para Ele dizer se deveria ser apedrejada, conforme a lei dos judeus, ou ser perdoada. Jesus devolve a questão para os denunciantes. De fato, é fácil pedir o arbítrio dos outros para condenar sua decisão e livrar-se de um julgamento justo. No meio da multidão muitos procuram o ajuizamento sem se colocar no lugar da pessoa que é julgada.

Leia mais...

A nossa diocese retornou ao Santuário Nacional em peregrinação, para louvar e agradecer a Deus pelas bênçãos e graças recebidas, por ocasião da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Desde setembro de 2014, quando nossa diocese recebeu a Imagem Peregrina, pequena no tamanho e grande em prodígios, temos alcançado inúmeras graças, a exemplo do que aconteceu em Caná da Galileia (cf. Jo 2, 1-12).

Leia mais...

Estamos no Ano da Misericórdia! Nossa diocese está em festa! Temos a graça de contar com quatro novos sacerdotes para trabalhar em nossa diocese. A identidade e a missão presbiteral é de grande importância na vida da Igreja. "Os presbíteros, embora não possuam o ápice do pontificado e dependam dos bispos no exercício do próprio poder, estão-lhes, porém, unidos na honra do sacerdócio e, por virtude do sacramento da Ordem, são consagrados, à imagem de Cristo, sumo e eterno sacerdote (Hb 5,1-10; 7,24; 9,11-28)" (LG 28).

Leia mais...

Iniciamos um novo ano! O Ano Santo da Misericórdia! A passagem de ano é uma boa ocasião para revermos nossa vivência cristã. Nossa sociedade está saturada de discursos bonitos, mas que, na realidade, caem no vazio da falta de compromisso. Em nossos dias, faz-se necessário um testemunho marcado pela fidelidade à missão, pela solidez na fé.

Leia mais...