15
Sex, Dez

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

No mês de abril, a Pastoral da Criança capacitou mais 13 novos coordenadores de ramo (paroquiais). As paróquias que terão novos coordenadores são a São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Lourdes, de Garça; Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Guadalupe e Sagrado Coração de Jesus, de Marília; São José, de Panorama; Nossa Senhora Aparecida, de Ouro Verde; Nossa Senhora Aparecida, de Dracena; e Santa Genoveva, de Irapuru.

Neste dia 26 de abril, no teatro do Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Marília, aconteceu o primeiro encontro de formação com agentes da Pastoral do Dízimo das paróquias de Marília e algumas paróquias da região pastoral I.

A Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco Xavier de Bastos realizou na noite de 22 de Abril uma formação motivacional para sua equipe. O evento contou com a participação de 52 pessoas e a presença do Pe. Sergio Roncon. A formação foi realizada pelo casal coordenador diocesano Jaime Luiz Piassa e Rogéria Piassa. Na ocasião foi apresentada à equipe a estrutura, objetivos e atribuições da Pastoral Familiar juntamente com o magistério da Igreja, com os subsídios relacionados aos trabalhos pastorais.

Nos dias 11 e 12 de abril, no Centro de Evangelização Mãe da Divina Misericórdia, foi realizada a FESTA DA MISERICÓRDIA 2015, organizada pela SIM (Sociedade Irmãos da Misericórdia), onde pudemos testemunhar a misericórdia de Jesus ser derramada sobre todos os participantes.

No último domingo, foi celebrado o Dia Mundial da Juventude. Na diocese de Marília, um evento foi realizado em conjunto entre as paróquias São José, de Tupã, e Imaculada Conceição, de Parapuã, e o Grupo Kairós, de Rinópolis. A vigília do Dia Mundial da Juventude, proposta pelo Papa Francisco, começou às 20h e foi encerrada às 22h30, com a participação de cerca de 80 pessoas.

A Pastoral Familiar da Paróquia São Pedro de Garça participou no dia 25 de Março de uma formação oferecida pela coordenação Diocesana. O evento teve início às 20 horas e terminou por volta das 22 horas com a participação de 12 agentes. O tema estudado foi o 8º Capitulo do Diretório da Pastoral Familiar que trata da importância da presença da Pastoral Familiar na Paróquia, sua história e seus objetivos.

pf formacaodeagentesgarca

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília, dando sequência ao seu planejamento de formações diretamente nas paróquias para 2015 realizou mais uma etapa. Desta vez a Paróquia escolhida foi a Sagrado Coração de Jesus em Marília. Com a participação de 40 agentes o tema foi o 8o. Capítulo do Diretório da Pastoral Familiar: "Pastoral Familiar: resposta da igreja às dificuldades e questões familiares" que trata da importância da PF na paróquia, seus objetivos e história.
As próximas formações estão marcadas para a Paróquia São Pedro de Garça e Santa Antonieta.

No último domingo, dia 15, 32 fiéis de paróquias de Marília e Paulicéia participaram do Encontro de Formação Fé e Política, realizado no auditório da Fajopa (Faculdade João Paulo II). O evento foi promovido pelo Grupo de Fé e Política, juntamente com o CDL (Conselho Diocesano de Leigos) e a Comissão de Justiça e Paz da diocese de Marília.

Os subsídios "Hora da Família" e "Hora da Vida" são produzidos pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), com a proposta de animar as famílias ao encontro fraterno, de partilhas e reflexão sobre os ensinamentos e valores cristãos acerca da vida e da família.

O Espaço Juventudes IRSC, localizado na Rua Campinas, 240 (Marília/SP) é um espaço criado pela Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração, para acolher as juventudes no trabalho pastoral e social, a partir do exemplo e missão, inspirada no amor a Deus e aos/as jovens, de seus fundadores Ir. Policarpo e Pe André Coindre.

No último dia 14/02 aconteceu na Paróquia Santa Cecília, cidade de Álvaro de Carvalho/SP, a primeira formação da Pastoral do Batismo do ano de 2015, que contou com a participação de alguns leigos da comunidade convidados pela pastoral.

Entre os dias 14 a 17 de fevereiro, aconteceu na cidade de Marília o Rebanhão 2015. Uma estrutura foi montada no espaço Elena Guerra para acolher a todos os participantes com o tema Deixa-vos conduzir pelo Espirito Santo,

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília realizou sua primeira reunião de 2015 com os coordenadores da Região Pastoral I. O evento, realizado no CDP fez o planejamento para o ano avaliando o calendário Diocesano da Pastoral que vislumbra atividades comuns como: Encontro de Agentes, Missa da Semana Nacional da Família, formações nas paróquias e participações em eventos regionais e sub regionais. Estão previstas mais quatro reuniões até o final do ano. As reuniões com as Regiões Pastorais II e III serão todas realizadas na Casa Pastoral em Adamantina.

O 28º Curso de Verão de 2015, realizado pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, CESEEP, em parceria com a PUC-SP e o TUCA, que aconteceu do dia 06/01 ao dia 14/01, reuniu muitas pessoas. 508, para ser mais exato. Entre essas pessoas, 377 eram participantes, 71 monitores/as, 54 voluntários/as, 4 assessores/as e 2 responsáveis das mesas de debate.