18
Sab, Nov

missa_domosvaldo10Hoje, dia 24 de outubro a diocese de Marília está em festa, celebrando os 75 anos de vida de seu pastor D. Osvaldo Giuntini. Duas missas serão celebradas neste intuito, uma já foi celebrada às 10h com a maioria dos padres da diocese, que vieram até a Catedral de Marilia, concelebraram com D. Osvaldo e depois compartilharam com ele o almoço. A outra celebração está prevista para acontecer às 19h30 na Catedral, com todos os leigos e religiosos que puderem participar. 

Cartaz-SNV-2011Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, publicou uma nota a respeito da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro (que será comemorado amanhã, dia 8). Leia a mensagem de nosso bispo.

cursocleroAcontece, dos dias 23 a 25 de agosto, o Curso de Atualização do Clero da Diocese de Marília. O local escolhido foi o Centro de Convivência da Paróquia de São Pedro de Tupã. Convidado para assessorar esse curso, o Pe. Luiz Gonzaga, membro da equipe de animação bíblico-catequética da Diocese de Santos, iniciou afirmando que está na hora de caminharmos rumo a uma conversão pastoral.

ordenacao_diac_marcos132O Diác. Marcos Roberto Cesário da Silva foi ordenado Presbítero no último sábado (13), na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Garça. Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, foi o ordenante da celebração, que contou com a presença de amigos, familiares e pessoas com as quais o Padre Marcos Roberto conviveu em seus oito anos de formação seminarística e estágio pastoral.

reuniaoconselho1Nesta sexta–feira (12), o Bispo Diocesano de Marília, D. Osvaldo Giuntini, esteve reunido no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (Itra), com o Conselho de Formação e o Conselho de Ordem e Ministérios. O motivo da reunião foi refletir sobre o papel de cada conselho na formação e nos encaminhamentos quanto aos diversos pedidos que os seminaristas fazem ao Bispo Diocesano, como o Rito de Admissão, Ministérios de Leitor e Acólito , Diaconato e Presbiterato.

PADRES_021Na data de  4 de agosto em que se celebra o santo São João Maria Vianey, o Cura D´Ars, comemora-se o dia do Padre.

Para marcar essa data, os padres da diocese de Marília reuniram-se na cidade de Tupã para um dia de oração e de confraternização.

RETIRO_DO_CLERO_2011_028No último dia de retiro (22), após a oração da manhã e café, o pregador, D. Sergio Eduardo Castriani, falou sobre a missão da Igreja, lembrando que a Igreja que não é missionária não é Igreja de Jesus Cristo.

RETIRO_DO_CLERO_2011_033Nesse quarto dia de retiro, após oração da manhã e café, o pregador, D. Sergio Eduardo Castriani, fez uma reflexão dizendo que a missa é a vida do padre e, citando o Pe. Alberto, sacerdote jesuíta do Chile, que foi canonizado há uns cinco anos atrás, disse: “Minha missa é minha vida e minha vida é uma missa prolongada”. Portanto, a nossa vida sacerdotal deve ser uma missa continuada, disse o pregador.

RETIRO_DO_CLERO_2011_009No terceiro dia,  o pregador, D. Sergio Eduardo Castriani, conduziu as meditações no sentido de levar a todos a um exame de vida, uma vez que todo o nosso trabalho pastoral deve partir de Jesus e chegar a Jesus.  Ele disse que quem conduz toda a missão da Igreja é o Espírito Santo. Daí a importância de sempre rezar ao Espírito Santo, pedir sem cessar a sua força, a sua luz.

RETIRO_DO_CLERO_2011_012O dia começou com a Oração das Laudes e, depois do café da manhã, seguiu-se a primeira meditação.  O pregador, baseando-se no documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” enfatizou que Jesus Cristo é a nossa razão de tudo o que somos, temos e fazemos. Daí a importância de sermos, cada vez mais ouvintes e praticantes da sua palavra, e desse modo, nos tornar parecidos com o Mestre.

RETIRO_DO_CLERO_2011_006Começou ontem (18), às 17h30, o retiro do clero da Diocese de Marília, que vai até sexta feira, dia 22 de julho. Além dos sacerdotes que compõem o presbitério da diocese, os dois diáconos da diocese, Marcos Roberto Cesário de Souza, Cecílio Davi e Mauro Polon e os seminaristas que cursam Teologia também participam do retiro. Ao todo, foram 74 participantes, sendo 2 bispos, 54 padres e 3 diáconos e 15 seminaristas.

presbiteralI3No dia 5 de junho, a Equipe da Pastoral Presbiteral se reuniu em Parapuã. A reunião iniciou-se às 9h e terminou às 12h, com o almoço. Pe. Valdo Bartolomeu Santana motivou a oração inicial e, depois, o coordenador, Pe. Luiz Eduardo Cardoso de Sá, apresentou a pauta do dia.

orandi1O Pe. José Orandi da Silva, pároco da Paróquia Sagrada Família, de Lucélia, foi eleito o novo presidente da Comissão Regional de Presbíteros Sul I.  Em virtude da renúncia do até então presidente, o Pe. Deusmar Jesus da Silva, da Diocese de Barretos, a coordenação da comissão, composta de padres representantes dos presbíteros do Estado de São Paulo, elegeu, no dia 10 de junho, o Pe. José Orandi.

PASTORAL_PRESBITERAL_005Esta foi a segunda reunião da Pastoral Presbiteral e aconteceu em Parapuã, das 9h às 12h.

O Padre Domingos de Jesus dirigiu a oração inicial. Ele partiu do texto bíblico de Isaías 41,8ss e  nos levou a meditar sobre nossa amizade com Deus enquanto seus servos.

“O Senhor nos chama a sermos seus servos,mas servos amigos. Ou seja, o padre é chamado a ser amigo de Deus e acolhe-lo como seu amigo. É a partir dessa amizade íntima com o Senhor que o padre ganha forças para anunciar amizade de um Deus amigo”

confraternNo dia 26 de abril (terça-feira), o clero da Diocese de Marília se reuniu em Adamantina para a tradicional confraternização após a semana de Páscoa.

O encontro iniciou-se às 9h30 com a chegada dos padres e o café. Após, os padres dirigiram-se para a Capela Nossa Senhora Aparecida. O encontro foi coordenado pelo Pe. Wagner Antonio Montoz, Coordenador do Conselho Presbiteral. Pe. Wilson Luiz Ramos  conduziu o momento de oração e espiritualidade.

Aconteceu na manhã de quinta-feira da Semana Santa a espiritualidade com os padres da Região Pastoral II.espiritualidade-r2

A manhã teve seu início por volta das 9h na chácara da paróquia de Rinópolis. Além dos padres, os seminaristas que fazem estágio pastoral na região também estiveram presentes.

O encontro foi coordenado pelo Vigário Episcopal, Pe.Nelson Bernardino Lopes que fez a acolhida a  todos e, logo em seguida, passou a palavra para o Pe. Luciano Pontes, encarregado de conduzir o momento de espiritualidade.

espiritualidade-2011-1

  Hoje, dia 20 de abril, quarta-feira da semana santa, Dom Osvaldo Giuntini, os padres da Região Pastoral I, juntamente com os seminaristas que fazem estágio pastoral em tal região estiveram reunidos durante toda a manhã no salão da Catedral de São Bento para uma manhã de espiritualidade.

O encontro foi coordenado pelo Vigário Episcopal, Pe. Wagner Antonio Montoz. Ele motivou a oração inicial e passou a palavra para o Pe. Angelo Fornari, CJS, que meditou sobre nossa fraternidade sacerdotal e a necessidade urgente da Pastoral Presbiteral. Sua meditação foi inspirada na palavra de Jesus: "Pai, que todos sejam um" (Jo, 17, 21) .

Após a reflexão, houve partilha em grupo a partir do texto "A Fraternidade é uma humilde experiência", finalizando com uma reflexão em comum de tudo o que foi discutido nos grupos. A manhã de espiritualidade encerrou-se com um almoço.

presbiteralNo dia 25 de março de 2011, a equipe da pastoral presbiteral se reuniu, pela primeira vez, cidade de Parapuã, das 9h às 12h.

De início, houve um momento de espiritualidade, a partir da I Carta de São Pedro 5,1- 4, em sintonia com o mistério celebrado no dia, que foi a Anunciação do Senhor.

Depois demos uma olhada no texto “Fraternidade e Pastoral Presbiteral” e fizemos uma meditação a partir do texto “Decálogo da Pastoral Presbiteral”.

Todos os anos, os fiéis católicos devem se preparar para a Páscoa com o Sacramento
da Penitência. E para facilitar a participação das comunidades, a diocese de Marília tem realizado o Mutirão de Confissões, no qual um grupo de padres se reúne para atender os fiéis e cada dia o sacramento é ministrado em uma paróquia.

Sub-categorias