18
Sab, Nov

form-sul1-5"Vaticano II: um porto de chegada ou de partida?" Este foi o tema do Encontro de Formação Anual Permanente para Presbíteros, promovido pela Comissão Regional de Presbíteros, CNBB Sul 1 (São Paulo). O encontro aconteceu entre os dias 17 a 20 de setembro, em São Pedro, Alto da Serra (SP), e foi assessorado pelo Dr. Pe. Ney de Souza, da Arquidiocese de São Paulo.

domosvaldo-aniversarioNesta quarta-feira, dia 12 de setembro de 2012, Dom Osvaldo Giuntini completa 30 anos de episcopado. Todos estão convidados para participar, agradecer e orar por Dom Osvaldo.

A Diocese de Marília presta sua homenagem ao nosso Bispo, que se faz presente e caminha junto do povo a ele confiado por Deus, como verdadeiro pastor a apascentar suas ovelhas.

A Santa Missa em louvor e agradecimento será na Catedral Basílica de São Bento, em Marília, às 19h30. Todos estão convidados.

Biografia de Dom Osvaldo:

Dom Osvaldo Giuntini nasceu em São Paulo, em 24 de outubro de 1936, e cursou o 1º e o 2º graus na capital paulista e em São Roque, no Seminário Metropolitano Imaculado Coração de Maria. De 1956 a 1963 estudou filosofia e teologia no Seminário Central da Imaculada Conceição, no Ipiranga, e na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção.

A vocação de Dom Osvaldo teve início quando criança, no primeiro ano da escola. Sendo de família religiosa, depois de fazer a primeira comunhão e de ser orientado para a prática religiosa, sentiu o chamado de Deus, por volta de 1947. “Terminei a quarta série do primário e pedi ao meu pároco, da Paróquia São José de Belém, em São Paulo, que me orientasse para ingressar no seminário”, declarou Dom Osvaldo.
Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 8 de dezembro de 1963. O ministério foi exercido primeiramente na capital paulista e, em seguida, foi pároco das cidades de Salto e Itu. Após a criação da diocese de Jundiaí, Dom Osvaldo foi nomeado pároco da Catedral de Nossa Senhora do Desterro, chanceler do bispado e, posteriormente, Vigário Geral da diocese.
Em 1975, o Papa Paulo VI concedeu-lhe o título de Monsenhor. Seis anos depois, Dom Osvaldo foi para Roma com o objetivo de fazer um curso de atualização em Direito Matrimonial.
No ano seguinte, em 1982, o então Monsenhor recebeu a nomeação de bispo auxiliar. A sagração episcopal ocorreu em Jundiaí, no dia 12 de setembro do mesmo ano. O lema escolhido para o seu episcopado foi “Dou-vos a minha vida” (Vitam meam do vobis). Dom Osvaldo veio a Marília como bispo auxiliar do então bispo diocesano, Dom Frei Daniel Tomasella, e assumiu as visitas pastorais e a coordenação da pastoral diocesana.

Dom Osvaldo Giuntini permaneceu por cinco anos como bispo auxiliar. Em 1987, a pedido de Dom Frei Daniel, Dom Osvaldo foi nomeado bispo coadjutor, com direito à sucessão.
Cinco anos depois, em decorrência da renúncia do bispo diocesano, Dom Osvaldo tomou posse como bispo da diocese de Marília, em 9 de dezembro de 1992. Como bispo diocesano, Dom Osvaldo deu continuidade às iniciativas anteriores, tendo a assessoria dos diversos conselhos diocesanos.
Dentre os momentos importantes da diocese, durante seu bispado, está a inauguração do novo prédio do Seminário Diocesano São Pio X, em 1º de maio de 1996, e a Revisão Ampla da Pastoral na diocese, a partir da qual surgiram propostas para a Ação Evangelizadora das comunidades, pastorais, movimentos e associações.
Outro momento importante que motivou a diocese e todos os cristãos foi a celebração dos 2.000 anos do nascimento de Jesus Cristo e a comemoração do Jubileu de Ouro da Diocese de Marília.

domosvaldo30anos

{jathumbnail off images="images/domosvaldo30anos.jpg"}

058Ontem, dia 28 de agosto, o clero da Diocese de Marília esteve reunido no Centro de Treinamentos e Vivências – C.T.V. da cidade de Bauru, para iniciar o Curso de Atualização do Clero, cujo tema foi os 50 anos do Concilio do Vaticano II.

timthumbA Pascom do Santuário Sagrado Coração de Jesus realizou uma entrevista com o Pe. Júlio Pereira de Souza, ordenado presbítero no dia 4 de agosto. Confira abaixo a íntegra e visite o site do Santuário para ficar por dentro de outras notícias.


No dia 11 de Agosto, dia da primeira Missa do Padre Júlio Pereira de Souza Neto no Santuário Sagrado Coração de Jesus, a Pastoral da Comunicação realizou uma entrevista com o sacerdote.

IMG 0741No dia 04 de Agosto, dia de São João Maria Vianey e dia do Padre, na cidade de Junqueirópolis, os diáconos Júlio Pereira de Souza Neto e Luiz Henrique de Araujo foram ordenados sacerdotes. A celebração, presidida por Dom Osvaldo Giuntini, foi marcada por momentos emocionantes do início até o final. Após, houve uma recepção festiva, onde os dois Padres puderam receber os cumprimentos dos fiéis.

030Para celebrar o dia de São João Maria Vianey, padroeiro dos padres, o clero da Diocese de Marília, se reuniu no dia 6 e agosto, na cidade Adamantina.

retiro-final9Dos dias 16 a 20 de julho, o clero da Diocese de Marília, juntamente com o seu Bispo Diocesano, Dom Osvaldo Giuntini, reuniu-se no Seminário Santo Antonio, da cidade de Agudos, para realizar o seu retiro anual. O pregador foi Dom Edson Damian, Bispo da Diocese de São Miguel das Cachoeiras, no Amazonas.

DSC01463Depois de um intenso momento de oração pela manhã, o pregador fez uma meditação intitulada “Paulo, servo do Senhor”. Aqui o pregador foi mostrando que o apóstolo, depois do seu encontro com o Senhor no caminho de Damasco, sentiu-se laçado por Jesus e imediatamente tornou-se servo de Cristo. Tornou-se apóstolo sem hesitação e pôs-se a evangelizar. Ele sentia que evangelizar era uma necessidade que se impunha com toda a sua força. (I Cor 9,16).

DSC01438O segundo dia de retiro, 17 de julho, começou com a oração da manhã e, após o café, Dom Edson Damian, coordenou a manhã de meditação falando sobre a Caridade Pastoral a partir da Carta de São Paulo aos Filipenses. Ele disse que a caridade pastoral tem duas faces: o amor apaixonado por Jesus e a misericórdia e a compaixão aos irmãos.

DSC01393

O Retiro do Clero da Diocese de Marília teve inicio ontem, dia 16, às 18h com a Santa Missa e irá até a próxima sexta feira, dia 20. O clero e os seminaristas da Teologia da diocese estão hospedados no Seminário Santo Antonio, da cidade de Agudos

diaconosOs diáconos Júlio Pereira de Souza Neto e Luiz Henrique de Araújo receberão o Sacramento da Ordem, no grau do Presbiterato, pelas mãos do Bispo Diocesano de Marília, Dom Osvaldo Giuntini. A celebração eucarística será no dia 4 de agosto na Paróquia Santo Antônio, em Junqueirópolis.

santclero20121No dia 15 de junho, quando a liturgia da Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, os padres da Diocese de Marília se reuniram para um momento forte de oração pela santificação do clero.

presb-maioNo dia 8 de maio, na casa paroquial de Parapuã, a equipe da pastoral presbiteral se reuniu mais uma vez. A oração inicial foi feita pelo Pe. Manoel Cirino de Souza e depois todos leram e refletiram o texto de Rodrigo Cardoso intitulado “Padres no Divã”.

conmauriciooA Missa solene em comemoração ao 60 anos de ordenação sacerdotal do Cônego Maurício Pilon será dia 25 de abril às 19h30 no Santuário Sagrado Coração de Jesus, de Vera Cruz. Toda comunidade de Vera Cruz e da Diocese de Marília está convidada. Vamos prestigiar um grande “servo da vinha do Senhor” cujo ardor missionário transmite o próprio Cristo Jesus. Após a Santa Missa, haverá uma recepção festiva aos convidados. Lembramos que haverá uma solenidade maior no dia 13 de Maio, em comemoração aos 90 anos de idade.

_DSC2893Aos 2 dias do mês de fevereiro, os padres Manoel Carlos Nery de Souza, Mauricio Pereira Sevilha e Roger Herminio Souza Rodrigues celebraram seu 10º aniversário de ordenação presbiteral. Os três foram ordenados juntos em 2002 no jubileu de ouro da Diocese de Marília. Pe. Manoel celebrou a missa de aniversário em sua paróquia, Nossa Sra. Aparecida de Flórida Paulista, e Pe. Roger e Pe. Mauricio celebraram em Bastos.

 

296445_147334245363612_100002611119018_224063_1805754202_n

Neste domingo (5) a Paróquia Imaculado Coração de Maria, de Inúbia Paulista, teve motivos de sobra para se alegrar, pois tomou posse como novo pároco da comunidade o Pe. Márcio Roberto Rios Martins, em uma missa festiva que contou com a participação de centenas de fiéis da cidade e de cidades vizinhas.

Retiro_da_Fraternidade_JesusCaritasOs padres Valdo Bartolomeu de Santana e Carlos Roberto dos Santos participaram do Retiro Espiritual anual da Fraternidade Jesus+Caritas, nos dias 3 a 10 de janeiro de 2012, que aconteceu na cidade de Hidrolândia.

Na circular, Dom Osvaldo divulgou algumas transferências e comunicou as paróquias para as quais irão o recém-ordenado Pe. Mauro e os três novos diáconos.
 
Em sua primeira circular do ano de 2012,o bispo dio­ce­sano, Dom Osvaldo Giun­ti­ni, divulgou as nomeações e o re­maneja­mento de sacerdotes.

IMG_4559Em uma solene Celebração Eucarística na última sexta-feira (16), os seminaristas Júlio Pereira de Souza Neto e Luiz Henrique de Araújo receberam o Sacramento da Ordem no grau do Diaconato pela imposição das mãos e oração consacratória do Bispo Diocesano de Marília, Dom Osvaldo Giuntini.

ordenacao_mauro122No dia 8, Festa da Imaculada Conceição de Maria, o Diác. Mauro Pollon recebeu o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterado das mãos do Bispo Diocesano de Marília, Dom Osvaldo Giutini. A ordenação foi celebrada na Catedral Basílica de São Bento Abade, em Marília, com início às 19h30.

ordenacaoA Diocese de Marília se alegra com mais uma ordenação sacerdotal marcada para este ano. O Diác. Mauro Pollon receberá o Sacramento da Ordem no grau do Presbiterato das mãos de Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, no dia 8 de dezembro, na Catedral Basílica de São Bento, em Marília.

Sub-categorias