19
Sab, Ago
0 Novos artigos

No dia em que os 28 seminaristas diocesanos passaram pela Porta da Misericórdia, três foram instituídos leitores e a sete foi conferido o ministério de acólito. No Seminário Propedêutico, o bispo admitiu como candidatos às Ordens Sacras os estudantes do primeiro ano de Teologia.

admissao capaNo último sábado, dia 2, no Seminário Propedêutico São Pio X, durante a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo diocesano Dom Luiz Antônio Cipolini, os seminaristas do primeiro ano de teologia

retiro-sem2012-1Seminaristas da Filosofia e Teologia reuniram-se de 07 e 11 de dezembro, na Casa dos Religiosos Vicentinos de Marília, para realizar o retiro que reúnem os seminaristas diocesanos de Marília. O retiro teve a participação de 32 seminaristas e também a presença do Padre Carlos Roberto dos Santos que, como membro do Conselho de Formação, coordenou o retiro e participou dos momentos de oração e reflexão juntamente com os seminaristas.

ord-danilo

O seminarista Danilo Nobre dos Santos será ordenado diácono no dia 21 de dezembro de 2012. Danilo é natural de Tupã e fez estágio nas paróquias Santa Antonieta, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora de Fátima (Adamantina) e Santo Antônio (Junqueirópolis). Confira mais sobre sua trajetória até a admissão ao Sacramento da Ordem no grau do Diaconato.

conselhos3O Conselho de formação, coordenado pelo Cônego José Carlos Dias Toffoli,  reuniu-se nos dias 6 e 7 de novembro para avaliação, reflexões e distribuição do estágio pastoral dos seminaristas.

conv2Nos dias 28 e 29 de setembro, na chácara El Shadday em Tupã, os seminaristas de Teologia da Diocese de Marília, estiveram reunidos para uma convivência fraterna. Chegaram na sexta feira a noite e foram muito bem acolhidos pelo Padre Antonio Padula, da paróquia São Pedro, que exerce também a função de visitador dos teólogos, enquanto membro do conselho de formação.

renasem20123De 16 a 20 de julho, foi realizado o 28º RENASEM (Retiro Nacional de Seminaristas), promovido pela Renovação Carismática Católica, na Casa de Oração Monte Sinai, em Jundiaí-SP. A temática adotada para este ano foi “Santificados para apascentar: “Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3a) contextualizada nas partilhas ministeriais de sacerdotes e seminaristas.

SANTAS_MISSOES_PARTE_logoNo dia 28, sábado, aconteceu o encerramento das Missões em Monte Castelo, com a Santa Missa presidida por nosso querido pastor, Dom Osvaldo e concelebrada pelos padres Carlos Roberto dos Santos, Coordenador Diocesano de Pastoral, Adriano Alves, pároco de Ouro Verde e Mauro Sérgio Pollon, novo administrador paroquial de Monte Castelo.

missoes_dia1_9Os seminaristas da Diocese iniciaram neste domingo, dia 22, a semana missionária na Paróquia Santa Cecília de Monte Castelo sob a coordenação assessora diocesana da Comissão Missionária, Terezinha de Souza e Silva.

De 16 a 20 de janeiro, os seminaristas de teologia realizaram em várias paróquias da diocese a pastoral de férias. Os seminaristas Diego Carvalho e Danilo Nobre estiveram na Paróquia de Santa Antonieta, de Marília, oferecendo formação para catequistas e membros da pastoral litúrgica. Na parte da manhã, visitaram os enfermos da comunidade. Já os seminaristas Willians e Adeflor estivem na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marília, refletindo sobre a Iniciação Cristã e as Diretrizes Gerais da CNBB.

Os seminaristas Márcio e Omar realizaram pastoral de férias na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do bairro Jóquei Clube de Marília, com palestras para catequistas e ministros. O seminarista André esteve em Flórida Paulista apresentando aos agentes de pastoral uma reflexão sobre o Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI e um estudo sobre a profissão de fé. Os seminaristas Ivã e Murilo iriam realizar pastoral de férias na Paróquia São Pedro, de Garça, mas a mesma foi cancelada.

Após esta experiência de pastoral de férias, os seminaristas de teologia se juntaram aos demais seminaristas em Monte Castelo e foram recepcionados pelos Padres Adriano Alves e Mauro Polon para um almoço festivo no salão paroquial e missa de envio às 20h.

Depois do almoço, o Pe. Manoel Carlos Nery de Souza, representando o Conselho de Formação, apresentou uma motivação para as missões contextualizando a iniciativa a partir da Conferência de Aparecida. “As experiências pastorais, discernidas e acompanhadas no processo de formação são sumamente importantes para confirmar a autenticidade das motivações no candidato e ajuda-lo a assumir o ministério como um verdadeiro e generoso serviço, no qual o ser e o agir, pessoa consagrada e ministério, são realidades inseparáveis” (DAp 322).

O Pe. Manoel também recordou a necessidade da formação pastoral-missionária dos seminaristas a partir das Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil, que considera esta dimensão um princípio unificador de todo processo formativo. “Sejam sempre previstos, em conformidade com a organização de estudos e a cotidianidade da casa de formação, estágios e trabalhos pastorais devidamente planejados, acompanhados e avaliados. Esses estágios podem acontecer em finais de semana, nas férias ou em intervalos entre o período de estudos, privilegiando a presença missionária entre os mais pobres (Doc CNBB 93, nº 307).”

Confira a programação de Semana Missionária:

Segunda-feira, dia 23: - visitas às famílias e terço nos setores à noite;

Terça-feira, dia 24: - visitas às famílias e Via-Sacra à noite;

Quarta-feira, dia 25: visitas às famílias e Adoração ao Santíssimo e noite de Louvor;

Quinta-feira, dia 26: Missa da saúde às 15h e Terço luminoso à noite;

Sexta-feira, dia 27: Celebração Penitencial às 6h, visitas e Luau na Praça da Matriz com o trio elétrico da SIM à noite;

Sábado, dia 28: manhã de recreação com as crianças e Missa de encerramento das missões e envio do Rafael para o seminário, presidida por Dom Osvaldo.

Todos os dias haverá missa com laudes às 8h na Igreja Matriz com todos os missionários.

missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9 missoes_dia1_9

alt

O Seminário Diocesano São Pio X, em Marília, recebeu, do dia 2 ao dia 4 de dezembro, quatro jovens que deverão iniciar a formação em 2012. Durante o ano de 2011, eles foram acompanhados pelos padres de suas paróquias e participaram do retiro voca­cio­nal, realizado no mês de outubro.

julio_luizPouco mais de quinze dias antecedem a Ordenação Diaconal dos seminaristas Júlio Pereira de Souza Neto e Luiz Henrique Araújo. Ambos serão ordenados por Dom Osvaldo Giuntini em uma Celebração Eucarística marcada para o dia 16 de dezembro às 20h na Paróquia Santo Antônio, em Junqueirópolis.

retirofoucauld1De 04 a 11 de julho, na cidade de Goiás Velho (GO), aconteceu o 3º Retiro Nacional de Seminaristas da Fraternidade de Foucauld, com a participação de 17 seminaristas dos estados do Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo.

manha-espiritualidade3No dia 24 de maio de 2011, no Seminário Provincial de Filosofia Sagrado Coração de Jesus, os seminaristas da Diocese de Marília tiveram uma manhã de Espiritualidade com o Pe Valdemar. O tema de meditação foi: A Espiritualidade do Ser-viço.

“Viemos de Deus. Fomos enviados por Ele para manifestar e revelar sua vida. Somos essencialmente divinos, fazendo uma experiência humana. Estamos aqui no mundo como manifestadores da vida de Deus. Por nós, Deus se mostra ao mundo. Daí a vida como grande espiritualidade.

Formise9Terminou nesta manhã de domingo dia (01), o I FORMISE (Formação Missionária de Seminaristas) da Sub Região de Botucatu/SP que aconteceu no ITRA (Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos) em Marília/SP. Os 45 seminaristas das 08 dioceses de nossa Província Eclesiástica estavam reunidos desde sexta feira (29), celebrando, refletindo, estudando a "dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral".

sem3Após duas décadas de fartura na formação de novos padres, a Diocese de Marília já convive com um ‘superávit’ no número de ordenações. A estimativa foi divulgada ontem pela Faculdade João Paulo II (Fajopa). Hoje, pelo calendário civil, é o dia do sacerdote. “Atualmente, temos mais ordenações do que desistências e falecimentos”, afirmou o diretor da instituição, o padre Maurílio Alves Rodrigues. Ele salientou que a média atual é de 15 novos padres por ano. Mas nem todos permanecem por aqui. Mantida pela Associação Cultural e Educacional Diocesana, a Fajopa precisa atender à demanda por sacerdotes de toda a Arquidiocese de Botucatu, na qual estão oito dioceses – além da sede e de Marília, de Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Ourinhos e Presidente Prudente.

formiseNa última Assembléia das Igrejas, o tema central foi a Missão Continental, proposta a todas as dioceses do Estado de São Paulo. Dom Osvaldo Giuntini, bispo diocesano de Marília, está dando destaque ao assunto, e que já foi refletido no Encontro Diocesano de Agentes, realizado no mês de fevereiro em Tupã (SP). Agora é a vez de a Missão Continental ser discutida também pelos seminaristas.

Após concluída a etapa formativa, o seminarista Marcos Roberto será ordenado diácono no dia 26 de fevereiro o seminarista Marcos

A Diocese de Marília prepara-se para mais uma ordenação diaconal. Este ano, o seminarista Marcos Roberto Cesário da Silva será ordenado diácono pelas mãos e oração consacratória do Bispo Diocesano, Dom Osvaldo Giuntini.

Pastoral da Esperança de Marília
Área de dowloads