14
Qui, Dez

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília tem nova coordenação a partir deste ano. Em reunião realizada no último sábado, em Tupã, foi escolhido o casal Rui Gonçalves Alves e Lourdes José dos Santos Alves, que pertencem à Paróquia Sagrada Família, de Lucélia. Eles ficarão no cargo por dois anos e esse prazo poderá ser renovado por mais dois.

Aconteceu no Colégio Marista de Ribeirão Preto, nos dias 8, 9 e 10 de julho de 2016, a 19ª edição do congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 1, com o tema “O amor é nossa missão: a família plenamente viva” e o lema “Misericordiosos como o Pai”. Mais de 250 participantes, entre bispos, padres, religiosas e leigos estiveram presentes no encontro.

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília realizou no dia 12 de junho mais uma formação previsto em seu calendário para 2016. Esta nova formação aconteceu na Casa Pastoral Diocesana das 8h às 13h terminando com o almoço aos participantes. O Tema foi a Encíclica do Papa Francisco "Laudato Si", tratando do amor, a responsabilidade e o cuidado para com nosso planeta Terra, a "casa comum".

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar realizou nos dias 21 e 22 de maio de 2016 o 6º Simpósio e a 8ª Peregrinação Nacional da Família. O evento, que contou com a participação de cerca de 4 mil agentes da Pastoral Familiar, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida SP.

A Pastoral Familiar da Paróquia São Judas Tadeu de Tupã participou no dia 01 de Dezembro, de uma formação, realizada pelo casal coordenador Diocesano Jaime e Rogéria Piassa, sobre a importância da Pastoral Familiar nas paróquias.

A Pastoral Familiar da Catedral Basílica de São Bento esteve reunida na noite de 04 de Agosto para formação. Cerca de 40 agentes de Pastoral estudaram o capítulo 8 do Diretório da Pastoral Familiar e do 4o. Capítulo da Exortação Apostólica Familiaris Consórtio que é destinado à família e a Pastoral Familiar, a história e o nascimento da PF, seus objetivos e importância na Paróquia. Os Coordenadores da Pastoral Familiar na Diocese seguem com seu objetivo para 2015 de realizar as formações diretamente nas paróquias alcançando, assim, o maior número de agentes possível. A próxima formação será dia 25/08 na Santa Rita.

A Pastoral Familiar do Regional Sul I realizou nos dias 26, 27 e 28 de Junho, nas dependências da Vila Kostka, no Bairro de Itaici, Indaiatuba, seu 18º Congresso anual. Com o tema: “O amor é nossa missão: a família plenamente viva” e o lema: “O amor jamais passará” (cf. I Cor 13, 8) o evento contou com a presença de 280 participantes, entre agentes de pastoral, padres, bispos e equipes de trabalho. A solene abertura aconteceu na sexta feira às 20 horas com as boas-vindas aos presentes. Após a abertura foi realizada a 1ª Conferência do Congresso que leva o tema do congresso desenvolvida pelo casal Dr. Gilson e Sonia Delgado.

Realizou-se no dia 30 de Maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida o 5° Simpósio Nacional da Família. O evento teve a participação de aproximadamente 2.500 agente de pastoral de todo o país. As atividades aconteceram das 8 às 17:30 iniciando-se com as palavras de acolhida de Dom Darci José Nicioli Bispo Auxiliar de Aparecia-Sp e do casal coordenador nacional Roque e Veronica Rohden.

A Pastoral Familiar da Paróquia São Francisco Xavier de Bastos realizou na noite de 22 de Abril uma formação motivacional para sua equipe. O evento contou com a participação de 52 pessoas e a presença do Pe. Sergio Roncon. A formação foi realizada pelo casal coordenador diocesano Jaime Luiz Piassa e Rogéria Piassa. Na ocasião foi apresentada à equipe a estrutura, objetivos e atribuições da Pastoral Familiar juntamente com o magistério da Igreja, com os subsídios relacionados aos trabalhos pastorais.

A Pastoral Familiar da Paróquia São Pedro de Garça participou no dia 25 de Março de uma formação oferecida pela coordenação Diocesana. O evento teve início às 20 horas e terminou por volta das 22 horas com a participação de 12 agentes. O tema estudado foi o 8º Capitulo do Diretório da Pastoral Familiar que trata da importância da presença da Pastoral Familiar na Paróquia, sua história e seus objetivos.

pf formacaodeagentesgarca

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília, dando sequência ao seu planejamento de formações diretamente nas paróquias para 2015 realizou mais uma etapa. Desta vez a Paróquia escolhida foi a Sagrado Coração de Jesus em Marília. Com a participação de 40 agentes o tema foi o 8o. Capítulo do Diretório da Pastoral Familiar: "Pastoral Familiar: resposta da igreja às dificuldades e questões familiares" que trata da importância da PF na paróquia, seus objetivos e história.
As próximas formações estão marcadas para a Paróquia São Pedro de Garça e Santa Antonieta.

Os subsídios "Hora da Família" e "Hora da Vida" são produzidos pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), com a proposta de animar as famílias ao encontro fraterno, de partilhas e reflexão sobre os ensinamentos e valores cristãos acerca da vida e da família.

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília realizou sua primeira reunião de 2015 com os coordenadores da Região Pastoral I. O evento, realizado no CDP fez o planejamento para o ano avaliando o calendário Diocesano da Pastoral que vislumbra atividades comuns como: Encontro de Agentes, Missa da Semana Nacional da Família, formações nas paróquias e participações em eventos regionais e sub regionais. Estão previstas mais quatro reuniões até o final do ano. As reuniões com as Regiões Pastorais II e III serão todas realizadas na Casa Pastoral em Adamantina.

pfformacao01A Pastoral Familiar da Diocese de Marília concluiu neste domingo, 23, seu ciclo de formações para o ano de 2014.

past-familiar-formacaoA Pastoral Familiar da Diocese de Marília realizou no dia 19 de Outubro mais uma etapa de seu programa de formações para o ano de 2014.

congresso-familiarRepresentada pelo Casal Coordenador Diocesano da Pastoral Familiar Jaime Piassa e Rogéria Tucunduva Piassa, a Diocese de Marília esteve presente no XIV Congresso Nacional da Pastoral Familiar em São Luís, Estado do Maranhão.

Pagina 1 de 2