19
Qui, Out
1 Novos artigos

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

A Pastoral Familiar da Catedral Basílica de São Bento esteve reunida na noite de 04 de Agosto para formação. Cerca de 40 agentes de Pastoral estudaram o capítulo 8 do Diretório da Pastoral Familiar e do 4o. Capítulo da Exortação Apostólica Familiaris Consórtio que é destinado à família e a Pastoral Familiar, a história e o nascimento da PF, seus objetivos e importância na Paróquia. Os Coordenadores da Pastoral Familiar na Diocese seguem com seu objetivo para 2015 de realizar as formações diretamente nas paróquias alcançando, assim, o maior número de agentes possível. A próxima formação será dia 25/08 na Santa Rita.

O Encontro de casais com Cristo Inter paroquial - ECC de Tupã, realizou no dia 19 de julho - domingo, no horário as 7h40 às 13 horas, no Portal das Estrelas de Tupã, uma manhã de espiritualidade, contando a presença de 51 (cinquenta e um) casais, vindo das Paróquias São Pedro Apóstolo, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Auxiliadora e São José.

No terceiro e penúltimo dia do 9º Muticom, em Vitória, os jornalistas Elson Faxina e Caco Barcellos discutem, respectivamente, missão do jornalismo católico e espetacularização da notícia. Na ocasião, CNBB e Rede Século 21 lançam curso de educação a distância.

Entre os dias 29/06 a 3/07/2015, na Paróquia Santa Genoveva, estiveram reunidos 18 catequistas de Irapuru e 3 catequistas da Paróquia São José de Flora Rica para a Semana de Formação Catequética. Durante esta semana, conforme proposta diocesana, foram estudados os livros, da Editora Paulinas, do escritor Valter Ivan de Oliveira: “Sou batizado, e daí?”, “Festa do Perdão”, “Pão da Vida” e “Creio e o Sacramento da Crisma”.

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, de Pompéia, realizou, até o último domingo, quatro dias do Acampamento Mirim. Foram 96 crianças de 10 a 12 anos de idade, que estiveram reunidas na Fazenda São Pedro.

A Pastoral Familiar do Regional Sul I realizou nos dias 26, 27 e 28 de Junho, nas dependências da Vila Kostka, no Bairro de Itaici, Indaiatuba, seu 18º Congresso anual. Com o tema: “O amor é nossa missão: a família plenamente viva” e o lema: “O amor jamais passará” (cf. I Cor 13, 8) o evento contou com a presença de 280 participantes, entre agentes de pastoral, padres, bispos e equipes de trabalho. A solene abertura aconteceu na sexta feira às 20 horas com as boas-vindas aos presentes. Após a abertura foi realizada a 1ª Conferência do Congresso que leva o tema do congresso desenvolvida pelo casal Dr. Gilson e Sonia Delgado.

As paróquias São Miguel Arcanjo e Maria Mãe da Igreja, de Marília, realizaram em parceria uma Manhã de Espiritualidade para os casais que fazem parte do ECC (Encontro de Casais com Cristo), no salão paroquial da São Miguel, no dia 14/06/2015. O encontro foi realizado no dia 14 de julho, no salão paroquial da São Miguel, e contou com a participação de 22 casais, mais os cinco da equipe dirigente.

No dia 23/05/2015, no patronato, Paróquia de Santa Isabel tivemos a formação para os casais das equipes dirigentes da 3ª etapa do ECC (Encontro de Casais com Cristo) do setor VI, juntamente com os casais Diocesanos. Estiveram presentes 44 casais, representado as dioceses de Pres. Prudente, Bauru, Botucatu, Assis, Ourinhos e Marília.

No sábado, dia 20 de junho, se deu início ao Curso de Lideranças da PJ da Diocese de Marília em Paulicéia, com o tema: "vem, entra na roda com a gente!". Com a assessoria de Mateus Vieira e Mateus Bevilacqua, que trabalharam e discutiram com os/as participantes sobre a dimensão sócio-político, passando antes pela dimensão pessoal, e alguns temas, como a educação e a violência e sua relação. Trabalharam e discutiram também sobre reforma política e a redução da maioridade penal.

Centenas de ministros extraordinários da Sagrada Comunhão da Região Pastoral II da Diocese de Marília participaram no último sábado, dia 20, de formação e celebração de colação de grau. A Paróquia Sagrada Família de Lucélia, sediou no sábado, dia 20, o encontro de formação e Missa de Colação de Grau de quinhentos e dois ministros extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC) da Região Pastoral II.

A Infância e Adolescência Missionária (IAM) realizou no dia 14, a 5ª Edição do Encontro Diocesano da Infância e Adolescência Missionária - EDIAM, sendo realizado na Paróquia Sagrada Família de Marília e tendo como tema: “Eu vim para Servir”, iniciando ás 8h00.

No último domingo, dia 31 de maio, foi realizado, em Marília, o Encontro das CEB's (Comunidades Eclesiais de Base) da Região Pastoral I. Cerca de 50 pessoas estiveram reunidas na comunidade Nossa Senhora das Graças, no bairro Nova Marília. O tema refletido foi "Comunidade de Comunidades: Uma nova igreja", sendo que este foi um dos compromissos assumidos durante o 13º Intereclesial da Ceb´s, realizado em Juazeiro do Norte, e também é uma das propostas do Primeiro Plano Diosesano de Pastoral.

Na manhã do dia trinta e um de maio, aconteceu na cidade de Flórida Paulista, o encontro regional dos Agentes da Pastoral do Batismo da Região III. O tema tratado foi a Carta Apostólica do Papa Francisco, “EVANGELII GAUDIUM”, sob orientação e apresentação pelo Seminarista André Martins.

Com os Discípulos de Emaús - Lc 24,13-35,  O texto está situado logo após o assassinato de Jesus por parte dos chefes dos sacerdotes e romanos. Nesse contexto, dois dos discípulos de Jesus saiam de Jerusalém em direção a Emaús. Nessa caminhada os discípulos estavam desanimados, sem esperança, com medo e cheios de angustias, devido as experiências que haviam vivido nos últimos três dias. Os dois iam conversando sobre Jesus, eis então que Ele começa a fazer parte da sua caminhada não sendo reconhecido.  

O bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, apresentou, no último sábado, 30, 196 novos Mesc (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão) da Região Pastoral I. A cerimônia de colação ocorreu na Paróquia Santo Antônio, de Marília, e contou com a presença de familiares e amigos.

Realizou-se no dia 30 de Maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida o 5° Simpósio Nacional da Família. O evento teve a participação de aproximadamente 2.500 agente de pastoral de todo o país. As atividades aconteceram das 8 às 17:30 iniciando-se com as palavras de acolhida de Dom Darci José Nicioli Bispo Auxiliar de Aparecia-Sp e do casal coordenador nacional Roque e Veronica Rohden.

Neste domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, as três Regiões Pastorais da diocese tiveram os encontros de Pentecostes, organizados pela RCC (Renovação Carismática Católica). Em anos anteriores, os encontros eram realizados no próprio dia de Pentecostes, porém os encontros foram marcados para o domingo seguinte para que os fiéis pudessem celebrar o Pentecostes em suas paróquias.

A Pastoral da Saúde, na pessoa de sua formadora e coordenadora Fátima Aparecida Munhoz, realizou dois encontros de formação para agentes. O primeiro realizado na Região Pastoral I, na Paróquia Maria Mãe da Igreja de Marília, no dia 16 de maio, com a participação de 170 agentes.

Nos dias 16 e 17 maio 2015, as ENS realizaram seu Retiro Anual. Com o tema: Ousar o Evangelho e Discernir os Sinais dos Tempos, o encontro reuniu 105 casais. Inicialmente refletimos sobre os sinais presença de Deus em nossas vidas e o desafio de olhar para o mundo de forma positiva, tendo como referência Gn 12,1-5 e o texto “Viver com os olhos de Deus”, (Livro Tema pg. 16) e a oração de São Francisco.

A missa da Ascensão do Senhor celebrada no dia 17 de maio na Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista, marcou também o 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais onde os membros da PASCOM (Pastoral da Comunicação) participaram apresentando alguns objetos de comunicação durante a missa que foi marcada ainda pela apresentação da Mensagem do Papa Francisco para o dia das Comunicações.

No mês de abril, a Pastoral da Criança capacitou mais 13 novos coordenadores de ramo (paroquiais). As paróquias que terão novos coordenadores são a São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora de Lourdes, de Garça; Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Guadalupe e Sagrado Coração de Jesus, de Marília; São José, de Panorama; Nossa Senhora Aparecida, de Ouro Verde; Nossa Senhora Aparecida, de Dracena; e Santa Genoveva, de Irapuru.