19
Qui, Out
1 Novos artigos

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

ministrosOcorreu no último domingo, dia 27 de março, nas regiões pastorais, o Encontro Diocesano de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC).. Na Região I, realizou-se no Anfiteatro do Colégio Sagrado com a participação de cerca de 500 pessoas; na Região II, na Igreja São Pedro de Tupã, com cerca de 400 pessoas; e na Região III, no Salão Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Junqueirópolis, cerca de 300 pessoas estiveram presentes.

A programação foi comum em toda a Diocese, tendo

cam2Em sessão da Câmara realizada no dia 25 de março, última sexta-feira, a Campanha da Fraternidade 2011 foi apresentada oficialmente às autoridades políticas da cidade de Marília. A sessão teve início às 20h e contou com a presença de Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, o Padre Marcos Roberto Marques Ortega, Coordenador Diocesano da CF 2011, a Equipe Diocesana da CF e vários leigos representando as paróquias da cidade.

A CF 2011 instiga a reflexão sobre o cuidado do ser humano com o meio ambiente, Criação de Deus. O tema foi

tupicf

No dia 21 de março, a Equipe da Campanha da Fraternidade 2011 da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Tupi Paulista apresentou a CF 2011 na Câmara Municipal do município.A equipe esteve representada por 5 membros e apresentou o tema para os 9 vereadores presentes na sessão camarária.

Após os trabalhos iniciais da sessão, o pároco, Padre Valdo Bartolomeu de Santana, fez uma introdução da campanha desse ano que tem como tema "Fraternidade e a vida no planeta" e como lema “A criação geme em dores de parto”(Rm 8, 22).

Nos dias 19 e 20 de março aconteceu, na chácara dos padres em Adamantina, o curso de formação para lideranças, promovido pelo Setor Juventude da diocese de Marília. No curso, estiveram reunidos 60 jovens das três regiões pastorais.

O encontro teve início no sábado às 14h e o seu término se deu às 15h do domingo. A proposta do encontro foi a capacitação dos jovens para desenvolver atividades nos grupos de suas respectivas paróquias. Os temas desenvolvidos no encontro contribuíram para a integração dos grupos e da pessoa, com várias dinâmicas e orações.

No dia 20 de março, a partir das 7h30, em Tupi Paulista, a pastoral carcerária teve sua primeira reunião na região 3. Após a celebração da santa missa na capela Nossa Senhora Aparecida, os membros da pastoral carcerária dirigiram-se até o salão paroquial da igreja matriz Nossa Senhora da Glória.

A reunião teve como objetivo descobrir como está o atendimentos nos cárceres na região, animar os grupos existentes e vislumbrar a programação de atividades para o ano. Estavam na reunião 18 pessoas, sendo 10 de Tupi Paulista, 4 de Pacaembu e 4 de Junqueirópolis.

 

{jathumbnail}No dia 12 de março, a partir das 15h, em Junqueirópolis, o SAV-PV(Serviço de Animação Vocacional- Pastoral Vocacional) teve sua primeira reunião na região 3, coordenado pelo Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, novo assessor do SAV-PV na região.

No dia 20 de março aconteceu o Encontro Diocesano de Coordenadores de Catequese na cidade de Parapuã, com a presença de 133 coordenadores. O encontro teve inicio às 08h com o café da manhã e logo após a oração inicial preparada pela Região I.

Este encontro teve como objetivo o estudo da Exortação Apostólica Pós-Sinodal
Verbum Domini do Santo Padre, o Papa Bento XVI, transmitida a todos nós pelo Frei Flavio Antônio Gandelin que, com

Com o propósito de rearticular a Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo e promover formação para as equipe paroquiais, foi realizado ontem, dia 20 de março, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Flórida Paulista um encontro, assessorado pelo Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Carlos Roberto dos Santos. Das 60 paróquias de nossa diocese que foram convidadas a participar desta formação, estiveram presentes 20 paróquias sendo: da Região Pastoral I as paróquias de São Miguel, Nossa Senhora de

Atendento um convite da Diocese de Lins, a Pascom de Marília participou no último domingo, dia 20, de uma reunião que visava estruturar a Pascom da Diocese de Lins. O I Encontro da Pastoral da Comunicação da Diocese de Lins aconteceu na Paróquia São Benedito, na cidade de Lins. O encontro foi assessorado pelo Padre Eraldo, Assessor da Pascom de Lins, e pelo seminarista Romerson, e contou com a presença de cerca de trinta pessoas da Diocese de Lins.