17
Ter, Out
1 Novos artigos

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

Na manhã do dia 9 de julho, no Centro Catequético “D. Osvaldo Giuntini”, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, a Equipe coordenada pelo Pe. Ademilson L. Ferreira (Coordenador do CDP da diocese de Marília), acolheu no Encontro de formação da Pastoral Carcerária (PCr) do Subregional de Botucatu, 60 agentes de Pastoral, das dioceses de Assis, Bauru, Marília, Lins e Ourinhos.

O Santuário Nossa Senhora Aparecida abrigou na manhã do último domingo (26) um grande grupo de homens e mulheres, adultos e jovens, para bem refletir sua importância como despertadores de novas vocações em suas respectivas comunidades.

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília realizou no dia 12 de junho mais uma formação previsto em seu calendário para 2016. Esta nova formação aconteceu na Casa Pastoral Diocesana das 8h às 13h terminando com o almoço aos participantes. O Tema foi a Encíclica do Papa Francisco "Laudato Si", tratando do amor, a responsabilidade e o cuidado para com nosso planeta Terra, a "casa comum".

Cerca de 250 crianças e adolescentes da Infância e Adolescência Missionária (IAM) participaram na manhã do domingo (5) do 6º Encontro Diocesano da IAM (Ediam), sediado na comunidade de Nosso Senhor Bom Jesus, no distrito de Rosália, em Marília.

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar realizou nos dias 21 e 22 de maio de 2016 o 6º Simpósio e a 8ª Peregrinação Nacional da Família. O evento, que contou com a participação de cerca de 4 mil agentes da Pastoral Familiar, aconteceu no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida em Aparecida SP.

Neste domingo, Solenidade da Santíssima Trindade, as três Regiões Pastorais da diocese tiveram os encontros de Pentecostes, organizados pela RCC (Renovação Carismática Católica). Em anos anteriores, os encontros eram realizados no próprio dia de Pentecostes, porém os encontros foram marcados para o domingo seguinte para que os fiéis pudessem celebrar o Pentecostes em suas paróquias.

Na noite do último sábado (7), grande quantia de fiéis esteve presente na Igreja Matriz de São José, que naquela noite acolhia uma intenção especial: a de lembrar a importância dos meios de comunicações, inclusive para a vivência cristã. Exemplo vivo é o apostolado da Pastoral da Comunicação (Pascom), que na cidade atua por meio da divulgação de notícias, fornecimento de conteúdos de formação, cobertura de celebrações, entre outros.

Entre os dias 22 e 24 de abril, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo (SP), os seminaristas Edson Barbosa, Francisco Andrade e a Irmã Maria Aparecida Dias da Silva, MJC, participaram do 9° Encontro de formação, animação, articulação e celebração missionária promovido pelo COMIRE (Comissão Missionária Regional) Sul 1 para a Sub-Região Pastoral de Botucatu.

A Pastoral da Comunicação (Pascom) diocesana vai promover o “Curso Prático de Fotografia e Texto para Mídias Digitais”. Destinado aos agentes de pastoral e movimentos das comunidades paroquiais, o objetivo do curso é proporcionar conteúdo e prática para que as paróquias fortaleçam a ação evangelizadora nas redes sociais e melhorarem a articulação nas plataformas da web.

A Pastoral Familiar da Paróquia São Judas Tadeu de Tupã participou no dia 01 de Dezembro, de uma formação, realizada pelo casal coordenador Diocesano Jaime e Rogéria Piassa, sobre a importância da Pastoral Familiar nas paróquias.

A Pastoral da Criança, em parceria com a Rede Global de Religiões pelas Crianças (GNRC), celebra anualmente, no dia 20 de novembro, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança. O tema no Brasil, este ano, será “Reduzir a violência, a pobreza e construir a paz”.

Cerca de 600 jovens da Diocese de Marília (SP) se reuniram na cidade de Flórida Paulista para a celebração do DNJ 2015. Em comunhão com a proposta da CNBB, o evento ressaltou a importância da juventude na sociedade, explicou o padre responsável.