15
Sex, Dez

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

destaque(Atualizado 29/04) - Com momento teórico e oficina prática, cerca de 50 agentes de pastoral participaram da abertura do Programa de Capacitação em Comunicação da Pascom.

asscarcer2013-4

A Pastoral Carcerária(Pcr) do Estado de São Paulo realizou entre 19 e 21 de abril na cidade de Caçapava mais uma assembleia entre agentes de pastoral e coordenadores regionais. Participaram do encontro cerca de 100 pessoas de todo o estado. O clima de fraternidade tomou conta das atividades que tiveram início na sexta-feira com acolhida e apresentação dos participantes.

sjuv-1

Aconteceu no último dia 14 em Dracena, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Assembleia Regional do Setor Juventude. A mesma reuniu representantes do setor juventude de diversas Paróquias da Região III, e teve como objetivo o estudo, a reflexão e o levantamento da realidade da juventude em cada Paróquia.

comunicar

Equipe Diocesana da Pastoral da Comunicação promove o I COMUNICAR – Diocese de Marília. A iniciativa faz parte do programa de capacitação em comunicação da PASCOM. Serão sete módulos com temáticas diversas.

O Comunicar – Diocese de Marília – Comunicação a serviço da evangelização - é um programa de capacitação promovido pela equipe diocesana da PASCOM que visa a integração e a partilha comunicativa entre todas as pessoas preocupadas com a comunicação em suas comunidades e, sobretudo, capacitá-las para a implantação efetiva da PASCOM nos limites paroquiais.

Serão sete encontros mensais, distribuídos por módulos temáticos, sempre aos sábados, das 15h às 18h, no Centro Diocesano de Pastoral, na cidade de Marília. O programa foi elaborado pela equipe diocesana, sob a orientação do novo coordenador da PASCOM na Diocese, o Diácono Danilo Nobre dos Santos, com o auxílio do assessor, Padre Valdemar Cardoso. As inscrições já estão abertas, por meio do portal diocesano – www.diocesedemarilia.org.br.

Com o objetivo de ampliar e qualificar a evangelização utilizando dos meios de comunicação social, dentro e fora da Igreja, o Comunicar contempla diversas áreas de interesse da atuação dos agentes de pastoral nesta área como Internet, Teatro, Oratória, Jornal Impresso, Foto, Rádio, Vídeo, Mídias Digitais, Publicidade, Espiritualidade da Comunicação, entre outros temas.

Os encontros acontecerão nos seguintes dias: 27 de abril, 25 de maio, 22 de junho, 31 de agosto, 28 de setembro, 19 de outubro e 23 de novembro. Os encontros terão sempre um tema específico, observando sua dimensão teórica e, sobretudo sua dimensão prática. De modo que o uso de aparelhos eletrônicos, tais como notebooks e smartphones, são indicados para o êxito das atividades práticas.

Qualquer pessoa pode participar dos encontros desde que esteja relacionado com alguma atividade pastoral das comunidades da Diocese de Marília. A participação é GRATUITA. Faça já a sua inscrição!

{module BreezingForms}

Mais informações sobre o COMUNICAR podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e ainda pelo fone (14) 3413 3124 ou (14) 9776 6045, na secretaria do Centro Diocesano de Pastoral.

 

1nufesp-13Foi realizado nos dias 23 e 24 de Março o Módulo 1 do NUFESP - Núcleo de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar. O evento, que foi realizado no ITRA, teve início às 8h do sábado contou com participação de 50 agentes das cidades de Marília, Tupã, Mariápolis, Adamantina, Tupi Paulista e Ouro Verde.

setjuven-semanamissionaria

No último sábado (16/03) ocorreu, na Paróquia São José em Tupã, a reunião do Setor Juventude. O tema central dessa reunião foi a Semana Missionária (de 15 a 20 de julho) que se realizará  antes Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

conselho2013-4Realizou-se no dia 9 de março, no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, em Tupã a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral no ano de 2013. Os 26 membros estiveram presentes representando as pastorais, movimento e associações da diocese.

estenda mao

A Pastoral Familiar da Diocese de Marília comunica que esta é a semana final para as inscrições do NUFESP-Núcleo de Formação e Espiritualidade que acontecerá durante o ano de 2013.

No domingo (24/2), pela manhã, cerca de 30 leigos católicos participaram de uma reunião com a coordenação da Pastoral Carcerária (PCr) Diocesana de Marília, na cidade de Dracena, no centro pastoral da Paróquia São Francisco de Assis.DSC 0027

assreg2013-1Realizou-se no dia 16 de Fevereiro no auditório da Editora Paulinas, na Vila Mariana em São Paulo a Assembleia Regional da Pastoral Familiar. O evento contou com a participação de representantes das oito Sub-Regiões que compõem o Regional Sul I. Na abertura foi realizada uma Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo Dom Odilo Pedro Scherer, que, durante

joam-pompeia1Foi realizado em Pompéia no período dos dias 09 a 12 de fevereiro o IV Acampamento JOAM. Sob o tema “EU QUERO FICAR CONTIGO MEU DEUS” que contou com a participação de cerca de 80 jovens com idade entre 15 a 17 anos, que durante esses quatro dias de profundo encontro com Deus, tiveram a oportunidade de compreender  a missão de cristão confiada a cada um, e direcionando-a para todas as áreas de sua vida, escola, família, etc.

caminhadatupi-1No sábado dia 16, um grupo de jovens e adultos se reuniu na esquina da Avenida Antonia Portolez com Rua Julio Cantadori às 18h30, de onde saíram em caminhada rumo à Capela Santa Terezinha do Menino Jesus, no Bairro Tabajarinha.

iijoam-1O núcleo do Movimento do Acampamento das regiões II e III da Diocese de Marília promoveu de 09 a 12 de fevereiro o II Acampamento JOAM (Jovens e Adolescentes em Missão) na chácara dos padres em Adamantina com a participação de 85 campistas.

fam-2013Realizou-se no último dia 2 de fevereiro no Centro Diocesano de Pastoral a primeira reunião de trabalho do ano com os coordenadores paroquiais.
Na ocasião foi apresentada a nova equipe diocesana. A reunião contou também com a presença do Padre Valdemar Cardoso Assessor da Pastoral Familiar para a Região Pastoral I.

cord-familia1A Pastoral Familiar da Diocese de Marília tem nova coordenação. O novo casal Coordenador será Jaime Piassa e Rogéria Tucunduva Piassa, da Paróquia São Miguel Arcanjo. Eles assumem os trabalho para o biênio 2013/2014.

convite-eac1Aproxima-se o tão esperado Encontro de Artistas Católicos para atores e dançarinos da Diocese de Marília. Em sua primeira edição, o EAC tem como objetivo a espiritualidade, formação, e interação dos diversos Grupos de Artes existentes na Diocese. Uma vez formados, os artistas se sentirão mais incentivados e preparados para desenvolverem a sua arte.

eac-featuredNos dias 26 e 27 de Janeiro acontecerá o Iº EAC, Encontro de Artistas Católicos da Diocese de Marília, que espera reunir atores e dançarinos que evangelizam através da Arte em suas Paróquias. O EAC tem como objetivo a espiritualidade, formação, e interação dos diversos Grupos de Artes existentes na Diocese.

acampamentos1 De 14 a 18 de novembro o núcleo do Acampamento das regiões II e III da Diocese de Marília promoveu o IV Acampamento Juvenil/Sênior na chácara dos padres em Adamantina com a participação aproximadamente 160 pessoas entre participantes e equipes de trabalho. O tema do acampamento foi “Hoje sei que Deus me ama” e os 5 dias de retiro foram acompanhados pelo Pe. Manoel Carlos Nery de Souza, diretor espiritual

past-criancaFoi implantada na paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marília, a ação Pastoral da Criança, uma Pastoral Social que vai ajudar a população a entender direitos e deveres perante à sociedade nas áreas de saúde, educação e cidadania.

mulheres9Aconteceu ontem 4/11 no Centro de Integração Infantil de Tupã o 1º Encontro Diocesano sobre a Postura da Mulher na Igreja Católica.

O encontro teve inicio com uma encenação da peça Disponível Como Argila que levou os participantes as refletirem sobre nossa atitude diante de Deus.

projeto-fraldas1Em 19 de Abril de 2011, em reunião realizada na sala Santíssima Trindade na Paróquia Santa Rita de Cássia pelo grupo de casais Doutrina Social do ECC 3ª Etapa, foi decidido fazermos um trabalho social junto aos enfermos acamados assistidos pela Pastoral da Saúde e também pelas mães gestantes assistidas pela Pastoral da Criança, e de comum acordo com os casais presentes criou-se o “Projeto de Fraldas – Mauricio Gervazoni”, membro do grupo de casais,

dnj2012No último dia 27 de outubro, sábado, aproximadamente 900 jovens vindos das diversas paróquias de nossa diocese estiveram em Tupã para celebrar o Dia Nacional da Juventude. O tema desse ano foi  “Juventude e Vida” e o Lema “ Qual vida vale a pena ser Vivida?”.

print-vocacionalO Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Diocese de Marília lançou seu blog na missa de abertura do Dia Nacional da Juventude DNJ, realizada no último sábado, dia 27, na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Tupã. O lançamento contou com um vídeo motivacional feito pelos seminaristas diocesanos intitulado "Sim, eu quero!".

assembleia2012-4O coordenador diocesano da Pastoral Carcerária, Pe. Valdo Bartolomeu de Santana, apresentou nota sobre situação do sistema prisional em SP.

A Pastoral Carcerária realizou, na manhã de 28 de outubro, sua assembleia diocesana, em Junqueirópolis.

encontro-secretarios8No último dia 27, quinta-feira, os secretários da Diocese de Marília participaram de um encontro de confraternização. O 18º Encontro de Secretários foi realizado em uma chácara na cidade de Marília. Cerca de 80 secretários participaram, vindos das três Regiões Pastorais.

principalOcorreu, nos dias 15 e 16 de setembro, em Rinópolis, o 2° Encontro de Formação para Jovens, promovido pelo Setor Juventude. O encontro contou com 48 jovens e, entre eles, 16 paróquias da diocese se fizeram presentes. O tema do encontro foi sobre o “Relacionamento” sob três perspectivas: comigo, com o outro e com Deus.