23
Seg, Out

Cartaz-SNV-2011Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, publicou uma nota a respeito da Semana Nacional da Vida e do Dia do Nascituro (que será comemorado amanhã, dia 8). Leia a mensagem de nosso bispo.

cursocleroAcontece, dos dias 23 a 25 de agosto, o Curso de Atualização do Clero da Diocese de Marília. O local escolhido foi o Centro de Convivência da Paróquia de São Pedro de Tupã. Convidado para assessorar esse curso, o Pe. Luiz Gonzaga, membro da equipe de animação bíblico-catequética da Diocese de Santos, iniciou afirmando que está na hora de caminharmos rumo a uma conversão pastoral.

ordenacao_diac_marcos132O Diác. Marcos Roberto Cesário da Silva foi ordenado Presbítero no último sábado (13), na Paróquia São Pedro Apóstolo, em Garça. Dom Osvaldo Giuntini, Bispo Diocesano de Marília, foi o ordenante da celebração, que contou com a presença de amigos, familiares e pessoas com as quais o Padre Marcos Roberto conviveu em seus oito anos de formação seminarística e estágio pastoral.

reuniaoconselho1Nesta sexta–feira (12), o Bispo Diocesano de Marília, D. Osvaldo Giuntini, esteve reunido no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (Itra), com o Conselho de Formação e o Conselho de Ordem e Ministérios. O motivo da reunião foi refletir sobre o papel de cada conselho na formação e nos encaminhamentos quanto aos diversos pedidos que os seminaristas fazem ao Bispo Diocesano, como o Rito de Admissão, Ministérios de Leitor e Acólito , Diaconato e Presbiterato.

PADRES_021Na data de  4 de agosto em que se celebra o santo São João Maria Vianey, o Cura D´Ars, comemora-se o dia do Padre.

Para marcar essa data, os padres da diocese de Marília reuniram-se na cidade de Tupã para um dia de oração e de confraternização.

RETIRO_DO_CLERO_2011_028No último dia de retiro (22), após a oração da manhã e café, o pregador, D. Sergio Eduardo Castriani, falou sobre a missão da Igreja, lembrando que a Igreja que não é missionária não é Igreja de Jesus Cristo.

RETIRO_DO_CLERO_2011_033Nesse quarto dia de retiro, após oração da manhã e café, o pregador, D. Sergio Eduardo Castriani, fez uma reflexão dizendo que a missa é a vida do padre e, citando o Pe. Alberto, sacerdote jesuíta do Chile, que foi canonizado há uns cinco anos atrás, disse: “Minha missa é minha vida e minha vida é uma missa prolongada”. Portanto, a nossa vida sacerdotal deve ser uma missa continuada, disse o pregador.

RETIRO_DO_CLERO_2011_009No terceiro dia,  o pregador, D. Sergio Eduardo Castriani, conduziu as meditações no sentido de levar a todos a um exame de vida, uma vez que todo o nosso trabalho pastoral deve partir de Jesus e chegar a Jesus.  Ele disse que quem conduz toda a missão da Igreja é o Espírito Santo. Daí a importância de sempre rezar ao Espírito Santo, pedir sem cessar a sua força, a sua luz.

RETIRO_DO_CLERO_2011_012O dia começou com a Oração das Laudes e, depois do café da manhã, seguiu-se a primeira meditação.  O pregador, baseando-se no documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” enfatizou que Jesus Cristo é a nossa razão de tudo o que somos, temos e fazemos. Daí a importância de sermos, cada vez mais ouvintes e praticantes da sua palavra, e desse modo, nos tornar parecidos com o Mestre.

RETIRO_DO_CLERO_2011_006Começou ontem (18), às 17h30, o retiro do clero da Diocese de Marília, que vai até sexta feira, dia 22 de julho. Além dos sacerdotes que compõem o presbitério da diocese, os dois diáconos da diocese, Marcos Roberto Cesário de Souza, Cecílio Davi e Mauro Polon e os seminaristas que cursam Teologia também participam do retiro. Ao todo, foram 74 participantes, sendo 2 bispos, 54 padres e 3 diáconos e 15 seminaristas.

presbiteralI3No dia 5 de junho, a Equipe da Pastoral Presbiteral se reuniu em Parapuã. A reunião iniciou-se às 9h e terminou às 12h, com o almoço. Pe. Valdo Bartolomeu Santana motivou a oração inicial e, depois, o coordenador, Pe. Luiz Eduardo Cardoso de Sá, apresentou a pauta do dia.

orandi1O Pe. José Orandi da Silva, pároco da Paróquia Sagrada Família, de Lucélia, foi eleito o novo presidente da Comissão Regional de Presbíteros Sul I.  Em virtude da renúncia do até então presidente, o Pe. Deusmar Jesus da Silva, da Diocese de Barretos, a coordenação da comissão, composta de padres representantes dos presbíteros do Estado de São Paulo, elegeu, no dia 10 de junho, o Pe. José Orandi.

PASTORAL_PRESBITERAL_005Esta foi a segunda reunião da Pastoral Presbiteral e aconteceu em Parapuã, das 9h às 12h.

O Padre Domingos de Jesus dirigiu a oração inicial. Ele partiu do texto bíblico de Isaías 41,8ss e  nos levou a meditar sobre nossa amizade com Deus enquanto seus servos.

“O Senhor nos chama a sermos seus servos,mas servos amigos. Ou seja, o padre é chamado a ser amigo de Deus e acolhe-lo como seu amigo. É a partir dessa amizade íntima com o Senhor que o padre ganha forças para anunciar amizade de um Deus amigo”

confraternNo dia 26 de abril (terça-feira), o clero da Diocese de Marília se reuniu em Adamantina para a tradicional confraternização após a semana de Páscoa.

O encontro iniciou-se às 9h30 com a chegada dos padres e o café. Após, os padres dirigiram-se para a Capela Nossa Senhora Aparecida. O encontro foi coordenado pelo Pe. Wagner Antonio Montoz, Coordenador do Conselho Presbiteral. Pe. Wilson Luiz Ramos  conduziu o momento de oração e espiritualidade.

Aconteceu na manhã de quinta-feira da Semana Santa a espiritualidade com os padres da Região Pastoral II.espiritualidade-r2

A manhã teve seu início por volta das 9h na chácara da paróquia de Rinópolis. Além dos padres, os seminaristas que fazem estágio pastoral na região também estiveram presentes.

O encontro foi coordenado pelo Vigário Episcopal, Pe.Nelson Bernardino Lopes que fez a acolhida a  todos e, logo em seguida, passou a palavra para o Pe. Luciano Pontes, encarregado de conduzir o momento de espiritualidade.

espiritualidade-2011-1

  Hoje, dia 20 de abril, quarta-feira da semana santa, Dom Osvaldo Giuntini, os padres da Região Pastoral I, juntamente com os seminaristas que fazem estágio pastoral em tal região estiveram reunidos durante toda a manhã no salão da Catedral de São Bento para uma manhã de espiritualidade.

O encontro foi coordenado pelo Vigário Episcopal, Pe. Wagner Antonio Montoz. Ele motivou a oração inicial e passou a palavra para o Pe. Angelo Fornari, CJS, que meditou sobre nossa fraternidade sacerdotal e a necessidade urgente da Pastoral Presbiteral. Sua meditação foi inspirada na palavra de Jesus: "Pai, que todos sejam um" (Jo, 17, 21) .

Após a reflexão, houve partilha em grupo a partir do texto "A Fraternidade é uma humilde experiência", finalizando com uma reflexão em comum de tudo o que foi discutido nos grupos. A manhã de espiritualidade encerrou-se com um almoço.

presbiteralNo dia 25 de março de 2011, a equipe da pastoral presbiteral se reuniu, pela primeira vez, cidade de Parapuã, das 9h às 12h.

De início, houve um momento de espiritualidade, a partir da I Carta de São Pedro 5,1- 4, em sintonia com o mistério celebrado no dia, que foi a Anunciação do Senhor.

Depois demos uma olhada no texto “Fraternidade e Pastoral Presbiteral” e fizemos uma meditação a partir do texto “Decálogo da Pastoral Presbiteral”.

Todos os anos, os fiéis católicos devem se preparar para a Páscoa com o Sacramento
da Penitência. E para facilitar a participação das comunidades, a diocese de Marília tem realizado o Mutirão de Confissões, no qual um grupo de padres se reúne para atender os fiéis e cada dia o sacramento é ministrado em uma paróquia.

Sub-categorias