11
Seg, Dez

“Cotidianamente, os jornais nos trazem notícias tristes: homicídios, acidentes e catástrofes”: a partir desta constatação, o Papa Francisco refletiu domingo (28/02) sobre o trecho do Evangelho do dia, que relata dois fatos trágicos que causaram naquele tempo muito impacto: uma repressão cruenta perpetrada por soldados romanos dentro do templo; e o desabamento da torre de Siloé, em Jerusalém, que deixou 18 mortos.

A Solenidade de abertura da Porta Santa realizada hoje, 13 de dezembro, na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato- CE, teve para os fiéis da Diocese de Crato e romeiros do Padre Cícero Romão Batista um significado ainda maior. Neste dia o Bispo Dom Fernando Panico comunicou ao povo, durante sua homilia, que o Papa Francisco havia enviado uma carta, assinada pelo Cardeal Pietro Cardeal Parolin, Secretário de Estado de Sua Santidade, na qual autoriza a reconciliação do “Padim Ciço”, como é carinhosamente chamado pelos devotos, com a Igreja Católica.

Na Solenidade da Imaculada Conceição, dia 8 de dezembro, a maior festa dedicada à Mãe de Deus, no dia em que a Igreja celebra os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, acontecimento que marcou o catolicismo contemporâneo na sua identidade e na sua relação com a sociedade e, na data que registra os primeiros 1000 dias de Pontificado do Papa Francisco, a Igreja se abre para o Ano Santo da Misericórdia ou Jubileu da Misericórdia. Ao presidir a celebração de abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro, ato que acontece apenas durante um Jubileu, o Santo Padre enfatizou o seu desejo para a vivência deste ano.

A Sala Clementina, no Vaticano, ficou repleta na manhã desta quinta-feira, 3 de dezembro, quando os participantes da Assembleia Plenária da Congregação para a Evangelização dos Povos (CEP) se reuniram para uma audiência com o Papa Francisco. 160 pessoas entre cardeais, bispos, funcionários e colaboradores deste departamento, estão debatendo nestes dias a situação de seu trabalho na missio ad gentes e as perspectivas para o futuro. O Papa, recém-chegado de sua primeira peregrinação à África – esteve no Quênia, em Uganda e na República Centro-africana – se dirigiu ao grupo, elogiando a presença da Igreja junto àquele povo ferido e carente, a quem leva sua obra de caridade e promoção humana.

A gravação do Hino oficial do Ano Santo da Misericórdia em português, já está pronta. A tradução e adaptação ao português foi feita por Clayton Dias, diretor do Centro de Estudos de Música Sacra e Liturgia da Arquidiocese de Campinas, regente do Coro da Arquidiocese de Campinas e membro da equipe de Liturgia da CNBB Regional Sul 1 e aprovada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Acontece neste sábado a terceira edição do Sacramix Músic Festival, o maior festival de música eletrônica espiritual do Brasil. Este ano será a partir das 17h no ginásio da UNIMAR - Universidade de Marília.

“Para a Igreja, encerrar o Sínodo significa voltar realmente a «caminhar juntos» para levar a toda a parte do mundo, a cada diocese, a cada comunidade e a cada situação a luz do Evangelho, o abraço da Igreja e o apoio da misericórdia Deus!”: palavras do Papa Francisco ao encerrar este sábado os trabalhos do Sínodo dos Bispos sobre a família.

A 37ª. Assembleia das Igrejas Particulares foi encerrada, na manhã deste domingo (18). O evento ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de outubro, no Centro de Espiritualidade Inaciana, em Itaici, Indaiatuba, (SP), e reuniu mais de 230 pessoas, sendo acerbispos, bispos, padres, religiosas e muitos dos leigos delegados que têm a missão de articular e animar as diversas iniciativas missionárias nas arquidioceses e dioceses do estado.

Bispos, padres, religiosas e leigos das dioceses do estado de São Paulo participam, a partir de hoje, 16, até o próximo dia 18, em Itaici, no município de Indaiatuba (SP), da 37ª Assembleia das Igrejas particulares do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na pauta, estão estudos, exposições, reflexões e partilha sobre recentes documentos eclesiais. O tema principal do encontro é “Misericórdia e Missão”.

Cidade do Vaticano (RV) - Setenta e dois pronunciamentos em duas congregações gerais, representando todos os continentes e, de certa forma, todas as línguas. Com esses dados, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, introduziu a coletiva desta terça-feira sobre os trabalhos da XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou, no mês de outubro, apoio à Petição Católica pelo Clima, uma iniciativa mundial em favor da renovação da relação das atuais e futuras gerações com o planeta, a “casa comum”.

Cidade do Vaticano (RV) – Mais dinamismo e participação: o Secretário do Sínodo dos Bispos, Cardeal Lorenzo Baldisseri, apresentou à imprensa na manhã desta sexta-feira (02/10) a metodologia de trabalho do iminente evento sinodal, que terá início este domingo (04/10) com a celebração da Missa presidida pelo Papa na Basílica de S. Pedro.

Após o tão aguardado discurso no Congresso dos EUA, o Papa Francisco teve um encontro por ele muito almejado na visita que fez ao Centro Caritativo da Paróquia de São Patrício, em Washington: um encontro com os últimos, com os excluídos, com aqueles que vivem à margem da sociedade. O Santo Padre encontrou os sem-teto, que o acolheram com alegria e manifestação de grande afeto. Tratou-se de um encontro que, certamente, muito alegrou o coração de Francisco.

No voo entre Santiago de Cuba e Washington D.C., na tarde de terça-feira, 22 de setembro, o Papa respondeu às perguntas dos jornalistas que o acompanharam. Os temas principais foram políticos e econômicos, e Francisco chegou a brincar se é realmente católico.

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco enviou uma mensagem ao povo cubano, a dois dias de sua chegada à ilha caribenha. O vídeo de pouco mais de 4 minutos foi exibido pela TV estatal cubana que, pela primeira vez, na quinta-feira (18/9), reproduziu uma mensagem de um Pontífice.

Pagina 4 de 6