11
Seg, Dez

A cidade síria de Aleppo está quase toda destruída e um acordo político entre as partes parece distante. Os apelos da Nações Unidas por uma trégua humanitária ainda não foram ouvidos. Aleppo, a cidade símbolo de convivência entre cultura e religião, atravessa um dos momentos mais duros de sua história.

Cidade do Vaticano (RV) – O Santo Padre deixou nesta terça-feira (09/08), a Casa Santa Marta no Vaticano para visitar em forma privada o Convento de São Francisco, em Carsoli, L'Aquila, onde residem as Irmãs Reparadoras da Santa Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Cidade do Vaticano (RV) Neste 9 de agosto, Dia Internacional dos Povos Indígenas, o Papa Francisco lançou uma mensagem no Twitter, pedindo que os “povos indígenas, ameaçados na sua identidade e própria existência, sejam respeitados”.

Anselm Grün é um monge beneditino da Alemanha que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares no Brasil. Só pela Vozes já publicou mais de 100 livros. É doutor em Teologia e vive na Abadia de Münsterschwarzach (Alemanha) onde, por muitos anos, exerceu a função de ecônomo e administrador.

O papa Francisco nomeou hoje, 04 de maio, padre Arnaldo Carvalheiro Neto, bispo coadjutor de Itapeva (SP). Atualmente, ele está como pároco da paróquia São Pedro Apóstolo em Gabriel Monteiro (SP). Na mesma data, dom Valdemir Ferreira dos Santos foi nomeado bispo da vacante diocese de Amargosa (BA), sendo transferido da sede episcopal de Floriano (PI).

bispos nomeacao04 05Na foto, dom Valdemir Ferreira dos Santos e padre Arnaldo Carvalheiro Neto

Novo coadjutor

Natural de São Paulo, padre Arnaldo nasceu no dia 11 de abril de 1967. Recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de maio de 1997, pertencendo ao clero da diocese de Araçatuba (SP). É graduado em Filosofia e Teologia, com especialização em Direção Espiritual pelo Institute for Spiritual Leadership (Chicago) e em Capelania Hospitalar pela Mater Misericordie Hospital de Dublin (Irlanda). É mestre em Pastoral Couseling pela Loyola University de Chicago.

Padre Arnaldo atuou como pároco nas paróquias São Brás de Birigui (SP) e São Pedro Apóstolo de Gabriel Monteiro (SP). Foi vigário na paróquia Saint Roman na arquidiocese de Chicago. De 2007 a 2014 foi diretor espiritual do Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP). Também integrou o Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores da diocese de Araçatuba (SP).

Na trajetória acadêmica, foi professor de Ensino Religioso, História da Filosofia Antiga e de Aconselhamento Pastoral.

Bispo de Amargosa

Dom Valdemir Ferreira dos Santos é natural de Nova Canaã (BA). Foi nomeado bispo de Floriano (PI) em 17 de março de 2010, escolhendo como lema episcopal “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21, 17). Possui mestrado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino. Também é licenciado em Filosofia e Ciências e Letras.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou, no dia 13, a mensagem para as eleições municipais deste ano. O texto foi aprovado durante a 54ª Assembleia Geral da entidade, que ocorre em Aparecida (SP). Os bispos dirigem ao povo brasileiro "uma mensagem de esperança, ânimo e coragem".

A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou no dia 14 de abril, Declaração sobre o momento nacional, dentro das atividades da 54ª Assembleia Geral da CNBB, que aconteceu em Aparecida (SP), de 6 a 15 de abril. Na ocasião, participaram o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da CNBB, dom Sergio da Rocha; o arcebispo de Salvador (BA) e vice-presidente, dom Murilo Krieger; o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral, dom Leonardo Steiner.

Após dez dias de trabalhos, o episcopado brasileiro encerra hoje as reflexões sobre o papel dos leigos na Igreja e na sociedade. Dom Luiz Antonio e Dom Osvaldo avaliam positivamente a participação no encontro anual.

Pagina 3 de 6