14
Qui, Dez

2014-06-30 Rádio Vaticana

HÁ MAIS CRISTÃOS PERSEGUIDOS HOJE DO QUE NOS PRIMEIROS SÉCULOS – O PAPA NA MISSA EM SANTA MARTA

Há mais cristãos perseguidos hoje do que nos primeiros séculos – esta a principal mensagem do Papa Francisco na Missa em Santa Marta na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, dia em que se faz memória dos Mártires da Igreja Romana, cruelmente assassinados no ano 64 na colina do Vaticano por ordem do Imperador Nero após do...

assembleiaregionaldosbisposA Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do estado de São Paulo, acontece entre os dias 03 a 05 de junho, em Aparecida (SP).

assebleiaigrejas2013A 35ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB (dioceses) foi realizada no Centro de Espiritualidade Inaciana em Itaici, município de Indaiatuba – SP, nos dias 19 a 20 de outubro. A Assembleia teve início às 14 horas de sexta-feira (19), com um momento de oração presidido pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB.

subregfam-5Realizou-se no último dia 23 de Fevereiro nas dependências do Centro Diocesano de Pastoral em Marília mais uma reunião com os coordenadores Diocesanos que compõe o Sub Regional da Província de Botucatu. Estiveram presentar representantes das Dioceses de Botucatu, Ourinhos, Assis e outras. 

ais-2Com início na sexta-feira, dia 19, a Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, que compreende o Estado de São Paulo, refletiu sobre o Ano da Fé e sobre a Juventude. O encontro ocorreu em em Itaici, Indaiatuba, SP. Estiveram presentes arcebispos, bispos, sub-secretários das Sub-Regiões, coordenadores diocesanos de pastorais, padres e leigos representantes de pastorais, movimentos e associaçõe em nível estadual.

DomMucciolo

Faleceu na tarde do último dia 29, Dom Antonio Maria Mucciolo, Arcebispo Emérito de Botucatu. Dom Antonio tinha oitenta e nove anos de idade e faleceu às 13h30 do sábado (29) na UTI do Hospital Sírio-Libanês, aonde estava internado desde a manhã do dia 28.

Seu corpo foi velado na Catedral Metropolitana de Botucatu durante todo o domingo (30) e na madrugada desta segunda. Pela ma

exequias

Na manhã desta quinta-feira (21) foi celebrada, na Catedral de Botucatu, a missa exequial de Dom Aloysio José Leal Penna, Arcebispo Emérito de Botucatu, que morreu vítima de falência múltipla dos órgãos na manhã da terça-feira (19). A celebração foi presidida por Dom Maurício Grotto de Camargo e concelebrada por vários bispos da Província Eclesiástica de Botucatu, destancando o decano Dom Osvaldo Giuntinni, Bispo de Marília.

domaloysio2Faleceu hoje, terça-feira, 19, aos 79 anos, o Arcebispo Emérito de Botucatu, Dom Aloysio José Leal Penna, SJ. Dom Aloysio estava internado em estado grave com falência múltipla dos órgãos. O velório ocorrerá a partir de amanhã (20) e as exéquias serão celebradas dia 21.

setor-regiao1Hoje, dia 17 de maio de 2012 aconteceu a primeira reunião da Comissão para a Juventude da Sub-Região de Botucatu. A reunião aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral de Marília. Estiveram presentes os assessores do setor juventude das dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Marília, Presidente Prudente e assessores da PJ das dioceses de Marília e Presidente Prudente. A reunião, que teve início às 10h, foi coordenada pelo Sub-secretário executivo da Sub-Região, Pe. Carlos Roberto dos Santos, e teve o objetivo de refletir sobre a  Jornada Mundial da Juventude 2013 e o Setor Juventude nas dioceses.

textoA Sub-Região de Botucatu realizou ontem, 13, sua primeira reunião do ano para a discussão de temas relacionados à realidade da Província Eclesiástica de Botucatu (Araçatuba, Assis, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente). Como de costume, a reunião foi realizada no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília. 

dmauricioNo dia 29 de outubro de 2011, no Itra – Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos de Marilia, aconteceu da Sub-Região de Botucatu.  Estiveram presentes o arcebispo D. Maurício Grotto de Camargo, que coordenou a reunião, os demais bispos da província, os coordenadores de pastoral de cada diocese, os representantes dos presbíteros e todas as coordenações organizadas a nível provincial. O objetivo desta reunião foi avaliar as atividades deste ano e programar as do próximo ano.

DSC02940Pela manhã de hoje (24), os bispos, padres e agentes de pastoral da Província Eclesiástica de Botucatu estiveram reunidos no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos (ITRA), em Marília, para a segunda reunião do ano da Sub-Região. Como tema proposto pelos bispos no ano passado, a pauta desta reunião teve como tema Missão e Juventude e refletiu, à luz do Documento de Aparecida, os parâmetros e pistas de ação para a evangelização dos jovens da província.

Pagina 6 de 6