15
Sex, Dez

"... E o verbo se fez carne e habitou entre nós..." Jo 1,14

Era uma vez um homem chamado Mogo, que costumava olhar o Natal como uma festa sem o menor sentido.

Leia mais...

Toda a celebração cristã é uma permanente vinda do Senhor em nossa vida pessoal, em nossa comunidade e em nossa história. Ele vem ao nosso encontro no presente e no futuro, como veio no passado. Ele é caminheiro fiel na grande peregrinação que fazemos rumo à casa do Pai. Ele é o Emanuel, o Deus-conosco com quem descobrimos sempre de novo quem somos, o que queremos e para onde vamos. E de maneira especial celebramos isso no Natal.

Leia mais...

padrevocacaoO recente documento da CNBB, nº. 100, 'Comunidade de comunidades: uma nova paróquia – A conversão pastoral da paróquia', em seu capítulo 5, tem como título 'Sujeitos e tarefas da conversão pastoral'.

Leia mais...

Há 50 anos, a Igreja do Brasil realiza no período da Quaresma uma campanha que visa vivenciar e assumir a promoção da fraternidade entre seus filhos nas dimensões comunitária e social, justamente no período em que se preparam para a grande celebração da festa da Páscoa, centro da fé católica.

Leia mais...

As Conferências Episcopais tiveram importante participação no evento conciliar. Colaboraram oferecendo nomes para as comissões conciliares e participaram de reuniões nacionais e supranacionais. Todavia, o Concílio não explicita a relação entre Colegialidade e Conferência Episcopal e, por causa da discrepância de opiniões entre os padres conciliares, renuncia a indicar a fundamentação teológica da última.

Leia mais...

Em um de nossos artigos abordamos o “Pacto das Catacumbas” firmado por alguns Padres Conciliares comprometidos com os pobres. O Pacto levou alguns bispos a abandonar a realidade e a aparência de riqueza e poder.

Leia mais...

Embora tenha escolhido como ponto de partida a Igreja universal, o Vaticano II oferece elementos para a teologia da Igreja local, ainda que embrionária. Estes elementos podem ser encontrados nos seguintestextos conciliares: LG 13, 23, 26-28 e 45; CD 11, 27, 36-38; PO 7; AA 26; UR 4. Pode-se acrescentar ainda: AG 4, 10, 15, 22 e 38.

Leia mais...

Quase todos os documentos conciliares abordam direta ou indiretamente os Bispos e seu ministério. Apresentaremos alguns exemplos que nos ajudam a compreender a teologia do Ministério e do Episcopado presente no Vaticano II. Priorizaremos a Constituição Dogmática Lumen Gentium e o Decreto Christus Dominus.

Leia mais...