15
Sex, Dez

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

cursoculturapucminasEstão abertas as inscrições para a formação de agentes da Pastoral da Cultura. Uma iniciativa da PUC Minas, Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Memorial Arquidiocesano e do Colegiado de Leigos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

leigos2013Realizou-se nos dia 23, 24 e 25 de Agosto no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, em Tupã,  o Curso de Atualização para os Leigos contando com a participação de 94 pessoas. Neste ano, conduzido pelo Assessor Dr. Agostinho Capeletti Busato, Psicólogo, Professor de Psicologia

fe-e-politica1

No dia 05 de maio de 2013, no Centro Diocesano de Pastoral, aconteceu o 1º encontro “Fé e política”. Com início às 08h30m, Antonio Vieira (coordenador do Conselho Diocesano de Leigos – CDL), fez a acolhida e conduziu um momento de oração.

conselho2013-4Realizou-se no dia 9 de março, no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, em Tupã a primeira reunião do Conselho Diocesano de Pastoral no ano de 2013. Os 26 membros estiveram presentes representando as pastorais, movimento e associações da diocese.

mulheres9Aconteceu ontem 4/11 no Centro de Integração Infantil de Tupã o 1º Encontro Diocesano sobre a Postura da Mulher na Igreja Católica.

O encontro teve inicio com uma encenação da peça Disponível Como Argila que levou os participantes as refletirem sobre nossa atitude diante de Deus.

encontro-secretarios8No último dia 27, quinta-feira, os secretários da Diocese de Marília participaram de um encontro de confraternização. O 18º Encontro de Secretários foi realizado em uma chácara na cidade de Marília. Cerca de 80 secretários participaram, vindos das três Regiões Pastorais.

planpast1No dia 19 de junho, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), a equipe responsável pela criação do plano pastoral, se reuniu pela a primeira vez. Estavam presentes o Pe. Ademilson Luiz Ferreira,  Pe. Carlos Roberto dos Santos, Pe. Wagner Antonio Montoz, Pe. Pedro Angelo Manchini, Pe Valdemar Cardoso e Pe.Sérgio Roncon.

litr2e31A dimensão litúrgica promoveu no último domingo, dia 17 de junho, Encontro de formação Litúrgica para as Regiões II e III da Diocese de Marília no salão paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Flórida Paulista.

219No dia 14 de março, no Centro Catequético da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Marilia, os Agentes de Pastoral da Região I se reuniram para fazer uma reflexão sobre o tema “Pastoral de Conjunto Orgânica”. Estiveram presentes o Bispo Diocesano, Dom Osvaldo Giuntini, e vários padres e agentes de pastoral da Região.

unidade2No dia 24 de fevereiro, conforme havia sido divulgado, estiveram novamente reunidos no Centro Diocesano de Pastoral os leigos que tentam retomar a caminhada do Conselho Diocesano de Leigos.

DSCF1055No último domingo (26), aconteceu o 29º Encontro dos Agentes de Pastoral da Diocese de Marília, em Adamantina. Os leigos se reuniram para, durante o dia, refletirem e avaliarem o andamento dos trabalhos pastorais na diocese e, também, exporem as dificuldades e desafios que são enfrentados na evangelização, de modo que novos rumos possam ser sugeridos para a caminhada pastoral.

P10-02-12_21.08P10-02-12_21.081Na última sexta-feira (10), no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Marília, estiveram reunidos, em nova tentativa de retomar a caminhada do Conselho Diocesano de Leigos (CDL), pessoas de quatro paróquias de Marília (Santa Isabel, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Guadalupe).

encontro_secretarios73{jathumbnail off images="components/com_joomdoc/views/themes/default/images/icons/16x16/ppt.png"}Secretários e secretárias das paróquias de toda a Diocese de Marília estiveram reunidos ontem, quinta-feira (29), para o Encontro de Secretários. O encontro, já tradicional e em sua décima sétima realização na Diocese, contou com a presença de cerca de 140 pessoas dentre os secretários e alguns padres que estiveram presentes.

agentes_pastoral1Aconteceu no dia 31 de Agosto de 2011, em Lucélia, o encontro de Agentes de Pastoral da Região II. Vale destacar a presença marcante de Dom Osvaldo Giuntini, sempre amigo e companheiro, e do Vigário Episcopal da Região II, Pe. Nelson Bernardino Lopes, aniversariante do dia.  Foi muito imporatante a acolhida fraterna acolhida do Pe. José Orandi da Silva, pároco de Lucélia.

Após o Curso de Atualização do Clero, a Diocese de Marília promoveu, dos dias 26 a 28, na cidade de Tupã, o Curso de Atualização para Leigos. Seguindo o mesmo roteiro temático da Atualização do Clero, os leigos assistiram às palestras que versavam sobre o tema Dimensão Bíblica na Pastoral Catequética, abordado pelo Pe. Luiz Gonzaga Bolinelli, da Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, da Diocese de Santos. O Pe. Luiz Gonzaga também é assessor da Comissão Bíblico-Catequética de sua diocese, membro da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Sul I e membro do Grecat (Grupo de Reflexão Catequética) da CNBB.

RETIRO_DO_CLERO_2011_001No dia 27 de julho, a Coordenação Diocesana de Pastoral (CDP) se reuniu no Centro de Convenções da paróquia de São Pedro de Tupã. Os trabalhos começaram às 9h com a oração inicial, coordenada pelo Pe. Nelson Bernardino Lopes e, em seguida, houve a leitura da ata feita pela secretária Débora Felice Matilha.

agentes-r1-2No dia 8 de junho de 2011, os Agentes de Pastoral da Região I se reuniram no centro catequético do Santuário Nossa Senhora da Glória, em Marília, para a realização de mais um dos encontros agendados no calendário da região.

Na chegada, depois do café, o Vigário Episcopal da Região, Padre Wagner Antônio Montoz acolheu a todos e fez a oração inicial.

CDP-3Aconteceu ontem (05) no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Haffner, em Tupã, a segunda reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, que teve como assunto principal o Meio Ambiente. Em continuidade às propostas da CF 2011, cujo tema é “Fraternidade e a Vida no Planeta” e no mesmo dia em que se comemora o “Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia”, tivemos a honra da presença do Dr. Talmir Rodrigues, médico e paroquiano da Paróquia Nossa Senhora do Carmo da cidade de Presidente Prudente.

agentes-regiao-31Aconteceu, no dia 2 de junho, na Paróquia São João Batista, de São João do Pau d’Alho, a Reunião dos Agentes de Pastoral da Região III. Além dos padres da região pastoral, estavam presentes o Senhor Bispo Diocesano, Dom Osvaldo Giuntini, o Coordenador Diocesano de Pastoral, Padre Carlos Roberto dos Santos, e a Irmã Cecília da Congregação de São José de Cluny, de Lucélia.

007No dia 20 de maio de 2011, das 20h às 22h, na paróquia de São Miguel Arcanjo, o Conselho Regional de Pastoral da Região l, se reuniu com representantes dos Conselhos Paroquiais, para refletirem juntos sobre a Missão Continental.

O pároco, Pe. João Carlos Batista, acolheu  a todos e depois fez a oração inicial.