Qua, Out

Espaço reservado para notícias sobre as pastorais, movimentos e serviços

Em 2018, será realizada a XV Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. No processo de preparação, ocorre a fase de consulta, quando o povo de Deus pode enviar contribuições e respostas ao questionário disponibilizado pela Santa Sé. O bispo de Imperatriz (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Vilsom Basso, explica como os jovens brasileiros podem participar.

A Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Sul 1 se reúne no próximo dia 18 de setembro para a realização da 22ª Romaria Estadual da Juventude, na Praça da Sé, em São Paulo. Estima-se participação de pelo menos 5 mil jovens, vindos dos grupos de base da PJ de todo o estado de São Paulo, para comungar do evangelho pregado por Jesus Cristo em uma grande celebração Mariana. O evento terá início às 4 horas, com a concentração na praça.

Nos dias 23 e 24 de julho de 2016, aconteceu o IV Encontrão Diocesano da PJ da Diocese de Marília. A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (de Marília), acolheu esse maravilhoso encontro, contando com a presença dos/as jovens da Paróquia Santa Rita de Cássia (Marília), Sant'Ana (Herculândia) e São José Operário (Tupã). Em torno de 65 pessoas estavam presentes.

O Papa Francisco já está em terras polonesas para a 31ª Jornada Mundial da Juventude. É a 15ª Viagem Apostólica internacional de seu pontificado.

Cerca de 600 jovens da Diocese de Marília (SP) se reuniram na cidade de Flórida Paulista para a celebração do DNJ 2015. Em comunhão com a proposta da CNBB, o evento ressaltou a importância da juventude na sociedade, explicou o padre responsável.

No sábado, dia 20 de junho, se deu início ao Curso de Lideranças da PJ da Diocese de Marília em Paulicéia, com o tema: "vem, entra na roda com a gente!". Com a assessoria de Mateus Vieira e Mateus Bevilacqua, que trabalharam e discutiram com os/as participantes sobre a dimensão sócio-político, passando antes pela dimensão pessoal, e alguns temas, como a educação e a violência e sua relação. Trabalharam e discutiram também sobre reforma política e a redução da maioridade penal.

Com os Discípulos de Emaús - Lc 24,13-35,  O texto está situado logo após o assassinato de Jesus por parte dos chefes dos sacerdotes e romanos. Nesse contexto, dois dos discípulos de Jesus saiam de Jerusalém em direção a Emaús. Nessa caminhada os discípulos estavam desanimados, sem esperança, com medo e cheios de angustias, devido as experiências que haviam vivido nos últimos três dias. Os dois iam conversando sobre Jesus, eis então que Ele começa a fazer parte da sua caminhada não sendo reconhecido.

No último domingo, foi celebrado o Dia Mundial da Juventude. Na diocese de Marília, um evento foi realizado em conjunto entre as paróquias São José, de Tupã, e Imaculada Conceição, de Parapuã, e o Grupo Kairós, de Rinópolis. A vigília do Dia Mundial da Juventude, proposta pelo Papa Francisco, começou às 20h e foi encerrada às 22h30, com a participação de cerca de 80 pessoas.

O Espaço Juventudes IRSC, localizado na Rua Campinas, 240 (Marília/SP) é um espaço criado pela Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração, para acolher as juventudes no trabalho pastoral e social, a partir do exemplo e missão, inspirada no amor a Deus e aos/as jovens, de seus fundadores Ir. Policarpo e Pe André Coindre.

O 28º Curso de Verão de 2015, realizado pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular, CESEEP, em parceria com a PUC-SP e o TUCA, que aconteceu do dia 06/01 ao dia 14/01, reuniu muitas pessoas. 508, para ser mais exato. Entre essas pessoas, 377 eram participantes, 71 monitores/as, 54 voluntários/as, 4 assessores/as e 2 responsáveis das mesas de debate.

setor-juventude-capaNos dias 13 e 14 de Setembro, a Paróquia São Pedro de Paulicéia acolheu aproximadamente 25 jovens no Rancho Pôr do Sol, situada na vicinal próximo ao Balneário Municipal da cidade, para realização do retiro diocesano da Pastoral da Juventude.

setorjuventudeO Setor Diocesano da Juventude realizou sua segunda reunião deste ano. O encontro contou com os representantes das três regiões pastorais de nossa diocese e foi realizado no último dia 14/06 na Paróquia São José Operário em Tupã.

Sub-categorias

Pagina 1 de 3