Dom, Fev

Warning: strpos() [function.strpos]: Empty needle in /var/www/html/diocesedemarilia.org.br/web/templates/ja_teline_v/html/layouts/joomla/content/item/default.php on line 34

A Criação das Dioceses do Estado

Pré-Criação

criacao1

Em 1908, a diocese de São Paulo era a única existente em todo o Estado. No dia 8 de outubro do mesmo ano, a diocese foi elevada a arquidiocese e, a partir desta data, cinco novas dioceses foram criadas no Estado: Campinas, Taubaté, São Carlos, Ribeirão Preto e Botucatu. A região onde hoje se encontra a diocese de Marília pertencia ao território da diocese de Botucatu, que compreendia as extensões ao sul do Rio Tietê, desde o litoral até o Rio Paraná, que faz divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul.

criacao2
Em 21 de junho de 1926, foi criada a diocese de Cafelândia, que abrangia o território entre o Rio Tietê e o Rio do Peixe, desmembrado da diocese de Botucatu. O primeiro bispo da nova diocese, Dom Ático Euzébio da Rocha, tomou posse em junho de 1929 e, um mês após, decretou a criação da primeira paróquia da região da Alta Paulista. A Paróquia de São Bento, que mais tarde se tornou a sede da diocese de Marília, foi criada em 15 de julho de 1929.

O segundo bispo a tomar posse na diocese de Cafelândia foi Dom Henrique César Fernandes Mourão. Porém, entre 1945 e 1948, a sede episcopal da diocese ficou vacante, devido à morte de Dom Henrique César. Durante esses três anos, quem assumiu a diocese de Cafelândia foi o vigário capitular, Monsenhor Vítor Ribeiro Mazzei.
Em agosto de 1948 chegou à diocese o novo bispo, Dom Henrique Gelain, vindo do Estado da Paraíba. Dois anos depois, a sede da diocese de Cafelândia foi transferida para Lins, a pedido de Dom Henrique, que executou a bula "Apostolicis sub plumbo Litteris". Em seguida, o território da diocese de Lins foi reduzido, com a criação da diocese de Marília, que fica entre o Rio Aguapeí, ou Rio Feio, e o Rio do Peixe.

Desde a criação, não foi acrescentada, nem retirada, nenhuma área da diocese de Marília. Segundo o bispo emérito, Dom Frei Daniel Tomasella, durante o seu bispado se pensou em fundar uma nova diocese em Dracena. Porém, ainda de acordo com ele, muitos padres se opuseram à proposta, devido ao grande êxodo da população daquela região, que se mudava para grandes centros.

Dioceses do Estado - Regional Sul 1

regionalsul1-web

Escola de Comunicação
Aberta as inscrições para Escola de Comunicação. Clique aqui para saber mais.
Ano Nacional do Laicato
Notícias do Ano do Laicato
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais