Sab, Nov

A Comemoração do Jubileu de Prata

Criação e Caminhada Atual

Em 1975, os fiéis celebraram o Ano Santo, em comemoração aos 1975 anos do nascimento de Jesus Cristo. Dois anos depois, a diocese de Marília comemorava seu jubileu de prata. A criação da diocese ocorreu no dia 16 de fevereiro de 1952. Para festejar a data, foi elaborado o slogan "Caminhando, Construímos", que orientou as atividades do jubileu.

A comemoração do jubileu de prata da diocese teve início na Festa de Pentecostes de 1977, realizada no mês de junho. As paróquias existentes na diocese realizaram, nos meses seguintes, reflexões a respeito do jubileu, utilizando o documento "Pastoral das Comunidades e Ministérios", do Regional Sul 1. Em outubro, foram realizadas as assembléias paroquiais.

No dia 27 de novembro, ocorreu a Assembléia Diocesana de 1977. A assembléia foi celebrativa e contou com a participação de representantes de todas as paróquias, que se reuniram na praça em frente à Catedral Basílica de São Bento.

Os participantes das paróquias localizadas a oeste da diocese foram a Marília em um trem especial. A caravana partiu da cidade de Panorama, passando por todas as outras cidades da Alta Paulista, com direção à sede da diocese.

Para celebrar o jubileu de prata, a diocese também elaborou um livro comemorativo, que foi escrito pelo Vigário Geral, Monsenhor João Baptista Tóffoli. O livro, no qual é utilizado o slogan "Caminhando, Construímos", conta a história da diocese, desde a evangelização do início do século até a história da criação de todas as paróquias existentes até a primeira metade da década de 70.