Sex, Dez

Rua João Pessoa, 830 C.P. 45
17730-000 - PARAPUÃ - SP
Sec.: (18) 3582-1161/Res.: (18) 3582-1670

Horário de atendimento da secretaria:
Segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 / 13h30 às 17h
Sábado das 8h às 12h

Dia Horário Local Obs
Quarta 15h Matriz Novena Perpétuo Socorro
Sábado 19h30 Matriz
Domingo 7h, 9h e 19h Matriz
1ª Sexta 19h30 Matriz Missa do Sagrado Coração

Histórico

Esta cidade chamou-se, no início, Canaã, devido às suas riquezas. Atualmente chama-se Parapuã, palavra indígena, significando Rio Feio. A Paróquia foi criada aos 21 de Setembro de 1940 por Dom Henrique Cesar Fernandes Mourão, então Bispo de Cafelândia, tendo como Padroeira a Imaculada Conceição. O Vigário, naqueles tempos, atendia também a Inúbia Paulista, a Osvaldo Cruz e Lucélia que depois se tornaram Paróquias.

Seu primeiro Vigário foi o Padre Gaspar Aguiló Cortes.

Padroeiro

nsconceicaoA Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha ("mácula" em latim) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada em 8 de dezembro, foi definida como uma festa universal em 28 de Fevereiro de 1476 pelo Papa Sisto IV

CONSELHO PAROQUIAL DE PASTORAL (CPP)

Coordenadora: Sylvia Maria Manicardi Alves.

Secratária: Marineves de Jesus Lima.

A reunião acontece toda a primeira quarta de cada mês.

CAEP

Coordenador: Fernando Takeshi. Kawasaki

Tesoureira: Grácia Maria Giovvanetti Garcia

Membros: Aparecido Bueno Duarte , Eva Aparecida Massaroti, Lauro Gentile e Ideval Gentil Esteves.