18
Sab, Nov

Marília - N. S. Fátima - B. Jóquei Clube

Contato

marilia nsfatimajoq

Pe. Milton Afonso do Nascimento, Pároco

Rua Japão, 239
CEP 17521-440 - MARÍLIA - SP
Fone: (14) 3301-0162
e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Missas

Dia da semana

Horário

Local

Terça

20h

Capela Santa Terezinha

Quarta

19h30

Matriz

Sábado

19h30

Matriz

Domingo

9h30 e 19h30

Matriz

2º e 3º Domingo do mês

8h

Capela Santa Terezinha

História

O primeiro sinal da comunidade Católica em nosso território paroquial deu-se entre os anos de 1952/1953, onde foi construída uma Capela de madeira doada pelo Dr. Alcides Nunes, onde já tinham alguns moradores nos Bairros Jóquei Clube e Vista Alegre.           

Em 1967 com a chegada da Irmãs Missionárias, entre elas a Irmã  Maria de Canchi, que se instalaram em duas casas cedidas pelo então Bispo nas proximidades da Igreja dos Franciscanos e Nossa Senhora da Glória, desenvolveram-se inúmeras atividades de promoção humana na Zona Sul da cidade. Em 1969 foram morar no terreno doado por um rico proprietário de terras, onde construíram o Convento, Jardim de Infância e a Capela Nossa Senhora de Guadalupe, hoje Paróquia.

A partir desse ano a Irmã Maria desenvolveu inúmeras atividades beneficentes nos bairros próximos, entre eles o Jóquei Clube, onde por volta dos anos 1985/86 deu-se inicio da Catequese de crianças para a Primeira Eucaristia, até a sua ida em definitivo para Taubaté em 1997, onde ficava a sede do seu Instituto, para dali voltar à França e lá falecer no dia 05 de janeiro de 2001.

Não há dúvida de que a Irmã Maria foi à grande difusora e propagadora da fé cristã na Zona sul da cidade de Marilia, tanto é que recebeu da Câmara Municipal o titulo de Cidadã Mariliense, em sessão solene realizada na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe.

Com as atividades catequéticas, em 1989 as Missas passaram a ser semanais sábado à noite sob a responsabilidade do então Pároco, da recém criada paróquia Nossa Senhora da Guadalupe, Monsenhor Achiles, a qual a Capela passou a pertencer, até a criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima em 13 de maio de 2009.

Em 1990 a Capela começou a formar algumas pastorais, entre elas Catequese, Liturgia, Dizimo, Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão e em outubro de 1996 juntamente com a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe implantou o Dizimo Consciente, sempre vinculadas à Paróquia, porém já despontavam nessa época as primeiras lideranças, inclusive criou-se o Conselho Comunitário de Pastoral.

Durante esse período gradativamente foram implantadas as Missas de Setor, celebradas, uma vez por mês, nas casas dos Bairros Jóquei Clube/Jd. Esplanada/Damasco/Marajó. Com a posse do Pe. João Carlos Batista como pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, desenvolveu-se ainda mais essas atividades passando a ser na Capela Nossa Senhora de Fátima e no Centro Comunitário do Rincão – Marajó – que também passou a ter missas todo segundo domingo do mês, e na Capela começou a celebração da Palavra todo terceiro domingo do mês e a cada dois meses missa.

Também ao longo da década de noventa passamos a celebrar as grandes solenidades da Igreja; Cinzas, Domingo de Ramos, Quinta Feira Santa e Vigília Pascal, ora celebradas pelo Monsenhor Achiles, ora por Pe. Antonio Flumignam ou Pe Paulo Roberto Beloto, além da Primeira Eucaristia, que desde o inicio da catequese na Capela sempre foi aqui realizada.

Em 2004 tivemos a primeira turma de catequese para a Crisma, crismados juntamente com os jovens da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no dia de Pentecostes do ano seguinte, e assim sucessivamente até a implantação da Paróquia.

A implantação do Dizimo Consciente, mais as Quermesses nos permitiram dar inicio às obras da nova Igreja em junho de 1997.

A velha Capela de madeira, que não comportava mais do que oitenta pessoas, foi demolida em agosto 1998 e as missas foram celebradas num pequeno salão da Rua Alexandre Chaia cedido por uma paroquiana e depois na garagem da casa do casal Matilde e José Roberto, e no dia 05 de novembro de 1998 celebrávamos a primeira missa na nova igreja sem janelas e piso de terra batida.

No ano de 2008 o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, Revmo. Padre João Carlos Batista iniciou um diálogo com a comunidade do Jóquei e Guadalupe para a futura criação da nova Paróquia, já com 12 mil habitantes. A coordenação e outros membros acolheram com alegria a possibilidade.

Em setembro de 2008 Dom Osvaldo e Pe. João Carlos entraram em contato com o Pe. Sérgio Luiz Roncon recém chegado de Portugal, mas que se encontrava com seu Pai em Junqueirópolis para acompanhá-lo em sua crise de depressão.

Foi feito então a proposta de ser vigário Paroquial na paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe dando uma atenção especial a Capela do Jóquei já fazendo uma programação diferenciada e reflexão com a comunidade, sobre tudo o que implica a criação da paróquia. No final de setembro padre Sérgio confirmou aceitando o novo desafio e nos dia 4 de outubro padre Sérgio passou a morar com o Pe. João Carlos sendo vigário e dando prioridade a Capela Nossa Senhora de Fátima. Após alguns meses de caminhada a comunidade encaminhou ao Senhor Bispo Dom Osvaldo a possibilidade da criação da Paróquia no dia 13 de maio de 2009. Todos sabiam dos desafios e dificuldades pois o bairro é popular, uma região periférica de Marília.

A Fé nos motivou a querer abraçar este missão, pois a nova paróquia será criada com o mínimo de estruturas básicas e necessárias como a falta: de casa paroquial, salão paroquial, apenas 2 salas para catequese e reuniões, sem carro. Temos a Igreja não acabada e com muito a fazer.

No dia 13 de maio de 2009 foi então criada a paróquia Nossa Senhora de Fátima do Jóquei, na missa solene com a presença do Bispo Dom Osvaldo Giuntini e demais padres concelebrantes, sendo nomeado o primeiro Pároco o Padre Sérgio Luiz Roncon.

O nome da Padroeira da Paróquia permaneceu pelo motivo de já ser a padroeira da comunidade a mais de 40 anos. 

Oração pela Criação da Paróquia (13 de maio de 2009)
Autor:- Padre Sérgio Luiz Roncon

Ó Deus que nós possamos estar unidos numa só fé e num só batismo sob o Vosso Nome, celebrando a alegria de nossa “Paróquia Nossa Senhora de Fátima”.

Obrigado, Pai querido, por todas as graças a nós concedidas.

Confiamos a vós neste tempo novo todas as nossas famílias, pastorais e necessidades.

Ajudai-nos a construir uma comunidade solidária e fraterna onde todos tenham lugar, amor e reconhecimento de seus dons.

Recompensai Senhor, a todos que assumem sua fé.

Pela intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria Nossa Senhora de Fátima, nossa padroeira, fortalecei e iluminai a todos nós nesta Nova caminhada como Paróquia a serviço da evangelização.

Amém.

Padroeiro

No fim da década de quarenta inícios da década do de cinqüenta no séc. XX, foi construída em madeira, uma pequenina capela em terras doada pelo Dr. Alcides Nunes e entre os anos 1952/53 os Padres Redentoristas doaram a imagem de Nossa Senhora de Fátima, durante as Missões Populares, que foi calorosamente recebida pelos poucos moradores, que davam início das atividades devocionais a Nossa Senhora de Fátima, através da reza do Terço e das Missas; apenas uma vez por mês, presidida pelo Frei Jacinto ou Monsenhor Bicudo.

Em meados da década de oitenta, as Missas passaram a ser uma vez por semana, aos sábados, até a criação e instalação da Paróquia em 13 de maio de 2009.

Fontes: antigos moradores
Helena Maciel (com Dona Tereza não localizada – foram as primeiras Filhas de Maria da Capela).
João Guijo; filho de João Guijo Ponce (padrinho da cruz).
Creuza Guijo
Marcos Guijo
Elaine dos Santos
Juvenil dos Santos

Atendimento

Horário de atendimento da secretaria:

Segunda-feira das 13h às 17h
Terça a sexta-feira das 8h às 12h / 13h às 17h
Sábado das 8h às 12h

Batismo

Formação para Pais e Padrinhos para o Batismo: Acontece a cada 2 meses na Capela Santa Teresinha, pois não temos um Salão Paroquial :- das 8h às 11h30.
Batismo acontece todo último domingo do mês após a missa das 9h30. 

Matrimônio

Preparação ao Matrimônio não temos equipe por falta de pessoas preparadas para esse trabalho e também pela pouca procura de Casamentos a ser realizado em nossa Igreja. Os noivos preferem as Igrejas do centro.
Quando mudar essa mentalidade aí sim deverá ter uma equipe.
Como muitas paróquias têm equipes de preparação já formadas, os casais são encaminhados para fazer.

Organização

3ª sexta – Reunião do CAEP às 20h. 

Membros: Padre Milton Afonso do Nascimento
Evandro de Almeida Mariucio
Ademir Abdon de Almeida
João Cláudio Stefani
Nereu Pickler
Lidomar Aparecida Bapistoni Stefani:- (secretária). 

CPP – Reunião: toda 2ª sexta do mês. 

Membros:- .......................................................Padre Milton Afonso do Nascimento

Coordenador:-................................................ Luiz Zamai

Secretária:-.................................................... Josiane Fernandes

Vice:- ..............................................................Simone de Mattos Matioli

CAEP:-............................................................Ademir Abdon de Almeida

Capela Santa Teresinha do Menino Jesus:-.. Valmir Rogéio Farias

Dízimo:- ..........................................................Silvia Cristina de Andrade Carneiro

Pastoral da Saúde:- ........................................Maria de Fátima Vitorino

Liturgia:-...........................................................Maria Ribeiro dos Santos Soares

Batismo:- ........................................................Agnaldo Aparecido Bispo dos Santos

Acolhida:- .......................................................Ana Maria de Souza Viana

ECC:- .............................................................Matilde Aparecida Colombo Dias

Acólitos:- ........................................................Maria Estela Silveira Polastro de Souza

RCC ( Capela apenas):-.................................Donizete Gomes da Silva

Vicentinos – (Capela apenas):-......................Lourdes

Secretaria Paroquial:-....................................Maria Aparecida Pereira da Silva

Catequese:- ...................................................Mario Rigo

Ministros:- ......................................................Madalena Santana e Adilson Santana

Capela São Francisco – (chácaras):- ...........Reativar novamente.