18
Dom, Fev

Líderes da Pastoral da Criança participam de Assembleia Avaliativa em Tupã

Criança

Dezenas de líderes comunitários da Pastoral da Criança participaram nos dias 18 e 19 de novembro, de uma Assembleia Avaliativa no município de Tupã/SP. O encontro foi realizado no Museu Índia Vanuire, na área central da cidade.

“Fizemos a avaliação de todas as atividades deste ano, que por sinal foram muito boas. Conseguimos atualizar cerca de 50% da Diocese no Novo Guia do Líder 2015 e também implantar o acompanhamento nutricional. Além disso, pudemos comemorar, com alegria, o aumento de 10% de crianças visitadas e o crescimento de 70% a mais de gestante assistidas pelo nosso projeto”, comentou Moisés Soudário Inácio, coordenador da Pastoral da Criança na Diocese de Marília.

O coordenador destacou que, no encontro, também foi realizada a avaliação das despesas e capacitações e o planejamento para o próximo ano. “Traçamos metas a serem atingidas, como: implantar em toda a Diocese, o Guia do Líder 2015, acompanhamento nutricional e buscar uma maior parceria com os setores públicos e empresarial. E fortalecer e valorizar cada vez mais as ações dos nossos líderes e também apoiá-los para se sentirem sempre animados na missão de levar vida em abundância às crianças e famílias”, afirmou Moisés Soudário.

Atividades de Formação – Além da avaliação dos projetos realizados pelos líderes da Pastoral da Criança na Diocese de Marília, o encontro contou com várias Atividades de Formação. “Promovemos, durante o final de semana, atividades com formações sobre acompanhamento nutricional - onde o objetivo é melhorar o método de determinação do estado nutricional das crianças e oferecer orientações para as famílias de maneira preventiva, tanto para a desnutrição, quanto para a obesidade infantil”, frisou Soudário.

Na ação de acompanhamento nutricional é feito a pesagem e a medida (Índice de Massa Corporal), que ocorre a cada 3 meses, no dia da “Celebração da Vida”. Após esta ação é entregue para a mamãe uma cartela que informa o Estado Nutricional da sua criança com orientações e dicas. Os responsáveis que ministraram a Atividade de Formação em Tupã foram a coordenadora do Núcleo Botucatu, Marileusa Soares; e o multiplicador e referencial do Núcleo nesta Ação, Ademir Munhoz (o Biba).

Em Tupã, também teve a Formação para a Missão dos Coordenadores e foi trabalhado o “Documento 105 - Cristão Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade como Sujeito Eclesial”. O Cristão Leigo é verdadeiro sujeito eclesial quando é aberto ao diálogo, à colaboração, à corresponsabilidade com os pastores, assume seus direitos e deveres com a igreja, não cai no fechamento ou na indiferença, não vive em submissão servil, é maduro na fé, testemunha o amor à igreja, serve os irmãos e irmãs.

“O Cristão, sujeito na Igreja e no mundo é Discípulo Missionário, seguidor e testemunha de Jesus Cristo e, ao mesmo tempo, um missionário plenamente devotado ao seu trabalho e experimenta o prazer de ser um manancial que transborda e refresca os outros: Eu sou uma Missão nesta terra, e para isso estou neste mundo”, informou Moisés Soudário. As responsáveis por esta ação foram as capacitadoras Maria Angélica e Cleide Martins.

Liderança Estadual – A Assembleia Avaliativa teve a presença da Coordenadora Estadual da Pastoral da Criança, Eunice Gomes, que falou sobre a “Importância da Atualização do Guia do Líder 2015”. Ela destacou bastante a atenção que devemos informar as famílias sobre o Desenvolvimento Infantil na Primeira Infância - que é de 0 a 6 anos - usando as ferramentas que temos que são os Indicadores de Oportunidades e Conquistas.

A Assembleia contou ainda com a participação do Padre Assessor Murilo Dias, que trabalhou as Atividades de Espiritualidade com os participantes do encontro e falou da importância da oração, de ouvir a Jesus e aceitar a mudar o trajeto para assim termos o sucesso e bom êxito em nossa missão. “No domingo, pela manhã, participamos com toda a comunidade, da missa na Capela São Paulo Apostolo - que pertence a Paróquia São Jose Operário, e que nos acolheu com muito amor. Foi uma linda celebração feita pelo Padre Murilo. Gostaríamos de agradecer ao Movimento Familiar Cristão (MFC) - desta paróquia - que concedeu a todos os 25 participantes, o pouso solidário. Foi uma experiência maravilhosa e muito rica, com tanto carinho e zelo por nós e fazendo-nos se sentir parte das suas famílias”, ressaltou Moisés Inácio.

Visita Domiciliar - Também no domingo (dia 19), foi promovida uma Atividade de Formação com a psicóloga Valeria Cristina Silva, que falou sobre a Importância da Visita Domiciliar, destacando a relevância da família: aspectos sobre entender e amar as famílias que visitamos do jeito que elas são tentando explorar e ajudar nas suas potencialidades; ajuda no crescimento e na transformação das famílias; e lembrando que é necessária para esta grande missão estar preparado espiritualmente e também pessoalmente. Destacou ainda a importância de uma maior dedicação na primeira infância, pois é nesta fase que as crianças acabam desenvolvendo traumas e muitas potencialidades - se forem bem trabalhadas.

Estiveram presentes na Assembleia Avaliativa, vários coordenadores da Pastoral da Criança na Diocese de Marília: Ana Cláudia (São José/Panorama; Hisayo (NSR Aparecida/Dracena; Maria e Gervásio (NSR de Fátima /Dracena); Rose (Santo Antônio/Junqueirópolis); Fátima (Santa Genoveva/Irapuru); Nadir (NSR Aparecida/Flórida Paulista); Cleonice (Sagrada Família/Lucélia); Aparecido (Santo Antonio de Pádua/Adamantina); Catarina (NSR de Fatima/Adamantina); Vera e Nádia (Oswaldo Cruz); Valdelice (São José/Tupã); Ângela (Santa Antonieta/Marília); Maria Celeste (Sagrado Coração de Jesus/Marília); Maria Angélica (Sagrada Família/Marília); Orlando (NSR Perpétuo Socorro/Marília); Terezinha (Santa Rita de Cássia/Marília); Fátima (Sagrado Coração de Jesus/Vera Cruz); Terezinha (São Pedro Apóstolo/Garça); Evelyn Cristina (Multiplicadora Guia do Lider 2015); Ademir Munhoz (Multiplicador Acompanhamento Nutricional); e Marileusa Soares (coordenadora do Núcleo Botucatu).

Texto de Olavo Alves | Comunicador Voluntário - Pastoral da Criança

Escola de Comunicação
Aberta as inscrições para Escola de Comunicação. Clique aqui para saber mais.
Ano Nacional do Laicato
Notícias do Ano do Laicato
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais