18
Dom, Fev

Homilia da Ordenação Presbiteral do Diácono Marcelo Feltri Ribeiro

Mensagens do Bispo

Homilia da Ordenação Presbiteral do Diácono Marcelo Feltri Ribeiro

Saúdo a Dom Osvaldo Giuntini, nosso querido bispo emérito, que acolheu o seminarista Marcelo no seminário. Saúdo a todos os padres, religiosos, religiosas e seminaristas aqui presentes. Saudação particular aos pais do Diácono Marcelo Sr. João Francisco Ribeiro e Olinda Maria Feltri Ribeiro e familiares. Saúdo a todos que vieram de outras paróquias, especialmente a quem veio de Piratininga, terra natal do Diácono Marcelo.

Queridos Irmãos e Irmãs hoje é festa na nossa Igreja Particular de Marília! Estamos acolhendo um novo sacerdote no nosso presbitério! O Diácono Marcelo preparou-se para este dia durante vários anos de estudo, de convivência fraterna no seminário, de reflexão e sobretudo de oração. Foram longos anos de discernimento que devem culminar hoje, com o seu “sim”, a sua entrega ao Senhor, através do ministério ordenado.

E a Palavra de Deus que ouvimos nos ilumina! A primeira leitura relata a vocação de Jeremias. A vocação inclui escolha, consagração e nomeação: “Antes de te formar no ventre eu te escolhi, antes de saíres do seio materno eu te consagrei” (Jr 1,5). Jeremias pertence ao Senhor. Deus tem toda a iniciativa: ele domina a pessoa do profeta. Jeremias consagrado desde o seio da mãe, fala de sedução. O chamado leva sempre uma missão, cujo instrumento é a boca do profeta que dirá a Palavra de Deus.

O evangelho nos fala do servo: “Quem me serve que me siga, e onde eu estou estará também meu servo. Se alguém me servir, o Pai o honrará” (Jo 12,26). O servo pertence a Jesus e há de acompanha-Lo aonde quer que ele vá: à cruz e à glória. Tal é a honra que o Pai lhe concederá, honra autêntica e suprema. Acompanhar Jesus até a cruz é doação completa de si, é aniquilamento, é colocar a própria vida nas mãos de Deus, nos momentos difíceis, nos momentos de prova. Para saber se estamos em comunhão com Cristo, então, devemos nos perguntar: Sinto pertencer ao Senhor? Quanto pertenço realmente a ele?

A comunhão com Cristo é sempre e ao mesmo tempo, pessoal e eclesial. Ninguém é cristão sozinho, nem a Igreja subsiste prescindindo da liberdade dos indivíduos, que disseram “sim” ao chamado do Senhor. É por isso que diz o apóstolo Paulo: “Esforçai-vos por manter a unidade do espírito com o vínculo da paz” (Ef 4, 3). Exatamente neste sentido é possível falar de comunhão pessoalmente recebida, como indivíduos e como sacerdotes. A nós, misteriosamente, mas realmente, não foi feito somente o dom da comunhão batismal com Jesus, mas, sem mérito algum, fomos chamados a nos tornarmos os seus íntimos, aqueles que pertencem ao Senhor sem reservas.

Não é por acaso que o povo santo de Deus, na simplicidade das suas expressões, confie-se a nós, à nossa oração, a nossa mediação orante, para obter aquelas graças que, sozinho, percebe que não poderá obter. O senso dos fiéis leva em si o reconhecimento de uma especial comunhão do sacerdote com o Mestre, uma comunhão que não separa o sacerdote do povo, mas o coloca a serviço deles. Uma comunhão que, como nos ensina a doutrina sobre os sacramentos, torna eficaz o agir do sacerdote, mesmo para além dos seus méritos pessoais.

Somos chamados à comunhão para ser servos da comunhão, para nos tornarmos amor aos irmãos, amor que sofre, que se alegra e que se põe gratuitamente a serviço. A comunhão pessoal, a pertença ao Senhor, torna-se para nós, ao mesmo tempo, um sublime dom e uma desafiadora tarefa. Certamente, tudo isso pressupõe um grande trabalho sobre nós mesmos, um caminho de ascese, de purificação e de correção da própria humanidade; pressupõe, como diria São Bento, saber descer os doze degraus da humildade. Descendo os degraus da humildade nós poderemos ser ponte, tapete, sobre o qual os nossos fiéis podem caminhar para ir na direção de Cristo e para acolher Cristo, que vem na direção deles.

Ser servo é nossa missão, é missão da Igreja. Temos que fazê-lo hoje em um mundo no qual parece sempre não ter mais lugar para Deus, um mundo no qual o materialismo tomou conta de tudo, que perde seus valores, onde não tem mais justiça, fraternidade, onde não tem mais carinho para com os outros. Ser servo é fazer parte da Igreja que caminha, aquela Igreja servidora, que o Papa Francisco compara a um campo de batalha. A Igreja que vai à periferia não somente material, mas sobretudo existencial. Aquelas periferias onde falta a presença de Deus, onde falta a presença de Cristo, onde não mora mais a segurança de ter um amigo que nos acompanhe.

Peçamos à bem-aventurada Virgem Maria para conceder-nos a consciência da profundidade, da altura e da responsabilidade do nosso ministério, a serviço da comunhão eclesial e, ao mesmo tempo, ela, Mãe da Igreja, seja a primeira guardiã da comunhão em nós com Cristo e, em torno de nós, com a Igreja.

Caro Diácono Marcelo, que a intercessão da Virgem Maria e de São Pio de Pietreltina, te leve a exercer adequadamente o ministério sacerdotal, e a viver a experiência da comunhão eclesial. Que a comunhão com Cristo te leve sempre mais à missão, sobretudo servindo àqueles que estão atravessando situações de doença, de desespero, de luto, de trevas e de ódio.

Que Deus te abençoe e te torne profeta, sacerdote e servo no seu Reino de amor, justiça e paz.

Assim seja!

Marília, 22 de setembro de 2017

Dom Luiz Antonio Cipolini
Bispo Diocesano

Escola de Comunicação
Aberta as inscrições para Escola de Comunicação. Clique aqui para saber mais.
Ano Nacional do Laicato
Notícias do Ano do Laicato
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais