Sex, Dez

Paróquia São João Batista realiza grande semana missionária

Região I

Após ter vivido de maneira intensa, nos últimos quatro meses, as Santas Missões Populares com as visitas para o censo, a bênção das casas da comunidade e os encontros nos setores para oração e estudo do evangelho de Mateus, a Paróquia São João Batista realiza do dia 1.º ao dia 12 de outubro, a grande semana missionária.

O trabalho começou com a formação da Equipe Missionária na paróquia, a partir do final de janeiro de 2015; o estudo, meditação e oração da equipe com o livro “Santas Missões Populares – para a missão permanente” do Pe. Luís Mosconi, em setembro, outubro e novembro de 2016; a proposta das Santas Missões Populares que foi aceita e assumida na Assembleia Paroquial de 11 de dezembro de 2016; a sensibilização do povo da paróquia para as missões de fevereiro e março de 2017; o 1º Retiro Paroquial das Santas Missões em 25 e 26 de março; o 2º Retiro em 27 e 28 de maio; o 3º Retiro em 29 e 30 de julho – cada retiro com material para oração e estudo nos setores.

"Todo esse processo foi organizado a partir do pensamento de Pe. Luís Mosconi como ‘namoro’ (tempo de conhecer a proposta), ‘noivado’ (tempo de sensibilizar a comunidade), e ‘casamento’ (tempo de acordar e saborear as Santas Missões Populares) para que assumamos que ‘vocação’ e ‘missão’ são duas faces de nossa identidade cristã. Por isso, fomos iluminados pelo tema: ‘Ser cristão é viver a alegria de ser chamado e enviado por Jesus’, e o lema: ‘Vós sois da Família de Deus!’ (cf. Ef 2,19)", relatou Pe. Maurício Pereira Sevilha, pároco da São João.

No domingo, 1º/10, houve a Missa de Abertura da grande semana missionária, às 10h, com acolhida dos setores e carreata; missa da saúde em louvor a São Peregrino, às 15h e missa em louvor à Santa Teresinha, às 19h.

Pe. Maurício finalizou que espera “que a GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA seja o ponto alto de toda essa caminhada e também o assumir da missão em nossas vidas como algo fundamental e definitivo para nossa fé cristã e nosso agir cotidiano. Como dizia Dom Luciano Mendes de Almeida: ‘Onde há povo, há missão. Onde há missão, há razões para ser feliz!’”

Fotos referentes à missa de abertura, carreata, missa São Peregrino e Santa Teresinha

Não consegue visualizar as fotos? clique aqui e veja no Flickr

Toda comunidade está convidada a participar da semana missionária, cuja programação é a seguinte:

GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA – 1º a 12 de outubro

Dia 1º Domingo • 10h00 – MISSA DE ABERTURA com acolhida dos setores; carreata;
• 15h00 – Missa da Saúde em louvor a São Peregrino (trazer os doentes);
• 19h00 – Missa em louvor a Santa Teresinha do Menino Jesus

Dia 2 Segunda • 7h00 – missa;
• 11h15 – 12h00 – terço missionário na igreja;
• 20h00 – celebração de início nos setores, com fogos ao final (21h00)

Dia 3 Terça • DIA DA TERNURA E COMPAIXÃO
• 6h00 – concentração na praça d’água para oração, procissão e café (no salão);
• 20h00 – celebração Franciscana nos setores

Dia 4 Quarta • DIA DA HUMILDADE: SÃO FRANCISCO
• 11h15 – 12h00 – terço missionário na igreja;
• 19h30 – missa na comunidade São Francisco com procissão do Santíssimo até a igreja, bênção e confraternização

Dia 5 Quinta • DIAS DAS BEM-AVENTURANÇAS
• 19h30 – momento de oração com festa para crianças na Comunidade do Gás

Dia 6 Sexta • DIA DE PENITÊNCIA
• 6h00 – caminhada penitencial – via-sacra (dos predinhos até a igreja com café);
• 7h00 confissões na igreja (não haverá missa pela manhã);
• 19h30 – missa do Sagrado Coração e de aniversário do Apostolado da Oração

Dia 7 Sábado • DIA MARIANO
• Visita de Nossa Senhora aos idosos e enfermos;
• 19h30 – celebração Mariana (ofício cantado, terço, comunhão e coroação)

Dia 8 Domingo • DIA DE RENOVAÇÃO DA FÉ NO CRISTO RESSUSCITADO
• Das 8h00 às 16h00 – CONGRESSO MARIANO DIOCESANO NA UNIMAR
• 19h00 – missa com levantamento do cruzeiro

Dia 9 Segunda • DIA DE MEMÓRIA E ORAÇÃQO PELOS FALECIDOS
• 19h30 – celebração com memória aos falecidos animada pelo Grupo de Oração

Dia 10 Terça • DIA DO AMOR GRATUITO, SOLIDÁRIO E EFICAZ (destaque para Vicentinos e Pastoral da Saúde);
• 6h00 – caminhada da comunidade São João Batista (no final da rua Joaquim Ferreira Évora) para salão paroquial e café;
• 7h00 – missa com arrecadação de alimentos para as famílias assistidas;
• 11h15 – 12h00 – terço missionário na igreja;
• 20h00 – encontro da Equipe Missionária, coordenadoras de setores e o padre.

Dia 11 Quarta • DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS PELAS SANTAS MISSÕES POPULARES
• 19h30 celebração de ação de graças nos setores pelas SMP e confraternização

Dia 12 Quinta • NOSSA SENHORA APARECIDA E DIA DE ENCERRAMENTO DA GRANDE SEMANA MISSIONÁRIA
• 10h00 – procissão e missa com a presença de Dom Luiz Antônio, Bispo Diocesano