Ter, Out

Diocese participa de Congresso Missionário Nacional em Olinda e Recife

Pastorais, movimentos e serviços

Pe. Willians Roque de Brito, assessor da Urgência Pastoral 1, Igreja em estado permanente de missão, se uniu aos 700 congressistas. O evento teve como tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”.

congressomissionalnacional7Aconteceu dos dias 07 a 10 de setembro, na arquidiocese de Olinda e Recife-PE, o 4º Congresso Missionário Nacional (CMN). O Encontro reuniu agentes de Conselhos Missionários regionais e diocesanos e teve como tema “A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”. O 4º CMN visou articular e fortalecer as atividades missionárias no Brasil e preparar a Igreja do Brasil para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM), que ocorrerá em 2018, na Bolívia. Aproximadamente 700 congressistas estiveram presentes no 4º CMN, advindos de todas as regiões do Brasil. A Diocese de Marília esteve representada pelo Pe. Willians Roque de Brito, assessor da Urgência Pastoral 1, Igreja em estado permanente de missão, do Plano Diocesano de Pastoral (PDP).

congressomissionalnacional6O congresso foi iniciado com a organização de Santas Missões Populares na arquidiocese de Olinda e Recife. As visitas missionárias aconteceram nas paróquias que sediam os vicariatos da arquidiocese. Segundo o padre Maurício Jardim, diretor executivo das Pontifícias Obras Missionárias (POM), “o congresso teve seu início nas práticas missionárias, o que foi o grande diferencial em relação aos demais congressos ocorridos até então”.

congressomissionalnacional2Durante o Congresso, houve várias palestras para explicitar melhor o tema abordado. A exposição dos assuntos foi realizada por um padre, uma leiga e três bispos, explicitando as variedades dos ministérios da Igreja. Os eixos temáticos das palestras foram: A alegria do evangelho; Sinodalidade e comunhão; Testemunho e profetismo. Durante as tardes, aconteceram algumas oficinas temáticas, onde os participantes foram direcionados em pequenos grupos, para ecoar o estudo da manhã e sugerir linhas de ação para a Igreja do Brasil.

congressomissionalnacional3O padre Willians chegou em Recife dois dias antes do congresso e integrou-se aos demais missionários do Regional Sul 1 (Composto pelas dioceses do Estado de São Paulo), na Paróquia São Paulo Apóstolo, sede de vicariato. Durante o congresso, participou da oficina sobre Missão Popular.

congressomissionalnacional5Segundo o padre Willians, “O Congresso se realizou num verdadeiro clima de fraternidade e alegria, como era a proposta do tema”. “Algo muito marcante foi a caminhada dos mártires realizada na sexta-feira, sob as bênçãos de Dom Hélder Câmara. Impressionou-me ver a casa onde viveu seus últimos anos, pois assusta pela sua simplicidade”, concluiu o sacerdote.

Ao final do congresso, os participantes deixaram uma mensagem sobre os frutos dos debates para a Igreja do Brasil que pode ser conferido, na íntegra, no site das POM acessando o seguinte link: http://www.pom.org.br/mensagem-do-4o-congresso-missionario-nacional-as-comunidades-do-brasil/

Texto: Pe. Willians Roque de Brito
Fotos: Pontifícias Obras Missionárias