Qua, Out

Atualização do Clero é avaliada positivamente

Clero

Recentemente, foi realizada a Atualização do Clero. Cerca de 70 pessoas estiveram reunidas em Adamantina, na Casa Pastoral Diocesana Dom Osvaldo Giuntini, do dia 22 ao dia 24 de agosto. Neste ano, os temas refletidos foram a Exortação Apostólica “Amoris Laetitia — A Alegria do Amor” e “Nulidade Matrimonial” a partir do motuproprio Mitis Iudex Dominus Iesus.

atualizacaodoclero2Para falar sobre os assuntos, foram convidados como assessores Dom Frei João Bosco Barbosa de Souza, OFM, bispo de Osasco (SP), e o Prof. Dr. Pe. Carlos Roberto Santana da Silva, o Pe. Beto, de Lins (SP). O sacerdote é vigário judicial do Tribunal Interdiocesano de Botucatu, doutor em Direito Canônico, e docente da Faculdade João Paulo II (Fajopa). E Dom João Bosco é presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

atualizacaodoclero4Para o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Ademilson Luiz Ferreira, esta foi uma das mais profundas e bem aproveitadas Atualizações. “Dividimos em dois momentos de formação e ambos os assessores foram extremamente felizes nas sua apresentação. Dom João Bosco nos ajudou a entender melhor a proposta da Amoris Laetitia e os passos que precisamos dar no trabalho com as família, sobretudo com as mais fragilizadas”, disse o sacerdote, afirmando que a Exortação Apostólica precisa continuar a ser estudada e acolhida na Diocese de Marília.

atualizacaodoclero3Na segunda apresentação, o Pe. Beto falou sobre nulidade matrimonial e deu dicas sobre o trabalho com as famílias em situação irregular. Recentemente, o Papa Francisco propôs mudança nas leis do Código de Direito Canônico, com relação à agilidade nos processos de nulidade matrimonial.

atualizacaodoclero5Segundo o Pe. Ademilson, o tema tratado foi muito atual. “Foi uma preocupação necessária no trabalho de evangelização das famílias e uma resposta ao apelo do Papa Francisco. Avalio positivamente a realização das atualização, os assessores, e o interesse do nosso clero. Os assessores saíram satisfeitos do evento”, informou o coordenador diocesano de pastoral.

atualizacaodoclero6“Os temas foram apresentados com muita clareza. Achei excelente. Família é um tema atual e sempre desperta o interesse de todos”, finalizou o bispo diocesano, Dom Luiz Antonio Cipolini.