Sex, Dez

Diocese de Marília sedia encontro estadual missionário

IAM

Cerca de 420 crianças e adolescentes de todo o Estado de São Paulo participaram do IV Encontro Regional da Infância Missionária (Eriam) que aconteceu nas dependências da Paróquia Santo Antônio, em Marília. A iniciativa contou com a presença do Pe. Maurício Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM).

eriam5No último final de semana, entre os dias 28 e 30 de julho, a Diocese de Marília acolheu o IV Encontro Regional da Infância Missionária (Eriam). O evento, que contou com a participação de 420 crianças, adolescentes e assessores da Infância e Adolescência Missionária (IAM), reuniu representantes das arquidioceses de Campinas e São Paulo, e das dioceses de Bragança Paulista, Campo Limpo, França, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Osasco, Santo Amaro, Santos e São José do Rio Preto.

eriam1Com a temática da Campanha da Fraternidade 2017, “Biomas Brasileiros e defesa da vida”, as crianças e adolescentes do Eriam, reunidos nas dependências da Paróquia Santo Antônio, em Marília, além de jogos e brincadeiras que enalteceram a consciência missionária, participaram de oficinas sobre os biomas brasileiros.

O encontrou, coordenado pela Irmã Maria Apparecida Dias da Silva, contou com a presença do diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), Pe. Maurício Silva Jardim, e também da senhora Maria das Graças Mendes, coordenadora estadual do IAM.

eriam2

Na missa de encerramento, celebrada na manhã do domingo, dia 30, o bispo diocesano de Marília, Dom Luiz Antonio Cipolini, falou da importância da IAM para que os cristãos leigos e leigas assumam, desde cedo, a ação evangelizadora que Cristo confiou a todos os batizados, e afirmou que o trabalho da IAM é o de “preparar discípulos missionários desde a infância para uma Igreja em saída”.

PREPARAÇÃO
eriam4No primeiro semestre, a coordenação estadual da IAM enviou à Diocese de Marília uma imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina que, durante esses meses, a imagem percorreu as três regiões pastorais nas paróquias que possuem equipes da IAM e também na Cúria Diocesana e no Centro Diocesano de Pastoral (CDP). A peregrinação terminou na Paróquia Santo Antônio, que sediou o evento estadual.

Texto: Seminarista Tiago Barbosa | Fotos: Letícia Gracino e Nelson Cândido