Qui, Dez

Pastoral Carcerária realiza reunião provincial em Marília

Carcerária

No dia 04 de março aconteceu a reunião da Sub-região de Botucatu da Pastoral Carcerária em Marília, na paróquia Sagrado Coração de Jesus. O encontro foi das 8h às 13h e contou com a presença do coordenador da sub-região, Pe. Orlando de Almeida Alves, de Assis e mais 29 pessoas das dioceses: Marília (14), Araçatuba (2), Lins (6), Bauru (4), Ourinhos (2) e Assis (mais uma) e do coordenador estadual da pastoral carcerária, Deyvid Tadeu Livrini Luiz.

Após a oração inicial e apresentação dos presentes, o coordenador estadual Deyvid apresentou a realidade de penitenciárias e atendimento da pastoral no estado de São Paulo.

pastoralcarceraria reuniaoprovincial02A realidade é alarmante. O Estado de São Paulo, como em todo o Brasil, está com quase todas as unidades prisionais superlotadas. População Prisional de São Paulo: 233.474 (01 de Março de 2017). Vagas disponíveis: 140.500. Ou seja um excedente de cerca de 90.000. Entre janeiro e abril de 2016 o estado de São Paulo prendeu 63 mil pessoas, 9,24% a mais que no mesmo período de 2015.

Alguns problemas decorrentes desta superlotação: saúde, segurança, assistência jurídica, convivência, etc. Tudo isso leva ao predomínio e domínio das facções pelo poder nas unidades. Muitas unidades prisionais ainda não contam com a visita de agentes da pastoral carcerária. Um desafio constante.

pastoralcarceraria reuniaoprovincial05Quem está preso: 80% da população carcerária paulista é composta por jovens, pobres, negros ou pardos entre 18 e 29 anos. Cidadãos com baixíssima ou nenhuma escolaridade, ineficaz capacitação profissional e moradores das periferias das grandes e médias cidades.

Pontos consoladores deste quadro complexo: está aumentando o número de agentes da pastoral carcerária e em quase todas as dioceses do estado tem uma coordenação diocesana.

A Diocese de Marília contava (dados de 1 de março) com 20.508 detentos, sendo assim a diocese com maior população carcerária do Brasil.

Após algumas partilhas das realidades nos cárceres na sub-região, o Deyvid apresentou a resolução estadual sobre o direito à assistência religiosa dos encarcerados.

A reunião foi muito proveitosa como partilha, discussão de temas atuais e renovação das forças dos agentes da pastoral carcerária para a missão que nos foi confiada.

pastoralcarceraria reuniaoprovincial06

Texto de Pe. Valdo Bartolomeu de Santana - Assessor Diocesano da Pastoral Carcerária