24
Sab, Fev

Missão Popular na paróquia Santa Rita de Cássia

Região I

O Conselho Missionário Paroquial (COMIPA) da paróquia Santa Rita de Cássia realizou neste mês de fevereiro diversos eventos relacionados às Santas Missões Populares (SMP) para conhecer melhor a realidade da paróquia e se preparar para as visitas missionária que ocorrerão em julho e agosto deste ano.

As atividades tiveram início a partir de indicações do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral (PDP), que no primeiro programa pretende suscitar em cada batizado e em cada forma de organização da Igreja, uma forte consciência missionária. Os projetos do primeiro programa do PDP visam lançar a “Igreja em estado permanente de missão”, alcançando todo o povo de Deus, especialmente os afastados.

santarita missoespopulares03santarita missoespopulares06Assim, neste clima de missão permanente, o COMIPA realizou no mês de fevereiro, duas formações e um final de semana de visitas para realização do censo paroquial. A primeira formação aconteceu no dia 10 de fevereiro na Capela São José, o seminarista Tiago Carlos, do 4 ano de teologia, ensinou um dos métodos de realização da Lectio Divina (Leitura Orante de Bíblia). Retomando as orientações do Concílio Vaticano II, Tiago retomou a importância de encontrar na leitura bíblica o alimento para a vida cristã.

A segunda formação do mês aconteceu no dia 24 de fevereiro com o tema Espiritualidade assessorada pelo padre Willians Roque de Brito, que ressaltou a importância de “viver segundo o Espírito de Jesus”. “A espiritualidade não é apenas a maneira de rezar, mas é a maneira cristã de viver a vida segundo a vontade de Deus e conduzidos por sua mão; ou seja, a espiritualidade cristã também é uma forma de ser missionário”, afirmou o padre Willians.

santarita missoespopulares04Encerrando o mês de fevereiro os missionários deram continuidade ao censo paroquial percorrendo as ruas da comunidade São José nos dias 24 e 25 de fevereiro. No primeiro dia, foram cadastradas 280 famílias e, no segundo, 188 famílias. O coordenador do COMIPA destacou a importante participação dos crismandos e catequizandos que vieram da comunidade Nossa Senhora das Graças, Paróquia Santa Rita de Cássia. “É desde cedo que se deve ensinar os cristãos a viverem a consciência missionária”, destacou o padre Willians. Para o mês de março o COMIPA já está se organizando para novas datas do censo paroquial.

santarita missoespopulares05

 

Texto de Tiago Barbosa

Ano Nacional do Laicato
Notícias do Ano do Laicato
Área de arquivos
Materiais disponibilizados pela Diocese e pelas pastorais