Seg, Out

Nota de falecimento do Pe. Cosme Chenier

Clero

Pe. Cosme foi foi parte da primeira equipe missionária da Diocese de Ottawa, do Canadá há vir ao Brasil

Pe. Cosme Chenier nasceu dia 21 de julho de 1931 em Plantagenet, Ontário. Ordenado padre em 8 de junho de 1958, tornou-se vigário da paróquia Notre-Dame de la Présentation (equivalente à N.Sª da Anunciação) de Ottawa. Em 15 de novembro de 1962, fez parte da primeira equipe missionária que a Diocese de Ottawa enviou ao Brasil, onde viveu mais de 30 anos. Comprometido com diversos atividades, dirigiu diversas paróquias, Comunidades de Base e trabalhos sociais. De volta do Canada, em 1993 foi nomeado administrador da paróquia de São João Batista de L'Orignal e, em agosto de 1994, pároco da paróquia da Santíssima Trindade de Rockland; de 1994 a 1995, tornou-se vigário episcopal regional e, de 1998 a 1999, administrador da paróquia Santo Isidore de Prescott . Aposentou-se em 2005.

Pe. Cosme foi internado com uma infecção, ficou pouco na UTI e faleceu ontem, 20 de julho. Esteve o tempo todo acompanhado por muitos amigos, tanto que o médico que cuidou dele admirou tantas amizades. O Pe. Gilles Marcil que já era o "tutor" dele em tudo estava acompanhando. Pe. Cosme faria 86 anos hoje.

O sepultamento será em Rockland, na terça-feira, 1 de agosto, após missa de corpo presente.