Seg, Dez

Paróquia Santa Genoveva de Irapuru comemora dia de sua padroeira

Região III

Celebração contou com a presença do Padre Miguel Porto da cidade de Campo Grande

irapuru padroeira02Pe. Adriano dos Santos Andrade, pároco

A cidade de Irapuru esteve em festa no último dia 3 por ocasião do dia de sua padroeira, Santa Genoveva. Como de costume, o Padre Adriano dos Santos Andrade, pároco, realizou missa solene em honra à santa e teve a participação dos fiéis, das Irmãs da Misericórdia que visitavam a cidade e de autoridades locais.

irapuru padroeira04Irmãs da Misericórida

irapuru padroeira01Pe. Miguel Alberto de Souza Porto

Juntamente com o Pe Adriano, a missa foi concelebrada pelo Pe Miguel Alberto de Souza Porto, que morou e foi ordenado em Irapuru e atualmente exerce sua vocação sacerdotal na Arquidiocese de Campo Grande/MS.

irapuru padroeira03Fiéis entronizam a Imagem de Santa Genoveva

No início da celebração, foi exibido um vídeo com a história de vida e luta de Santa Genoveva, que também é padroeira da cidade de Paris, na França. Logo depois, a imagem da santa foi entronizada com cânticos e honrarias.

As leituras escolhidas para a missa exaltavam o chamado à pureza e santidade vividas por ela. O Pe Miguel Porto, ao fazer sua homilia, se disse “mimado por Deus” por lhe ter concedido a honra de participar dessa missa solene. Meditou, também, sobre a vida da padroeira e fez o convite para que os fiéis buscassem a santidade com a intercessão dela.

Santa Genoveva nasceu na cidade de Nanterre, França, no ano de 422. Recebeu o chamado a se consagrar inteiramente a Deus quando tinha apenas oito anos. Ao se mudar para Paris, sua fama de santidade e humildade se espalharam rapidamente e ficou conhecida por socorrer os doentes e famintos. Morreu por volta do ano de 502 e é popularmente recorrida nas horas de calamidade e perseguição. Sua dia é celebrado todo dia 3 de janeiro.