Seg, Out

Encontro diocesano das CEBs reúne 550 pessoas em Bastos

CEBs

Agentes de pastoral das Comunidades Eclesiais de Base estiveram no último domingo, dia 31 de julho, em Bastos. Assessorados por Rinaldo Henrique Gachet, da diocese de Limeira, a iniciativa contou com a participação de 22 paróquias.

Com o tema “Missão dos Cristãos na Igreja e na Sociedade”, e inspirada nos versículos bíblicos “Vós sois o sal terra, vós sois a luz do mundo” (cf. Mt 5, 13-14), a Diocese de Marília promoveu o Encontro anual das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), no último domingo de julho, dia 31, na cidade de Bastos. Estiveram no evento 550 agentes de pastoral de 22 paróquias.

Segundo o coordenador das CEBs na diocese, padre José Afonso Maniscalco, os participantes se reuniram “com o desejo de conhecer melhor sua identidade e missão como cristãos”. O encontro aconteceu na Associação Leão de Judá e contou também com a participação do bispo diocesano, dom Luiz Antonio Cipolini, do padre Sérgio Luiz Roncon, da Paróquia São Francisco Xavier, de Bastos, e do padre Antônio de Pádua Duas, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Queiroz.

A iniciativa foi conduzida por Rinaldo Henrique Gachet, da diocese de Limeira, que apresentou o Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Intitulado “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”, o texto foi aprovado em abril durante a 54ª Assembleia Geral dos bispos. Gachet é membro do Conselho de Leigos do Regional Sul 1, que compreende o Estado de São Paulo.

cebs encontrodiocesano 2

O encontro foi encerrado no final da tarde com a celebração da missa. Em sua homilia, o bispo diocesano destacou a importância das CEBs continuarem seu trabalho de evangelização, fraternidade e oração. No final, Dom Luiz motivou-os: “é através das comunidades que surgem vocações para a Igreja e o Reino de Deus acontece”.