Sex, Out

XIX Assembleia Regional da Cáritas: padre Vicentin é eleito presidente do conselho

Clero

Aconteceu de 15 a 17 de julho, na casa de encontros São Carlos Hospedagem, no município de Jundiaí/SP, a XIX Assembleia da Cáritas Brasileira Regional São Paulo, contando com a presença de 40 representantes de 14 entidades-membros. Com o tema “49 anos de Missão e Solidariedade a Serviço da Vida”, a XIX Assembleia foi o momento de avaliar os processos de gestão da Rede Cáritas SP frente aos novos cenários na perspectiva de quatro eixos temáticos: Organização em Rede; Inserção nos Espaços da Igreja; Sustentabilidade e Processos Eletivos da Rede Cáritas SP.

Para a abertura da assembleia, tivemos a presença do padre Joaquim dos Santos Filho, diretor vice-presidente da Caritas Diocesana de Jundiaí, representando Dom Vicente Costa; Maria Rosa Guerreiro, vice-presidente do Conselho Regional São Paulo, e Luiz Cláudio Lopes Silva, diretor-executivo nacional da Cáritas Brasileira, que saudaram todos os presentes.

No dia seguinte, tivemos as seguintes mesas temáticas: A solidariedade diante de uma sociedade tão desigual e injusta, com o olhar da Doutrina Social da Igreja, com Dolaine Coimbra dos Santos, professora do Centro Catequético da Diocese de Jundiaí e membro da Pastoral Fé e Política; Da sociedade da indiferença para sociedades solidárias nas metrópoles - Economia Solidária como processo educativo para a solidariedade, com José Ronaldo Salles, coordenador estadual da Cáritas Brasileira para o projeto Fortalecimento da Economia Solidária no Brasil, da União Europeia; Os desafios na gestão da Cáritas frente ao novo marco regulatório das OSCs, com Aguinaldo Lima, diretor-tesoureiro da Caritas Arquidiocesana de São Paulo.

Fazendo a experiência da gestão compartilhada, foi realizada a prestação de contas financeira do Regional, dos bazares do Programa de Roupas e das ações em geral realizadas pelo Secretariado Regional, que foram aprovadas por todos os presentes. Já no exercício do processo eletivo, a assembleia elegeu para o mandato de 2016-2020 o novo Conselho Regional: padre José Carlos Vicentin (Caritas Diocesana de Marília), Lucio Luciano (Caritas Diocesana de Guarulhos), irmã Sônia Maria Martins (Caritas Arquidiocesana de São Paulo) e Afonsina Gomes Araujo Silva (Caritas Diocesana de Guarulhos). Como suplentes: Sandra Regina Vieira Desidério (Caritas Diocesana de São José do Rio Preto) e Vera Lúcia Lopes (Caritas Diocesana de Osasco). Foi também eleito e reconduzido ao cargo o atual Secretário Regional Executivo, João Sérgio da Silva.

Luiz Cláudio Lopes Silva, diretor-executivo da Cáritas Brasileira, nos motivou para o V Congresso Nacional da entidade em Aparecida/SP, de 9 a 13 de novembro, e que terá como tema Cáritas, Pastoralidade e Transformação Social e como lema 60 anos de Solidariedade Libertadora. Ele destacou a importância do congresso acontecer em São Paulo, para fortalecer as entidades que compõem o estado e as ações em rede da Cáritas Brasileira neste território.

O secretário regional, Serginho Silva, destacou o aumento da participação das entidades-membros na assembleia deste ano, como resultado do trabalho de fortalecimento da rede Cáritas São Paulo. Muitas entidades que estiveram ausentes antes retomaram a participação agora.

Tivemos a conclusão de nossos trabalhos com uma celebração eucarística, presidida por padre Vicentin, na qual também ocorreu a a posse e a apresentação do novo conselho e a recondução do secretário regional à função. Ficamos ao final dos trabalhos refletindo sobre nossas conquistas e os desafios para o próximo período e padre Vicentin, eleito presidente do novo Conselho Regional, nos enviou a todos/as de volta para nossas dioceses de origem.

Fonte: Cáritas