Sab, Nov

Papa Francisco nomeia bispo para prelazia de Marajó (PA)

Notícias Vaticano

No mesmo ato, foi acolhido pedido de renúncia de dom José Luís Azcona Hermoso

dom jose luis azconadom José Luís Azcona Hermoso, OAR

O papa Francisco acolheu, nesta quarta-feira, 1º de junho, o pedido de renúncia apresentado pelo bispo da prelazia de Marajó (PA), dom José Luís Azcona Hermoso, OAR, de acordo com o cânon 401, parágrafo 1, do Código de Direito Canônico. No mesmo ato, o papa nomeou frei Evaristo Pascoal Spengler, OFM, como bispo da mesma prelazia. Atualmente, frei Evaristo atua como vice-ministro da Província Franciscana da Imaculada Conceição e como secretário do Secretariado da Evangelização.

ordenacaoespiscopal freievaristoDom Evaristo Spengler, OFM

Frei Evaristo Spengler é natural de Gaspar (SC). Nasceu em 29 de março de 1959. Ingressou no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), aos 17 anos. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto Franciscano de Petrópolis (RJ). Possui especialização em Bíblia e pós-graduação em Teologia Bíblica pelo Studium Biblicum Franciscanum, em Jerusalém.

Realizou a profissão solene na Ordem dos Frades Menores de 2 de agosto de 1982, na diocese de Petrópolis (RJ). Foi ordenado diácono em 21 de novembro de 1982 e presbítero, no dia 19 de maio de 1985.

Na trajetória sacerdotal, atuou como pároco nas paróquias Sagrado Coração de Jesus, em Petrópolis (1983-1985); Nossa Senhora da Piedade, em Duque de Caxias (1985-1991); Nossa Senhora da Conceição, na diocese de Nova Iguaçu (1995-1996). No período de 2001 a 2010, esteve em missão na Angola. Foi presidente da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (2003-2006). Exerceu a função de vice-mestre de estudantes de Teologia (2013-2015) e Conselheiro da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (2012-2015).