17
Ter, Out
1 Novos artigos

Papa Francisco nomeia bispos auxiliares de São Paulo e Manaus

CNBB

Os nomeados são padre Luiz Carlos Dias (foto à esquerda) e padre José Albuquerque de Araújo.

O papa Francisco nomeou hoje, 16 de março, padre Luiz Carlos Dias como bispo titular de “Tunes” e auxiliar na arquidiocese de São Paulo (SP). Atualmente, padre Luiz é membro do secretariado geral da CNBB e do clero da diocese de São João da Boa Vista.

Na mesma data, foi nomeado titular de “Altava” e auxiliar na arquidiocese de Manaus (AM) padre José Albuquerque de Araújo, que ocupa a função de reitor do Seminário Maior de Manaus.

Padre Luiz Dias

Natural de Caconde (SP), padre Luiz Carlos Dias nasceu em 16 de setembro de 1964. Foi ordenado diácono em 1989 e sacerdote, em 5 de abril de 1991, por dom Tomás Vaqueiro.

Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, com formação em Ética Social na Adveniat, Alemanha.

Na trajetória sacerdotal, padre Luiz atuou como reitor do Propedêutico, Casa “São Paulo” (1992 a 2002); vigário paroquial na paróquia Imaculada Conceição, em Caconde (1991 a 2002); pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em São João da Boa Vista, em 2005; diretor do Instituto de Filosofia da diocese de São João da Boa Vista; reitor do Seminário Diocesano de Teologia “São João Maria Vianney” (2005 a 2010); vigário da paróquia São Judas Tadeu em Mogi Guaçu (2005 e 2010).

Também exerceu a docência em Teologia Moral, no Instituto de Teologia de São João da Boa Vista (1992 a 2001); Antropologia Cultural e História da Filosofia, no Instituto de Filosofia da diocese de Guaxupé; História da Filosofia, Metafísica e Seminários, no Instituto de Filosofia de São João da Boa Vista; História da Ética, no Instituto de Filosofia da arquidiocese de Brasília.

Na diocese de São João da Boa Vista, coordenou a Pastoral missionária diocesana e foi membro do Conselho de Presbíteros. No período de 2010 a 2015, exerceu o cargo de secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

Padre José de Araújo

Padre José é natural de Manaus (AM). Nasceu no dia 17 de junho de 1968. Recebeu a ordenação diaconal em 1995 e presbiteral, no dia 4 de agosto de 1996, por dom Luís Soares Vieira.

Cursou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos do Comportamento Humano . É mestre em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, com pós-graduado em Gestão Educacional.

Na caminhada presbiteral, atuou como coordenador pastoral na paróquia Nossa Senhora Consoladora (1985 a 1988); e na paróquia Santo Antônio, em Manaus (1993 a 1994); assessor da Pastoral Vocacional da arquidiocese de Manaus e do regional Norte 1 (1998 a 2007). Foi diretor do Centro Vocacional Divino Mestre,

Desde 1998, atua como docente no Curso de Teologia nas disciplinas de Liturgia e Sacramentos, História da Igreja e Ministérios, no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazônia (Itepes), instituição na qual foi diretor de Estudos de 2006 a 2010. Exerceu a função de presbítero de apoio nas paróquias Santa Luzia, São Lázaro, Coração Imaculado de Maria, São Francisco de Assis e ainda, pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição.

Foi membro da Comissão de Arte Sacra (2005 a 2008); reitor da igreja Sagrada Família do Tarumã, em 2014; é assistente Eclesiástico dos Movimentos de Equipes de Nossa Senhora e Movimento Serra; membro da Equipe dos Formadores do Propedêutico e Diaconato Permanente desde 2015; vigário área Missionária Santa Maria Gorette. Também atuou como vice-reitor do Seminário São José, de 1998 a 2010.