Sex, Dez

Diocese participa de encontro nacional de responsáveis pela evangelização da juventude

Setor Juventude

O 8º Encontro de Adultos Responsáveis pela Juventude aconteceu no subsolo da Basílica Nacional de Aparecida. A Diocese de Marília foi representada pelo assessor do Setor Juventude, padre Marcos Roberto Cesário da Silva.

Na semana passada, entre os dias 20 e 22 de agosto, o Santuário Nacional, em Aparecida (SP), sediou o 8º Encontro de Adultos Responsáveis pela Juventude. O padre Marcos Roberto Cesário da Silva, assessor diocesano do Setor Juventude, se uniu, na casa da padroeira do Brasil, aos cerca de 200 religiosos e leigos de todo o país para partilhar formações e experiências na atuação juvenil, bem como traçar linhas comuns de trabalho.

A iniciativa teve como objetivo aprofundar os três eixos que norteiam o projeto de evangelização da juventude proposto pela CNBB a, saber, missão, assessoria e estruturas de acompanhamento. Segundo o padre Marcos, foi importante permanecer alguns dias com assessores de todo o país, poder partilhar a realidade do Setor Juventude da diocese de Marília, bem como conhecer outras atividades que congregam os jovens na fé. “Foi um encontro rico na troca de experiências e também motivador para o trabalho juvenil”, disse o responsável diocesano.

Entre os assessores do evento figurou a Irmã Adair Sberga, coordenadora do curso de Pastoral Juvenil da Universidade Salesiana da capital paulista. A religiosa, em sua palestra, apresentou o pensamento da filósofa e teóloga alemã Edith Stein que, por meio da ciência, se converteu ao catolicismo.

Em sintonia com as comemorações dos trezentos anos de aparição da imagem da padroeira do Brasil no rio Paraíba, o projeto ‘#Rota 300’ também ganhou destaque no encontro de Adultos Responsáveis pela Juventude. A ação festiva assumida pela Comissão Episcopal para a Juventude tem como finalidade potencializar o trabalho com os jovens nas diversas realidades diocesanas.

Na ocasião, também foi lançado oficialmente o Hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em português. O evento que acontecerá no próximo ano pretende reunir milhares de jovens dos quatro cantos do mundo na Polônia entre os dias 20 e 25 de julho. Os participantes do 8º Encontro de Adultos Responsáveis pela Juventude ainda contaram com momento de Leitura Orante da Palavra de Deus e adoração ao Santíssimo Sacramento.

O Encontro nacional que contou com a coordenação do bispo de Caxias (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Vilson Basso e do padre salesiano Toninho Prado, definiu que, a partir de 2016, haverá, anualmente, a ‘Romaria nacional da Juventude ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida’ marcada já para o próximo mês de abril entre os dias 9 e 10.