Sex, Dez

Espaço Juventudes realiza curso de Coordenadores de Grupo de Jovens

Setor Juventude

Com os Discípulos de Emaús - Lc 24,13-35,  O texto está situado logo após o assassinato de Jesus por parte dos chefes dos sacerdotes e romanos. Nesse contexto, dois dos discípulos de Jesus saiam de Jerusalém em direção a Emaús. Nessa caminhada os discípulos estavam desanimados, sem esperança, com medo e cheios de angustias, devido as experiências que haviam vivido nos últimos três dias. Os dois iam conversando sobre Jesus, eis então que Ele começa a fazer parte da sua caminhada não sendo reconhecido.

Ao fim da caminhada os discípulos dizem ao Homem: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando.” (Lc. 24,29). A presença de Jesus se tornou muito agradável, era muito bom estar com Ele, que antes era um estranho. Nele se via a esperança, o ânimo se renovava. O grande momento se deu quando o Homem sentou-se com eles e partiu o pão, o Pão da Vida. Eles reconheceram Jesus na memória da experiência que tinham tido com Ele. Partilha em comunidade tiram a dúvida: Aquele desconhecido que caminhou com eles, de fato era Jesus!

Norteado por essa reflexão realizou-se nos dias 30 e 31 de maio o II Curso de Coordenadores/as de Grupos de Jovens, o mesmo aconteceu no Espaço Juventudes, Centro de Pastoral Juvenil da Congregação dos Irmãos do Sagrado Coração e contou com a presença de 30 jovens, vindos das três regiões pastorais de nossa Diocese. Contando com a parceria financeira do Setor Diocesano da Juventude, e com a presença afetiva e efetiva de Pe. Marcos (Coordenador do Setor Diocesano da Juventude), que esteve no curso em toda manhã de sábado.

O curso teve como temática a Missão e o Discipulado do Jovem na Igreja do Brasil, refletindo a partir dos seguintes subtemas: Conceito e Diversidade Juvenil; Espiritualidade e Missão de Jesus; Missão, Liderança e Projeto de Vida do jovem na Igreja, de forma dinâmica e dialógica, onde os participantes foram protagonistas e construtores da proposta formativa.

Identificou-se nos jovens presentes, uma sede por espaços formativos ancorados numa formação integral, para assim contribuírem com maior propriedade em seus grupos de bases. Outro aspecto bonito foi ver a pluralidade juvenil, pois tinham jovens de identidades diversas (Congregacional, Pastoral da Juventude, Movimentos, Grupos de bases), refletindo e se colando como Igreja Jovem, entendendo aquele espaço como “ponte” e não “muros”, pois como a multidão dos jovens gritou na Jornada Mundial do Rio 2013: “A Igreja é viva, a Igreja é jovem”.

Saímos com nossos cata ventos/sonhos animados e desafiados a efetivar em nossos grupos juvenis a atitude dos discípulos que reconheceram o Mestre ao longo do caminho e voltaram para assumir a missão. E como os discípulos de Emaús dizer: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando” (Lc 24,29).

Ir. Márcio Nonato Diniz Ferreira, SC

Coordenador do Espaço Juventudes e assessor do curso