Qui, Jan

Religiosos realizam assembleia

Congregações Religiosas

No último dia 21 de Março nas dependências do Lar Santo Antônio e da acolhida generosa das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena na cidade de Tupã, a CRB (Conferencia dos Religiosos do Brasil) da Diocese de Marília estiveram reunidos para sua assembleia eletiva.

A igreja, mediante convocação do Papa Francisco pede que se dê atenção especial para a Vida religiosa no mundo, iniciando o Ano da Vida Consagrada que se encerará no dia 02 de fevereiro de 2016 na festa da Apresentação do Senhor. A diocese de Marília mobilizada e procurando caminhar em sintonia com a igreja Universal realizou neste último sábado (21) um encontro com as mais variadas manifestações de congregações religiosas em nossa diocese, várias congregações estiveram presentes, afim de elaborar propostas acerca da vida religiosa, como presente de Deus para a humanidade e para a nossa diocese.

Foi refletido o tema: “Ano da Vida consagrada e seus desafios”, que foi meditado mediante a divisão de vários grupos, donde, várias propostas foram mencionadas, com o intuito de gerir a vida religiosa diocesana, sobretudo para este ano que com mais afinco nos dedicamos a divulgação de nossos carisma e nossa presença expressiva na igreja, fruto do Espirito Santo, que conduziu nossos (as) fundadores (as) a viverem a radicalidade do evangelho.

Tal chamamento, ainda se faz muito atual no coração de tantos homens e mulheres que deixam tudo para se entregar no discipulado do seguimento radical a Jesus, através dos conselhos evangélicos, ou, votos religiosos, a saber: pobreza, obediência e castidade.

Ao término das reflexões e plenárias, elegemos por aclamação a equipe que norteara os trabalhos da CRB em nossa diocese, sendo porta voz junto ao nosso bispo, sendo eleito os seguintes irmãos: Pe. ÂNGELO FORNARI (Coordenador), IR. MARIA FABIANA VIEIRA DOS SANTOS (Vice-coordenadora), IR. ANGELA INÊS CASTRO DE AGUIAR (Tesoureira), IR. MARIA APARECIDA DA SILVA (Secretária). Além destes trabalhos, foram divididos equipes, afim de conduzir com maior precisão os trabalhos da Vida Religiosa, em sintonia com as demais equipes já existentes na diocese, sendo assim, convidados. Para a Equipe de PASCOM da CRB, os religiosos: IRMÃO CLAUDIO JUNIOR, FREI PEDRO NETO ALVES LIMA e FREI ALEF PAVINI, e para a assessoria da juventude e serviço de animação vocacional da Vida Religiosa, FREI LUCAS LISI RODRIGUES, OFM.

Por tudo, damos graças a Deus que nos chama para a missão do serviço, e da radicalidade do seguimento a Jesus. Em um mundo caótico de perca de valores fundamentais para a vivência do evangelho, somos nós religiosos e religiosas, chamados, mesmo em meio as nossas fraquezas e misérias humanas a ser testemunho vivo de Cristo Jesus.

Com a oração do Espirito Santo terminamos nossa assembleia, pedindo que este mesmo Espirito continue a nos conduzir no discipulado a Jesus, sobretudo, nesta porção diocesana de Marília, da qual por obediência a Deus e a igreja somos convidados a testemunha-lo.

Fraternalmente,
Frei Lucas Lisi Rodrigues, OFM